A Importância da Promoção de Competências Socioemocionais em Jovens do Ensino Profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Hugo Sarmento de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/104236
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_db2f39f48f9a65b30d896d21fd6676ae
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/104236
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Importância da Promoção de Competências Socioemocionais em Jovens do Ensino ProfissionalThe Importance of Promoting Socio-Emotional Skills in Young People in Vocational EducationCompetências SocioemocionaisEnsino ProfissionalGabinete de Apoio ao AlunoAcompanhamento PsicopedagógicoEquipa MultidisciplinarSocio-emotional SkillsVocational EducationStudent Support OfficePsychopedagogical SupportMultidisciplinary TeamCiências sociais::Ciências da educaçãoRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoO relatório que aqui se apresenta tem por objetivo dar conta do trabalho desenvolvido no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, que teve lugar numa escola profissional, designada por Instituto Técnico Artístico e Profissional de Coimbra (ITAP), com as suas instalações físicas sediadas na zona da Casa Branca, Coimbra, escola essa que tem todos os seus direitos e obrigações da responsabilidade da PRODESO - Ensino Profissional, E.M., Lda.A proposta de Projeto de Estágio traduz-se numa série de atividades que foi possível realizar na Instituição entre os meses de setembro de 2021 a maio e 2022, nomeadamente: acompanhamentos psicopedagógicos, onde seguimos e apoiamos alunos durante o ano letivo nas suas necessidades educativas e superação de dificuldades; sessões de promoção de competências socioemocionais, onde foi possível conceber todo um plano de sessões, lecionadas em formato de workshops e visavam ajudar os/as estudantes a adquirir competências transversais valorizadas no mercado de trabalho, tais como competências comunicacionais, competências de (auto)gestão emocional, competências de gestão de conflitos e de inteligência interpessoal; Relatórios Técnico-Pedagógicos (RTP) e atividades promovidas pelo Gabinete de Apoio ao Aluno (GAA), onde foi possível colaborar com a Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva na elaboração e atualização dos RTP e participar ativamente nas diversas atividades promovidas pela escola para os alunos, organizadas pelo GAA; projetos em parceria com o ITAP, tendo sido possível contribuir e ajudar na logística da implementação de sessões de projetos de outras instituições em parceria com o ITAP para a promoção de aprendizagens, orientação e educação dos alunos em diversos âmbitos.Para além das atividades acima referidas, o estágio curricular no ITAP proporcionou-nos também a oportunidade de participar em reuniões conjuntas entre alunos, encarregados de educação e psicóloga responsável pelo GAA, reuniões com professores, bem como na observação do quotidiano dos professores, alunos, funcionários, psicóloga e do funcionamento da instituição como um todo.The Report presented here aims to account for the work developed in the curricular internship of the Master's Degree in Educational Sciences of the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra, which took place in a professional school, called Instituto Técnico Artístico e Profissional de Coimbra (ITAP), with its physical facilities based in the area of the Casa Branca, in the city of Coimbra. The school that has all its rights and obligations under the responsibility of PRODESO - Ensino Profissional, E.M., Lda.The proposal of the internship Project consists into a series of activities that were possible to perform in the institution between the months of September 2021 to May and 2022, namely: psychopedagogical support, where we follow and supervise students during the school year in their educational needs and overcoming difficulties; sessions promoting socio-emotional skills, where it was possible to devise a whole plan of sessions, taught in the form of workshops and aimed to help students to acquire transversal competencies valued in the labor market, such as communication skills, competencies of emotional (self)management, conflict management skills and interpersonal intelligence; Technical-Pedagogical Reports (RTP) and activities promoted by the Student Support Office (GAA), where it was possible to collaborate with the Multidisciplinary Team of Support for Inclusive Education in the preparation and updating of RTP and actively participate in the various activities promoted by the school for students, organized by GAA; projects in partnership with ITAP, having been able to contribute and assist in the logistics of the implementation of project sessions of other institutions in partnership with ITAP for the promotion of learning, guidance and education of students in various areas.In addition to the activities mentioned above, the curricular internship at ITAP also provided us with the opportunity to participate in joint meetings between students, parents and psychologists responsible for GAA, meetings with teachers, as well as in observing the daily lives of teachers, students, staff, psychologists and the functioning of the institution as a whole.2022-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/104236http://hdl.handle.net/10316/104236TID:203127803porLima, Hugo Sarmento deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-21T21:43:13Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/104236Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:20:56.961784Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Importância da Promoção de Competências Socioemocionais em Jovens do Ensino Profissional
The Importance of Promoting Socio-Emotional Skills in Young People in Vocational Education
title A Importância da Promoção de Competências Socioemocionais em Jovens do Ensino Profissional
spellingShingle A Importância da Promoção de Competências Socioemocionais em Jovens do Ensino Profissional
Lima, Hugo Sarmento de
Competências Socioemocionais
Ensino Profissional
Gabinete de Apoio ao Aluno
Acompanhamento Psicopedagógico
Equipa Multidisciplinar
Socio-emotional Skills
Vocational Education
Student Support Office
Psychopedagogical Support
Multidisciplinary Team
Ciências sociais::Ciências da educação
title_short A Importância da Promoção de Competências Socioemocionais em Jovens do Ensino Profissional
title_full A Importância da Promoção de Competências Socioemocionais em Jovens do Ensino Profissional
title_fullStr A Importância da Promoção de Competências Socioemocionais em Jovens do Ensino Profissional
title_full_unstemmed A Importância da Promoção de Competências Socioemocionais em Jovens do Ensino Profissional
title_sort A Importância da Promoção de Competências Socioemocionais em Jovens do Ensino Profissional
author Lima, Hugo Sarmento de
author_facet Lima, Hugo Sarmento de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Hugo Sarmento de
dc.subject.por.fl_str_mv Competências Socioemocionais
Ensino Profissional
Gabinete de Apoio ao Aluno
Acompanhamento Psicopedagógico
Equipa Multidisciplinar
Socio-emotional Skills
Vocational Education
Student Support Office
Psychopedagogical Support
Multidisciplinary Team
Ciências sociais::Ciências da educação
topic Competências Socioemocionais
Ensino Profissional
Gabinete de Apoio ao Aluno
Acompanhamento Psicopedagógico
Equipa Multidisciplinar
Socio-emotional Skills
Vocational Education
Student Support Office
Psychopedagogical Support
Multidisciplinary Team
Ciências sociais::Ciências da educação
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/104236
http://hdl.handle.net/10316/104236
TID:203127803
url http://hdl.handle.net/10316/104236
identifier_str_mv TID:203127803
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134101191524352