Requalificação Urbana da Zona Envolvente à Estação e Complexo Ferroviário da Pampilhosa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/8930 |
Resumo: | A zona da estação e complexo ferroviário da Pampilhosa tem vindo a evoluir de forma desordenada, criando assim alguns problemas ao nível do desenho urbano. O abandono da zona industrial e a barreira urbana que a própria estação impõem à vila são os problemas aos quais se pretende dar resposta neste trabalho. A ideia de que o espaço público já não é o que era está em muito relacionada com a natural evolução da sociedade, do espaço público e do mundo urbano em geral. Sendo um elemento em transformação, há a necessidade de o reinventar, mas percebendo quais e como são efetivamente os espaços públicos do presente e do futuro. Esta dissertação procura responder a esta necessidade incidindo nos problemas urbanos presentes na área de intervenção – barreira e vazio urbano. Procurou-se desenvolver uma metodologia de análise e avaliação da área ao nível dos espaços que a constituem (ruas e espaços públicos) de forma a elaborar estratégias de reestruturação para a sua introdução no desenho urbano. O que se pode concluir é que a maior complexidade da cidade se traduz nos espaços públicos, que sofrem processos de descaracterização, originando o aparecimento de espaços urbanos obsoletos, que se podem traduzir em espaços urbanos desocupados e com diferentes potenciais estratégicos para o desenho urbano. |
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Requalificação Urbana da Zona Envolvente à Estação e Complexo Ferroviário da PampilhosaBarreira e Vazio UrbanoBarreira UrbanaEspaço PúblicoPlaneamento UrbanoRegeneração UrbanaVazio UrbanoDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::ArquiteturaA zona da estação e complexo ferroviário da Pampilhosa tem vindo a evoluir de forma desordenada, criando assim alguns problemas ao nível do desenho urbano. O abandono da zona industrial e a barreira urbana que a própria estação impõem à vila são os problemas aos quais se pretende dar resposta neste trabalho. A ideia de que o espaço público já não é o que era está em muito relacionada com a natural evolução da sociedade, do espaço público e do mundo urbano em geral. Sendo um elemento em transformação, há a necessidade de o reinventar, mas percebendo quais e como são efetivamente os espaços públicos do presente e do futuro. Esta dissertação procura responder a esta necessidade incidindo nos problemas urbanos presentes na área de intervenção – barreira e vazio urbano. Procurou-se desenvolver uma metodologia de análise e avaliação da área ao nível dos espaços que a constituem (ruas e espaços públicos) de forma a elaborar estratégias de reestruturação para a sua introdução no desenho urbano. O que se pode concluir é que a maior complexidade da cidade se traduz nos espaços públicos, que sofrem processos de descaracterização, originando o aparecimento de espaços urbanos obsoletos, que se podem traduzir em espaços urbanos desocupados e com diferentes potenciais estratégicos para o desenho urbano.The train station area and it’s surroundings, in the village of Pampilhosa, has been evolving in a quite unorganized way, creating several problems in the urban grid. The main focus of this work is to solve the problems that the abandonment of the industrial sites and the urban separation that the station caused. The concept that public space isnt no longer the same as it used to be, is connected to the evolution of society, public space and the urban world in general. Considering it’s an element of constant transformatiom, there is a need to reinvent it, taking always in consideration how are the public spaces in the present and in the future. This dissertation tries to respond to the necessities according to the urban problems found in the area – barrieris and urban voids. A method of analysis and an evaluation of the site was created in order to tackle the spaces that make the site (streets and public spaces), by this restructuring stratagies for the introduction of urban planning. In conclusion the major problem that the city endures is public spaces, which suffer a loss of their original characteristics, then causing them to turn obsolete, making them urban voids with diferente strategic potencials.Diniz, Fernando Manuel LeitãouBibliorumMarques, Miguel Ângelo da Silva2020-01-29T16:43:47Z2018-11-082018-10-042018-11-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/8930TID:202360946porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:49:21Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/8930Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:49:11.882947Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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