Estudo da viabilidade energética de amortecedores regenerativos de relutância magnética comutados em veículos elétricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chamare, Joaquim Armando
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/11815
Resumo: Esta dissertação centra-se no estudo da viabilidade energética de amortecedores regenerativos de relutância magnética em veículos elétricos. Neste trabalho procura-se contribuir para investigação e desenvolvimento de geradores lineares de relutância variável comutados de topologia tubular com aplicação em sistemas de suspensão regenerativa para conversão de energia de vibração. É descrito o sistema de suspensão, é definido o modelo matemático que rege o seu comportamento e os diferentes tipos de suspensão. Os veículos elétricos têm ganho muito interesse, como alternativa aos veículos movidos por combustíveis fosseis, por serem mais ecológicos. É feita a descrição da evolução dos veículos elétricos desde a primeira geração até à quarta geração. Entretanto, aborda-se o princípio de conversão de energia da máquina linear de relutância variável comutada, estuda-se o modelo dinâmico do gerador, e referem-se os conversores eletrónicos de potência para o seu controlo. Por fim, é feita a análise energética da suspensão regenerativa com o gerador linear de relutância variável comutado, e todo processo de cálculo computacional é implementado em linguagem própria do software Matlab e do software gratuito Finite Element Method Magnetics (FEMM).
id RCAP_db4eab0394641964cd90d65b95271892
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11815
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo da viabilidade energética de amortecedores regenerativos de relutância magnética comutados em veículos elétricosConversão de Energia da VibraçãoGerador Linear de Relutância Variável ComutadoGerador TubularSistema de Suspensão RegenerativaVeículo ElétricoDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaEsta dissertação centra-se no estudo da viabilidade energética de amortecedores regenerativos de relutância magnética em veículos elétricos. Neste trabalho procura-se contribuir para investigação e desenvolvimento de geradores lineares de relutância variável comutados de topologia tubular com aplicação em sistemas de suspensão regenerativa para conversão de energia de vibração. É descrito o sistema de suspensão, é definido o modelo matemático que rege o seu comportamento e os diferentes tipos de suspensão. Os veículos elétricos têm ganho muito interesse, como alternativa aos veículos movidos por combustíveis fosseis, por serem mais ecológicos. É feita a descrição da evolução dos veículos elétricos desde a primeira geração até à quarta geração. Entretanto, aborda-se o princípio de conversão de energia da máquina linear de relutância variável comutada, estuda-se o modelo dinâmico do gerador, e referem-se os conversores eletrónicos de potência para o seu controlo. Por fim, é feita a análise energética da suspensão regenerativa com o gerador linear de relutância variável comutado, e todo processo de cálculo computacional é implementado em linguagem própria do software Matlab e do software gratuito Finite Element Method Magnetics (FEMM).This Dissertation focuses on the study of the energetic feasibility of magnetic switched reluctance regenerative dampers in electric vehicles. In this work, it is intended to contribute to research and development of linear switched reluctance generators with tubular topology for application in regenerative suspension systems for vibration energy conversion. The suspension system is described, the mathematical model that governs its behavior and the different type of suspensions are defined. Electric vehicles have gained a lot of interest, as an alternative to fossil-powered vehicles, because they are more ecological. Furthermore, the principle of energy conversion in linear switched reluctance machine is discussed, the dynamic model of the generator is studied, and the electronic power converters for its control are presented. Lastly, there is an energy analysis of the regenerative suspension based on linear switched reluctance generator. The computational calculation process is implemented using Matlab and Finite Element Method Magnetics (FEMM) software.Calado, Maria do Rosario AlvesMendes, Rui Pedro GouveiauBibliorumChamare, Joaquim Armando2022-01-14T17:06:41Z2021-11-252021-10-112021-11-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/11815TID:202858197porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:54:33Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11815Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:51:31.068176Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da viabilidade energética de amortecedores regenerativos de relutância magnética comutados em veículos elétricos
title Estudo da viabilidade energética de amortecedores regenerativos de relutância magnética comutados em veículos elétricos
spellingShingle Estudo da viabilidade energética de amortecedores regenerativos de relutância magnética comutados em veículos elétricos
Chamare, Joaquim Armando
Conversão de Energia da Vibração
Gerador Linear de Relutância Variável Comutado
Gerador Tubular
Sistema de Suspensão Regenerativa
Veículo Elétrico
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
title_short Estudo da viabilidade energética de amortecedores regenerativos de relutância magnética comutados em veículos elétricos
title_full Estudo da viabilidade energética de amortecedores regenerativos de relutância magnética comutados em veículos elétricos
title_fullStr Estudo da viabilidade energética de amortecedores regenerativos de relutância magnética comutados em veículos elétricos
title_full_unstemmed Estudo da viabilidade energética de amortecedores regenerativos de relutância magnética comutados em veículos elétricos
title_sort Estudo da viabilidade energética de amortecedores regenerativos de relutância magnética comutados em veículos elétricos
author Chamare, Joaquim Armando
author_facet Chamare, Joaquim Armando
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Calado, Maria do Rosario Alves
Mendes, Rui Pedro Gouveia
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Chamare, Joaquim Armando
dc.subject.por.fl_str_mv Conversão de Energia da Vibração
Gerador Linear de Relutância Variável Comutado
Gerador Tubular
Sistema de Suspensão Regenerativa
Veículo Elétrico
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
topic Conversão de Energia da Vibração
Gerador Linear de Relutância Variável Comutado
Gerador Tubular
Sistema de Suspensão Regenerativa
Veículo Elétrico
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
description Esta dissertação centra-se no estudo da viabilidade energética de amortecedores regenerativos de relutância magnética em veículos elétricos. Neste trabalho procura-se contribuir para investigação e desenvolvimento de geradores lineares de relutância variável comutados de topologia tubular com aplicação em sistemas de suspensão regenerativa para conversão de energia de vibração. É descrito o sistema de suspensão, é definido o modelo matemático que rege o seu comportamento e os diferentes tipos de suspensão. Os veículos elétricos têm ganho muito interesse, como alternativa aos veículos movidos por combustíveis fosseis, por serem mais ecológicos. É feita a descrição da evolução dos veículos elétricos desde a primeira geração até à quarta geração. Entretanto, aborda-se o princípio de conversão de energia da máquina linear de relutância variável comutada, estuda-se o modelo dinâmico do gerador, e referem-se os conversores eletrónicos de potência para o seu controlo. Por fim, é feita a análise energética da suspensão regenerativa com o gerador linear de relutância variável comutado, e todo processo de cálculo computacional é implementado em linguagem própria do software Matlab e do software gratuito Finite Element Method Magnetics (FEMM).
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-25
2021-10-11
2021-11-25T00:00:00Z
2022-01-14T17:06:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/11815
TID:202858197
url http://hdl.handle.net/10400.6/11815
identifier_str_mv TID:202858197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136404105592832