Relatório de estágio na Agência LabDesign: a influência do Design na criação e na dinâmica da marca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Telmo Daniel Rebelo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/37564
Resumo: O presente relatório de estágio, apresentado ao IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia, retrata a experiência do mestrando durante o estágio curricular de três meses na agência Labdesign, realizado no âmbito da conclusão do Mestrado em Design e Cultura Visual para a obtenção do título correspondente. O tema de investigação deste relatório incide sobre as temáticas que suportaram os projetos elaborados no estágio, expondo conceitos e matérias dirigidas à prática projetual do mesmo, interligando processos e conceitos do design gráfico e branding. O primeiro capítulo dirige-se ao enquadramento teórico, onde marcam presença processos de pensamento criativo, processos de design e design thinking, no sentido de guiar as ideias e projetar todo o seu potencial. De seguida, é realizada uma abordagem à anatomia gráfica, que apresenta conceitos básicos dirigidos ao design gráfico, e ainda, uma parte dedicada à marca, ao branding e à identidade de marca, com um processo direcionado à criação de uma identidade de marca, que é depois confrontado e reforçado com base nos temas anteriormente abordados, nomeadamente o processo de design e design thinking. Posteriormente, na parte dedicada ao enquadramento do estágio existe uma apresentação à entidade de acolhimento e a toda a dinâmica que visa o âmbito, a escolha e os objetivos traçados no contexto da realização do estágio. No último enquadramento, relativo à prática, são expostos todos os resultados dos projetos desenvolvidos na agência, acompanhados dos briefings, das abordagens, dos conceitos, das justificações e de todas as práticas, processos e métodos aplicados pelo mestrando.
id RCAP_dbb23c4a691c35a0959c953522443051
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/37564
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio na Agência LabDesign: a influência do Design na criação e na dinâmica da marcaDesign gráficoBrandingAnatomia gráficaDesign processDesign thinkingO presente relatório de estágio, apresentado ao IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia, retrata a experiência do mestrando durante o estágio curricular de três meses na agência Labdesign, realizado no âmbito da conclusão do Mestrado em Design e Cultura Visual para a obtenção do título correspondente. O tema de investigação deste relatório incide sobre as temáticas que suportaram os projetos elaborados no estágio, expondo conceitos e matérias dirigidas à prática projetual do mesmo, interligando processos e conceitos do design gráfico e branding. O primeiro capítulo dirige-se ao enquadramento teórico, onde marcam presença processos de pensamento criativo, processos de design e design thinking, no sentido de guiar as ideias e projetar todo o seu potencial. De seguida, é realizada uma abordagem à anatomia gráfica, que apresenta conceitos básicos dirigidos ao design gráfico, e ainda, uma parte dedicada à marca, ao branding e à identidade de marca, com um processo direcionado à criação de uma identidade de marca, que é depois confrontado e reforçado com base nos temas anteriormente abordados, nomeadamente o processo de design e design thinking. Posteriormente, na parte dedicada ao enquadramento do estágio existe uma apresentação à entidade de acolhimento e a toda a dinâmica que visa o âmbito, a escolha e os objetivos traçados no contexto da realização do estágio. No último enquadramento, relativo à prática, são expostos todos os resultados dos projetos desenvolvidos na agência, acompanhados dos briefings, das abordagens, dos conceitos, das justificações e de todas as práticas, processos e métodos aplicados pelo mestrando.This internship report, presented to IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação of Universidade Europeia, portrays the experience of the master's student during his three-month stay at the Labdesign agency, carried out in a curricular context within the scope of the conclusion of the master’s degree in Design and Visual Culture and obtaining the corresponding title. The research theme of this report focuses on the themes that supported the projects elaborated in the internship, exposing concepts and subjects directed to the project's practice, linking processes, concepts of graphic design and branding. The first chapter addresses the theoretical framework in which they are present, creative thought processes, design processes and design thinking in order to guide ideas and project their full potential. Then, an approach to graphic anatomy, which presents basic concepts aimed at graphic design. And also, a part dedicated to the brand, branding and brand identity with a process aimed at creating a brand identity, which is then confronted and reinforced based on the themes previously addressed, namely the design and design thinking process. Subsequently, in the part dedicated to framing the internship, there is a presentation to the host entity and all the dynamics aimed at the scope, choice and objectives outlined in the context of the internship. The third and last framework, aimed at practice, all the results of the projects developed at the agency are exposed, followed by briefings, the approaches, the concepts, the reasons and all the practices, processes and methods applied by the student.Martins, FernandoRepositório ComumAntunes, Telmo Daniel Rebelo2023-09-24T00:30:33Z2021-062021-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/37564TID:202768040porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-28T16:00:20Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/37564Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:35.146577Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio na Agência LabDesign: a influência do Design na criação e na dinâmica da marca
title Relatório de estágio na Agência LabDesign: a influência do Design na criação e na dinâmica da marca
spellingShingle Relatório de estágio na Agência LabDesign: a influência do Design na criação e na dinâmica da marca
Antunes, Telmo Daniel Rebelo
Design gráfico
Branding
Anatomia gráfica
Design process
Design thinking
title_short Relatório de estágio na Agência LabDesign: a influência do Design na criação e na dinâmica da marca
title_full Relatório de estágio na Agência LabDesign: a influência do Design na criação e na dinâmica da marca
title_fullStr Relatório de estágio na Agência LabDesign: a influência do Design na criação e na dinâmica da marca
title_full_unstemmed Relatório de estágio na Agência LabDesign: a influência do Design na criação e na dinâmica da marca
title_sort Relatório de estágio na Agência LabDesign: a influência do Design na criação e na dinâmica da marca
author Antunes, Telmo Daniel Rebelo
author_facet Antunes, Telmo Daniel Rebelo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Fernando
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Telmo Daniel Rebelo
dc.subject.por.fl_str_mv Design gráfico
Branding
Anatomia gráfica
Design process
Design thinking
topic Design gráfico
Branding
Anatomia gráfica
Design process
Design thinking
description O presente relatório de estágio, apresentado ao IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia, retrata a experiência do mestrando durante o estágio curricular de três meses na agência Labdesign, realizado no âmbito da conclusão do Mestrado em Design e Cultura Visual para a obtenção do título correspondente. O tema de investigação deste relatório incide sobre as temáticas que suportaram os projetos elaborados no estágio, expondo conceitos e matérias dirigidas à prática projetual do mesmo, interligando processos e conceitos do design gráfico e branding. O primeiro capítulo dirige-se ao enquadramento teórico, onde marcam presença processos de pensamento criativo, processos de design e design thinking, no sentido de guiar as ideias e projetar todo o seu potencial. De seguida, é realizada uma abordagem à anatomia gráfica, que apresenta conceitos básicos dirigidos ao design gráfico, e ainda, uma parte dedicada à marca, ao branding e à identidade de marca, com um processo direcionado à criação de uma identidade de marca, que é depois confrontado e reforçado com base nos temas anteriormente abordados, nomeadamente o processo de design e design thinking. Posteriormente, na parte dedicada ao enquadramento do estágio existe uma apresentação à entidade de acolhimento e a toda a dinâmica que visa o âmbito, a escolha e os objetivos traçados no contexto da realização do estágio. No último enquadramento, relativo à prática, são expostos todos os resultados dos projetos desenvolvidos na agência, acompanhados dos briefings, das abordagens, dos conceitos, das justificações e de todas as práticas, processos e métodos aplicados pelo mestrando.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06
2021-06-01T00:00:00Z
2023-09-24T00:30:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/37564
TID:202768040
url http://hdl.handle.net/10400.26/37564
identifier_str_mv TID:202768040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130002313183232