Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica nº 2 de S. Silvestre junto da turma do 9º A no ano letivo de 2012/2013 : estudo da evolução da capacidade aeróbia ao longo das aulas de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Mariana Sofia Nunes Nascimento Horta
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/24197
Resumo: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
id RCAP_dbcc71b3dd408ae5a984ee593d767ce3
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/24197
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica nº 2 de S. Silvestre junto da turma do 9º A no ano letivo de 2012/2013 : estudo da evolução da capacidade aeróbia ao longo das aulas de educação físicaEnsino da educação físicaEstágio pedagógicoFormação de professoresPrática pedagógicaRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.O presente Relatório de Estágio procura ser a ponte entre as práticas realizadas e as aprendizagens adquiridas, no decorrer do Estágio Pedagógico, Unidade Curricular pertencente ao plano de estudos do curso de Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apoiado pela prática pedagógica exercida na Escola Básica Nº2 de S. Silvestre, no presente ano letivo, com uma turma de 9º ano. O ano de estágio assume um papel de transição dos conhecimentos teóricos para a prática educativa, como forma de aperfeiçoar o futuro professor, diante da realidade educativa. Com base na ação pedagógica, no relatório são descritas as atividades desenvolvidas no decorrer do processo de ensino-aprendizagem, fundamentadas através das três etapas constituintes do processo: planeamento, realização e avaliação. O processo educativo promove e garante uma preparação globalizante na aplicação de saberes, na intervenção docente. Assim, após descrição das atividades desenvolvidas foi feita uma reflexão de todas as práticas exercidas, das dificuldades sentidas, da atitude ético-profissional e das conclusões relativas à formação inicial. Face às mais diversas práticas educativas, como tema de estudo foi explorada a evolução da capacidade aeróbia ao longo das aulas de Educação Física enquadrada nos domínios didáticos da intervenção pedagógica, recorrendo à bateria de testes do FitnessGram, mais especificamente ao teste de Pacer. Relativamente à amostra esta constitui um grupo de 40 alunos pertencentes às turmas do 9º ano, sendo 19 do género feminino e 21 do género masculino. A amostra apresenta uma média de idades igual a 14,8, com desvio padrão de 0,7, 50% dos alunos praticam atividade física extracurricular, os restantes 50% não. Antecipadamente, pode referir-se que os resultados do estudo se mostraram bastante curiosos, demonstrando que a intervenção pedagógica desempenhou um papel preponderante e inovador, uma vez que se comprovam melhorias ao nível do consumo do VO2max (volume máximo de oxigénio), ou seja, da capacidade aeróbia da amostra, ao longo dos três momentos de avaliação, independentemente da prática extracurricular e género.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/24197http://hdl.handle.net/10316/24197porPinto, Mariana Sofia Nunes Nascimento Hortainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:52Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/24197Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:40:10.189515Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica nº 2 de S. Silvestre junto da turma do 9º A no ano letivo de 2012/2013 : estudo da evolução da capacidade aeróbia ao longo das aulas de educação física
title Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica nº 2 de S. Silvestre junto da turma do 9º A no ano letivo de 2012/2013 : estudo da evolução da capacidade aeróbia ao longo das aulas de educação física
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica nº 2 de S. Silvestre junto da turma do 9º A no ano letivo de 2012/2013 : estudo da evolução da capacidade aeróbia ao longo das aulas de educação física
Pinto, Mariana Sofia Nunes Nascimento Horta
Ensino da educação física
Estágio pedagógico
Formação de professores
Prática pedagógica
title_short Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica nº 2 de S. Silvestre junto da turma do 9º A no ano letivo de 2012/2013 : estudo da evolução da capacidade aeróbia ao longo das aulas de educação física
title_full Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica nº 2 de S. Silvestre junto da turma do 9º A no ano letivo de 2012/2013 : estudo da evolução da capacidade aeróbia ao longo das aulas de educação física
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica nº 2 de S. Silvestre junto da turma do 9º A no ano letivo de 2012/2013 : estudo da evolução da capacidade aeróbia ao longo das aulas de educação física
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica nº 2 de S. Silvestre junto da turma do 9º A no ano letivo de 2012/2013 : estudo da evolução da capacidade aeróbia ao longo das aulas de educação física
title_sort Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica nº 2 de S. Silvestre junto da turma do 9º A no ano letivo de 2012/2013 : estudo da evolução da capacidade aeróbia ao longo das aulas de educação física
author Pinto, Mariana Sofia Nunes Nascimento Horta
author_facet Pinto, Mariana Sofia Nunes Nascimento Horta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Mariana Sofia Nunes Nascimento Horta
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da educação física
Estágio pedagógico
Formação de professores
Prática pedagógica
topic Ensino da educação física
Estágio pedagógico
Formação de professores
Prática pedagógica
description Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/24197
http://hdl.handle.net/10316/24197
url http://hdl.handle.net/10316/24197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133663230689280