Transcrição de solos jazz como ferramenta de aprendizagem para alunos de trombone no domínio da música erudita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Nuno Xavier Borges de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/27530
Resumo: O recurso a metodologias de aprendizagem de diferentes domínios musicais é frequentemente utilizado por professores para promover uma formação mais completa e equilibrada. O presente estudo é uma reflexão pessoal acerca da influência do recurso a exercícios utilizados no ensino do jazz, mais concretamente a técnica de transcrição de solos, nas capacidades aurais de alunos de trombone da vertente erudita. Sabendo que este tipo de prática geralmente não é contemplado nos planos de estudo do ensino instrumental erudito, foi implementada num grupo de cinco alunos de trombone uma intervenção educativa centrada na prática de transcrever e imitar solos de jazz. De forma a perceber que dimensões da prática do trombone poderiam beneficiar da prática de transcrição e imitação de solos, aplicou-se o Brass Performance Evaluation Report, tabela de avaliação especialmente criada para instrumentos de sopro metal, no início e no final da intervenção. Os resultados foram positivos e indicam que esta pode ser uma opção a ter em conta no ensino da vertente erudita do trombone
id RCAP_dc6e0d49ccc6dd3f1b79e0913e40c5a5
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/27530
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Transcrição de solos jazz como ferramenta de aprendizagem para alunos de trombone no domínio da música eruditaJazzTromboneTranscrição de solosImitaçãoO recurso a metodologias de aprendizagem de diferentes domínios musicais é frequentemente utilizado por professores para promover uma formação mais completa e equilibrada. O presente estudo é uma reflexão pessoal acerca da influência do recurso a exercícios utilizados no ensino do jazz, mais concretamente a técnica de transcrição de solos, nas capacidades aurais de alunos de trombone da vertente erudita. Sabendo que este tipo de prática geralmente não é contemplado nos planos de estudo do ensino instrumental erudito, foi implementada num grupo de cinco alunos de trombone uma intervenção educativa centrada na prática de transcrever e imitar solos de jazz. De forma a perceber que dimensões da prática do trombone poderiam beneficiar da prática de transcrição e imitação de solos, aplicou-se o Brass Performance Evaluation Report, tabela de avaliação especialmente criada para instrumentos de sopro metal, no início e no final da intervenção. Os resultados foram positivos e indicam que esta pode ser uma opção a ter em conta no ensino da vertente erudita do tromboneThe use of learning methodologies from different musical domains is often used by teachers to promote a more complete and balanced education. The present study is a personal reflection about the influence of exercises used in the teaching of jazz, more specifically the solo transcription technique, in improving the aural abilities of classical trombone students. Knowing that this type of practice is not generally applied in the study plans of scholarly instrumental teaching, an educational intervention centered on the practice of transcribing and imitating jazz solos was implemented on a group of five trombone students. In order to understand what dimensions of trombone practice could benefit from the practice of solo transcription and imitation, the Brass Performance Evaluation Report, an evaluation table specially created for metal wind instruments, was applied at the beginning and at the end of the intervention. The results were positive and indicate that this may be an option to consider in classical trombone teaching2020-02-06T15:08:00Z2019-06-07T00:00:00Z2019-06-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/27530porSousa, Nuno Xavier Borges deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:53:19Zoai:ria.ua.pt:10773/27530Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:00:16.513573Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Transcrição de solos jazz como ferramenta de aprendizagem para alunos de trombone no domínio da música erudita
title Transcrição de solos jazz como ferramenta de aprendizagem para alunos de trombone no domínio da música erudita
spellingShingle Transcrição de solos jazz como ferramenta de aprendizagem para alunos de trombone no domínio da música erudita
Sousa, Nuno Xavier Borges de
Jazz
Trombone
Transcrição de solos
Imitação
title_short Transcrição de solos jazz como ferramenta de aprendizagem para alunos de trombone no domínio da música erudita
title_full Transcrição de solos jazz como ferramenta de aprendizagem para alunos de trombone no domínio da música erudita
title_fullStr Transcrição de solos jazz como ferramenta de aprendizagem para alunos de trombone no domínio da música erudita
title_full_unstemmed Transcrição de solos jazz como ferramenta de aprendizagem para alunos de trombone no domínio da música erudita
title_sort Transcrição de solos jazz como ferramenta de aprendizagem para alunos de trombone no domínio da música erudita
author Sousa, Nuno Xavier Borges de
author_facet Sousa, Nuno Xavier Borges de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Nuno Xavier Borges de
dc.subject.por.fl_str_mv Jazz
Trombone
Transcrição de solos
Imitação
topic Jazz
Trombone
Transcrição de solos
Imitação
description O recurso a metodologias de aprendizagem de diferentes domínios musicais é frequentemente utilizado por professores para promover uma formação mais completa e equilibrada. O presente estudo é uma reflexão pessoal acerca da influência do recurso a exercícios utilizados no ensino do jazz, mais concretamente a técnica de transcrição de solos, nas capacidades aurais de alunos de trombone da vertente erudita. Sabendo que este tipo de prática geralmente não é contemplado nos planos de estudo do ensino instrumental erudito, foi implementada num grupo de cinco alunos de trombone uma intervenção educativa centrada na prática de transcrever e imitar solos de jazz. De forma a perceber que dimensões da prática do trombone poderiam beneficiar da prática de transcrição e imitação de solos, aplicou-se o Brass Performance Evaluation Report, tabela de avaliação especialmente criada para instrumentos de sopro metal, no início e no final da intervenção. Os resultados foram positivos e indicam que esta pode ser uma opção a ter em conta no ensino da vertente erudita do trombone
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-07T00:00:00Z
2019-06-07
2020-02-06T15:08:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/27530
url http://hdl.handle.net/10773/27530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137657577537536