A pessoa em situação crítica enquanto ser holístico : processo de aquisição de competências especializadas em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Ana Filipa Horta
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/38212
Resumo: O presente relatório, desenvolvido com base numa metodologia expositiva, descritiva e reflexiva, surge no âmbito da Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório”, inserida no 14º Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Médico-Cirúrgica na área da Pessoa em Situação Crítica, da Universidade Católica Portuguesa do Porto. Tem como objetivo expor o percurso pessoal durante o estágio final, realizado num Serviço de Medicina Intensiva e num Serviço de Urgências de um Centro Hospitalar do Norte do país, descrevendo e refletindo as atividades desenvolvidas para a aquisição de competências enquanto Enfermeira Especialista e Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da Pessoa em Situação Crítica. Após a introdução, o segundo capítulo é dedicado às aprendizagens adquiridas ainda no primeiro ano do curso em contexto extra-hospitalar, que serviram de base diferenciadora para os restantes estágios. No terceiro capítulo começamos por contextualizar os diferentes locais de estágio e, posteriormente, analisamos criticamente as competências adquiridas em cada domínio de competências do Enfermeiro Especialista. Em cada subcapítulo descrevemos as atividades desenvolvidas e que permitiram a concretização dos objetivos específicos em cada serviço. Por fim, realizámos uma reflexão global do percurso, apresentada na conclusão. Todas as atividades foram desenvolvidas numa perspetiva de otimizar os cuidados à pessoa em situação crítica de forma holística e humanizadora. Para tal, destacamos a realização de um artigo de reflexão crítica sobre a privacidade da pessoa na Sala de Emergência, e o desenvolvimento de uma revisão integrativa da literatura sobre úlceras por pressão associadas a dispositivos médicos assim como a concretização de um protocolo de intervenções sobre o mesmo tema. Durante todo o percurso desenvolvemos e aprimoramos competências na interação com a pessoa em situação crítica e a sua família, demonstrando uma prática profissional, ética e legal; no domínio da qualidade, participando em programas de melhoria contínua dos respetivos serviços; na gestão dos cuidados dos recursos e dos cuidados de enfermagem, prevenindo possíveis complicações inerentes à situação clínica de cada pessoa e, no desenvolvimento de aprendizagens profissionais, baseando os cuidados diferenciados em evidência científica. Concluímos, assim, que este foi um percurso rico em experiências, que permitiram adquirir competências técnicas e humanas, com o desenvolvimento de uma prática de cuidar holística e integradora à pessoa em situação crítica.
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spelling A pessoa em situação crítica enquanto ser holístico : processo de aquisição de competências especializadas em enfermagemThe person in a critical situation while holistic being : process of acquisition of specialized nursing skillsEnfermeiro especialistaHumanização dos cuidadosPessoa em situação críticaSpecialist nurseHumanization of careCritically ill personDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeO presente relatório, desenvolvido com base numa metodologia expositiva, descritiva e reflexiva, surge no âmbito da Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório”, inserida no 14º Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Médico-Cirúrgica na área da Pessoa em Situação Crítica, da Universidade Católica Portuguesa do Porto. Tem como objetivo expor o percurso pessoal durante o estágio final, realizado num Serviço de Medicina Intensiva e num Serviço de Urgências de um Centro Hospitalar do Norte do país, descrevendo e refletindo as atividades desenvolvidas para a aquisição de competências enquanto Enfermeira Especialista e Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da Pessoa em Situação Crítica. Após a introdução, o segundo capítulo é dedicado às aprendizagens adquiridas ainda no primeiro ano do curso em contexto extra-hospitalar, que serviram de base diferenciadora para os restantes estágios. No terceiro capítulo começamos por contextualizar os diferentes locais de estágio e, posteriormente, analisamos criticamente as competências adquiridas em cada domínio de competências do Enfermeiro Especialista. Em cada subcapítulo descrevemos as atividades desenvolvidas e que permitiram a concretização dos objetivos específicos em cada serviço. Por fim, realizámos uma reflexão global do percurso, apresentada na conclusão. Todas as atividades foram desenvolvidas numa perspetiva de otimizar os cuidados à pessoa em situação crítica de forma holística e humanizadora. Para tal, destacamos a realização de um artigo de reflexão crítica sobre a privacidade da pessoa na Sala de Emergência, e o desenvolvimento de uma revisão integrativa da literatura sobre úlceras por pressão associadas a dispositivos médicos assim como a concretização de um protocolo de intervenções sobre o mesmo tema. Durante todo o percurso desenvolvemos e aprimoramos competências na interação com a pessoa em situação crítica e a sua família, demonstrando uma prática profissional, ética e legal; no domínio da qualidade, participando em programas de melhoria contínua dos respetivos serviços; na gestão dos cuidados dos recursos e dos cuidados de enfermagem, prevenindo possíveis complicações inerentes à situação clínica de cada pessoa e, no desenvolvimento de aprendizagens profissionais, baseando os cuidados diferenciados em evidência científica. Concluímos, assim, que este foi um percurso rico em experiências, que permitiram adquirir competências técnicas e humanas, com o desenvolvimento de uma prática de cuidar holística e integradora à pessoa em situação crítica.This essay, based on an expository, descriptive and reflective methodology, was developed as part of the “Final Internship and Report” Module, which integrates the 14th Master’s Degree in Nursing with Specialization in MedicalSurgical Nursing – Critically ill person, from the Universidade Católica Portuguesa of Porto. It aims to expose the personal journey during the final placement, carried out at the Intensive Care Unit and Emergency Department of a Regional Hospital in the North of the country, describing and reflecting on the activities developed for competency acquisition as a Specialized Nurse in the area of Critical Care. After the introduction, the second chapter is dedicated to the acquired learning in the first year, which occured in pre-hospital context, which served as a differentiating basis for the remaining placements. In the third chapter, we start by contextualizing the different placement settings and, afterwards, we appraise the acquired skills in each competency domain of the Specialist Nurse. In each subchapter, we describe the activities developed which enabled the achievement of specific objectives in each service. Lastly, we carried out a reflection of the placement experience in the summary section. All activities were developed with the aim of optimizing the care of the critically ill person, in an holistic and humanized way. In that respect, we highlight the development of a critical reflection piece about patient’s privacy in the Emergency Room, and a literature review on pressure ulcers associated with medical devices, and the subsequent implementation of an intervention protocol. Throughout the course, we developed and refined skills in interacting with the critically ill person and their family, demonstrating professional, ethical and legal practice; in the domain of quality, by being part of continuous improvement programs of the respective services; in the nursing care and care resources management domain, by preventing possible complications inherent to each person’s clinical situation and, in the development of professional learning, basing individualized care on scientific evidence. We conclude that this was an enriching experience, which allowed the acquisition of technical and personal skills, with the development of an holistic and integrative care practice for the critically ill person.Coelho, Sílvia Patrícia FernandesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAntunes, Ana Filipa Horta2022-07-14T17:02:26Z2022-06-272022-032022-06-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/38212TID:203035429porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:43:42Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/38212Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:31:08.956580Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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