Educação para as emoções em alunos do ensino básico português: desenvolvimento das habilidades (socio)emocionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ernesto Candeias
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/7671
Resumo: O estudo de teor qualitativo (estudo de caso) aborda no seu escopo as emoções e habilidades socioemocionais em alunos portugueses com dificuldades de aprendizagem de duas escolas do ensino básico com aplicação de um programa. Os objetivos foram: compreender como os alunos lidam com as emoções; analisar a relação das dificuldades de aprendizagem com o estado emocional; valorizar a educação para as emoções na escola; desenvolver inteligência emocional nos alunos. As técnicas de recolha de dados foram: entrevistas semiestruturadas; observação participante; intervenção; focus group; notas de campo. Os resultados mostraram melhoria nas relações, nas habilidades emocionais e no desempenho escolar.
id RCAP_dcc0366415126cf406ba497d3a8fefe6
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7671
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação para as emoções em alunos do ensino básico português: desenvolvimento das habilidades (socio)emocionaisHabilidades socioemocionaisEducação para emoçõesDificuldades de aprendizagemEnsino básico potuguêsSocio-emotional skillsEducation for emotionsLearning difficultiesBasic education.Habilidades socioemocionalesEducación para las emocionesDificultades de aprendizajeEscuela primariaO estudo de teor qualitativo (estudo de caso) aborda no seu escopo as emoções e habilidades socioemocionais em alunos portugueses com dificuldades de aprendizagem de duas escolas do ensino básico com aplicação de um programa. Os objetivos foram: compreender como os alunos lidam com as emoções; analisar a relação das dificuldades de aprendizagem com o estado emocional; valorizar a educação para as emoções na escola; desenvolver inteligência emocional nos alunos. As técnicas de recolha de dados foram: entrevistas semiestruturadas; observação participante; intervenção; focus group; notas de campo. Os resultados mostraram melhoria nas relações, nas habilidades emocionais e no desempenho escolar.The qualitative study (case study) addresses in its scope the emotions and socioemotional skills in Portuguese students with learning difficulties from two elementary schools with the application of a program. The objectives were: to understand how students deal with emotions; to analyze the relationship of learning difficulties with emotional state; to valorize education for emotions at school; to develop emotional intelligence in students. Data collection techniques were: semi-structured interviews; participant observation; intervention; focus group; field notes. The results showed improvement in relationships, emotional skills, and school performance.El estudio de contenido cualitativo (estudio de caso) aborda en su alcance las emociones y habilidades socioemocionales en estudiantes portugueses con dificultades de aprendizaje de dos escuelas primarias con aplicación de un programa. Los objetivos fueron: comprender cómo los estudiantes lidian con las emociones; analizar la relación de las dificultades de aprendizaje con el estado emocional; valorar la educación para las emociones en la escuela; desarrollar inteligencia emocional en los estudiantes. Las técnicas de recolección de datos fueron: entrevistas semiestructuradas; observación participante; intervención; grupo de discusión; notas de campo. Los resultados mostraron una mejora en las relaciones, las habilidades emocionales y el rendimiento escolar.CeiED da Universidade de Humanidades e Tecnologias de Lisboa; Instituto Politécnico de Castelo BrancoBoletim Técnico SENAC - Revista de Educação Profissional - Rio de Janeiro - BrasilRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMartins, Ernesto Candeias2021-09-28T10:37:38Z2021-09-182021-09-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/7671porMartins, Ernesto Candeias (2021) -Educação para as emoções em alunos do ensino básico português: desenvolvimento das habilidades (socio)emocionais. Boletim Técnico da SENAC (Rio de Janeiro), vol. 47, nº 1 (jan./abril), p. 1-18.https://doi.org/10.26849/bts.v47i1.867info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:48:30Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7671Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:10.774356Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação para as emoções em alunos do ensino básico português: desenvolvimento das habilidades (socio)emocionais
title Educação para as emoções em alunos do ensino básico português: desenvolvimento das habilidades (socio)emocionais
spellingShingle Educação para as emoções em alunos do ensino básico português: desenvolvimento das habilidades (socio)emocionais
Martins, Ernesto Candeias
Habilidades socioemocionais
Educação para emoções
Dificuldades de aprendizagem
Ensino básico potuguês
Socio-emotional skills
Education for emotions
Learning difficulties
Basic education.
Habilidades socioemocionales
Educación para las emociones
Dificultades de aprendizaje
Escuela primaria
title_short Educação para as emoções em alunos do ensino básico português: desenvolvimento das habilidades (socio)emocionais
title_full Educação para as emoções em alunos do ensino básico português: desenvolvimento das habilidades (socio)emocionais
title_fullStr Educação para as emoções em alunos do ensino básico português: desenvolvimento das habilidades (socio)emocionais
title_full_unstemmed Educação para as emoções em alunos do ensino básico português: desenvolvimento das habilidades (socio)emocionais
title_sort Educação para as emoções em alunos do ensino básico português: desenvolvimento das habilidades (socio)emocionais
author Martins, Ernesto Candeias
author_facet Martins, Ernesto Candeias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Ernesto Candeias
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidades socioemocionais
Educação para emoções
Dificuldades de aprendizagem
Ensino básico potuguês
Socio-emotional skills
Education for emotions
Learning difficulties
Basic education.
Habilidades socioemocionales
Educación para las emociones
Dificultades de aprendizaje
Escuela primaria
topic Habilidades socioemocionais
Educação para emoções
Dificuldades de aprendizagem
Ensino básico potuguês
Socio-emotional skills
Education for emotions
Learning difficulties
Basic education.
Habilidades socioemocionales
Educación para las emociones
Dificultades de aprendizaje
Escuela primaria
description O estudo de teor qualitativo (estudo de caso) aborda no seu escopo as emoções e habilidades socioemocionais em alunos portugueses com dificuldades de aprendizagem de duas escolas do ensino básico com aplicação de um programa. Os objetivos foram: compreender como os alunos lidam com as emoções; analisar a relação das dificuldades de aprendizagem com o estado emocional; valorizar a educação para as emoções na escola; desenvolver inteligência emocional nos alunos. As técnicas de recolha de dados foram: entrevistas semiestruturadas; observação participante; intervenção; focus group; notas de campo. Os resultados mostraram melhoria nas relações, nas habilidades emocionais e no desempenho escolar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-28T10:37:38Z
2021-09-18
2021-09-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/7671
url http://hdl.handle.net/10400.11/7671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Martins, Ernesto Candeias (2021) -Educação para as emoções em alunos do ensino básico português: desenvolvimento das habilidades (socio)emocionais. Boletim Técnico da SENAC (Rio de Janeiro), vol. 47, nº 1 (jan./abril), p. 1-18.
https://doi.org/10.26849/bts.v47i1.867
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Boletim Técnico SENAC - Revista de Educação Profissional - Rio de Janeiro - Brasil
publisher.none.fl_str_mv Boletim Técnico SENAC - Revista de Educação Profissional - Rio de Janeiro - Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130846005821440