Educação para as emoções em alunos do ensino básico português: desenvolvimento das habilidades (socio)emocionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/7671 |
Resumo: | O estudo de teor qualitativo (estudo de caso) aborda no seu escopo as emoções e habilidades socioemocionais em alunos portugueses com dificuldades de aprendizagem de duas escolas do ensino básico com aplicação de um programa. Os objetivos foram: compreender como os alunos lidam com as emoções; analisar a relação das dificuldades de aprendizagem com o estado emocional; valorizar a educação para as emoções na escola; desenvolver inteligência emocional nos alunos. As técnicas de recolha de dados foram: entrevistas semiestruturadas; observação participante; intervenção; focus group; notas de campo. Os resultados mostraram melhoria nas relações, nas habilidades emocionais e no desempenho escolar. |
id |
RCAP_dcc0366415126cf406ba497d3a8fefe6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7671 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação para as emoções em alunos do ensino básico português: desenvolvimento das habilidades (socio)emocionaisHabilidades socioemocionaisEducação para emoçõesDificuldades de aprendizagemEnsino básico potuguêsSocio-emotional skillsEducation for emotionsLearning difficultiesBasic education.Habilidades socioemocionalesEducación para las emocionesDificultades de aprendizajeEscuela primariaO estudo de teor qualitativo (estudo de caso) aborda no seu escopo as emoções e habilidades socioemocionais em alunos portugueses com dificuldades de aprendizagem de duas escolas do ensino básico com aplicação de um programa. Os objetivos foram: compreender como os alunos lidam com as emoções; analisar a relação das dificuldades de aprendizagem com o estado emocional; valorizar a educação para as emoções na escola; desenvolver inteligência emocional nos alunos. As técnicas de recolha de dados foram: entrevistas semiestruturadas; observação participante; intervenção; focus group; notas de campo. Os resultados mostraram melhoria nas relações, nas habilidades emocionais e no desempenho escolar.The qualitative study (case study) addresses in its scope the emotions and socioemotional skills in Portuguese students with learning difficulties from two elementary schools with the application of a program. The objectives were: to understand how students deal with emotions; to analyze the relationship of learning difficulties with emotional state; to valorize education for emotions at school; to develop emotional intelligence in students. Data collection techniques were: semi-structured interviews; participant observation; intervention; focus group; field notes. The results showed improvement in relationships, emotional skills, and school performance.El estudio de contenido cualitativo (estudio de caso) aborda en su alcance las emociones y habilidades socioemocionales en estudiantes portugueses con dificultades de aprendizaje de dos escuelas primarias con aplicación de un programa. Los objetivos fueron: comprender cómo los estudiantes lidian con las emociones; analizar la relación de las dificultades de aprendizaje con el estado emocional; valorar la educación para las emociones en la escuela; desarrollar inteligencia emocional en los estudiantes. Las técnicas de recolección de datos fueron: entrevistas semiestructuradas; observación participante; intervención; grupo de discusión; notas de campo. Los resultados mostraron una mejora en las relaciones, las habilidades emocionales y el rendimiento escolar.CeiED da Universidade de Humanidades e Tecnologias de Lisboa; Instituto Politécnico de Castelo BrancoBoletim Técnico SENAC - Revista de Educação Profissional - Rio de Janeiro - BrasilRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMartins, Ernesto Candeias2021-09-28T10:37:38Z2021-09-182021-09-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/7671porMartins, Ernesto Candeias (2021) -Educação para as emoções em alunos do ensino básico português: desenvolvimento das habilidades (socio)emocionais. Boletim Técnico da SENAC (Rio de Janeiro), vol. 47, nº 1 (jan./abril), p. 1-18.https://doi.org/10.26849/bts.v47i1.867info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:48:30Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7671Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:10.774356Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação para as emoções em alunos do ensino básico português: desenvolvimento das habilidades (socio)emocionais |
title |
Educação para as emoções em alunos do ensino básico português: desenvolvimento das habilidades (socio)emocionais |
spellingShingle |
Educação para as emoções em alunos do ensino básico português: desenvolvimento das habilidades (socio)emocionais Martins, Ernesto Candeias Habilidades socioemocionais Educação para emoções Dificuldades de aprendizagem Ensino básico potuguês Socio-emotional skills Education for emotions Learning difficulties Basic education. Habilidades socioemocionales Educación para las emociones Dificultades de aprendizaje Escuela primaria |
title_short |
Educação para as emoções em alunos do ensino básico português: desenvolvimento das habilidades (socio)emocionais |
title_full |
Educação para as emoções em alunos do ensino básico português: desenvolvimento das habilidades (socio)emocionais |
title_fullStr |
Educação para as emoções em alunos do ensino básico português: desenvolvimento das habilidades (socio)emocionais |
title_full_unstemmed |
Educação para as emoções em alunos do ensino básico português: desenvolvimento das habilidades (socio)emocionais |
title_sort |
Educação para as emoções em alunos do ensino básico português: desenvolvimento das habilidades (socio)emocionais |
author |
Martins, Ernesto Candeias |
author_facet |
Martins, Ernesto Candeias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Ernesto Candeias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Habilidades socioemocionais Educação para emoções Dificuldades de aprendizagem Ensino básico potuguês Socio-emotional skills Education for emotions Learning difficulties Basic education. Habilidades socioemocionales Educación para las emociones Dificultades de aprendizaje Escuela primaria |
topic |
Habilidades socioemocionais Educação para emoções Dificuldades de aprendizagem Ensino básico potuguês Socio-emotional skills Education for emotions Learning difficulties Basic education. Habilidades socioemocionales Educación para las emociones Dificultades de aprendizaje Escuela primaria |
description |
O estudo de teor qualitativo (estudo de caso) aborda no seu escopo as emoções e habilidades socioemocionais em alunos portugueses com dificuldades de aprendizagem de duas escolas do ensino básico com aplicação de um programa. Os objetivos foram: compreender como os alunos lidam com as emoções; analisar a relação das dificuldades de aprendizagem com o estado emocional; valorizar a educação para as emoções na escola; desenvolver inteligência emocional nos alunos. As técnicas de recolha de dados foram: entrevistas semiestruturadas; observação participante; intervenção; focus group; notas de campo. Os resultados mostraram melhoria nas relações, nas habilidades emocionais e no desempenho escolar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-28T10:37:38Z 2021-09-18 2021-09-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/7671 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/7671 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Martins, Ernesto Candeias (2021) -Educação para as emoções em alunos do ensino básico português: desenvolvimento das habilidades (socio)emocionais. Boletim Técnico da SENAC (Rio de Janeiro), vol. 47, nº 1 (jan./abril), p. 1-18. https://doi.org/10.26849/bts.v47i1.867 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Boletim Técnico SENAC - Revista de Educação Profissional - Rio de Janeiro - Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Boletim Técnico SENAC - Revista de Educação Profissional - Rio de Janeiro - Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130846005821440 |