Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica Infante D. Pedro junto da turma do 9º D no ano letivo de 2013-2014 : estudo do desenvolvimento da capacidade aeróbia dos alunos do 9º ano, ao longo das aulas de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Vanessa da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/27991
Resumo: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física da Universidade de Coimbra
id RCAP_ddad13cfcf715456d9c2edc74fcaf236
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/27991
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica Infante D. Pedro junto da turma do 9º D no ano letivo de 2013-2014 : estudo do desenvolvimento da capacidade aeróbia dos alunos do 9º ano, ao longo das aulas de educação físicaEnsino da educação físicaFormação de professoresPrática pedagógicaRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física da Universidade de CoimbraO presente Relatório de Estágio procura servir de síntese das aprendizagens adquiridas, no decorrer do ano letivo, e faz parte do plano de estudos do curso de Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, baseado na prática pedagógica exercida na Escola Básica 2/3 Infante D. Pedro, no presente ano letivo, com uma turma de 9º ano. O ano de estágio surge no sentido de comprovar os conhecimentos adquiridos através da prática pedagógica. Neste Relatório de Estágio será feita uma contextualização da prática pedagógica e uma reflexão sobre a mesma. Ou seja, numa primeira parte serão descritas as atividades desenvolvidas e posteriormente será feita uma reflexão sobre as dificuldades sentidas, a atitude ético-profissional e a formação inicial. Como tema de estudo foi analisado o desenvolvimento da capacidade aeróbia ao longo das aulas de Educação Física, recorrendo à bateria de testes do Fitnessgram, mais especificamente ao teste de Pacer. Relativamente à amostra, esta é constituída por um grupo de 63 alunos pertencentes às turmas do 9º ano, sendo 34 do género feminino e 29 do género masculino. A amostra apresenta uma média de idades igual a 14,68, com desvio padrão de 0.78, onde 57,1% dos participantes praticam atividade física, e os restantes 42,9% não. Os resultados do estudo comprovam melhorias ao nível do volume máximo de oxigénio (VO2máx), ou seja, da capacidade aeróbia da amostra, ao longo das aulas de Educação Física. This Internship Report seeks to provide a synthesis of the knowledge acquired, in the course of the school year, and is part of the curriculum of the Master in Teaching of Physical Education in Basic and Secondary School, based on pedagogical practice exercised in the Basic School 2/3 Infante D. Pedro, in this school year with a class of 9th grade. The internship year comes towards proving the knowledge gained with the pedagogical practice. In this Internship Report it will be provided a contextualization of teaching practice and a reflection about it. In other words, first it will be described the activities developed, and later, it will be described a reflection about the difficulties experienced, ethical and professional attitude and the initial training. As a subject of study, it was examined the development of aerobic capacity over the course of the Physical Education classes, using the Fitnessgram test battery, more specifically the Pacer test. Regarding the sample, it consists in a group of 63 students belonging to classes of 9th grade, 34 female and 29 male. The sample has an average age equal to 14,68, with a standard deviation of 0.78, where 57.1% of the participants practice physical activity, and the remaining 42.9% don’t. The study results show improvements regarding the maximal volume of oxygen (VO2máx), in other words, the aerobic capacity of the sample, along the Physical Education classes.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/27991http://hdl.handle.net/10316/27991TID:201341280porSantos, V. (2014). Relatório Final de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º Ciclos Infante D. Pedro junto da turma do 9.º D no ano letivo 2013/2014. Relatório Final de Estágio. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.Santos, Vanessa da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:52Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/27991Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:40:13.742523Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica Infante D. Pedro junto da turma do 9º D no ano letivo de 2013-2014 : estudo do desenvolvimento da capacidade aeróbia dos alunos do 9º ano, ao longo das aulas de educação física
title Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica Infante D. Pedro junto da turma do 9º D no ano letivo de 2013-2014 : estudo do desenvolvimento da capacidade aeróbia dos alunos do 9º ano, ao longo das aulas de educação física
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica Infante D. Pedro junto da turma do 9º D no ano letivo de 2013-2014 : estudo do desenvolvimento da capacidade aeróbia dos alunos do 9º ano, ao longo das aulas de educação física
Santos, Vanessa da Silva
Ensino da educação física
Formação de professores
Prática pedagógica
title_short Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica Infante D. Pedro junto da turma do 9º D no ano letivo de 2013-2014 : estudo do desenvolvimento da capacidade aeróbia dos alunos do 9º ano, ao longo das aulas de educação física
title_full Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica Infante D. Pedro junto da turma do 9º D no ano letivo de 2013-2014 : estudo do desenvolvimento da capacidade aeróbia dos alunos do 9º ano, ao longo das aulas de educação física
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica Infante D. Pedro junto da turma do 9º D no ano letivo de 2013-2014 : estudo do desenvolvimento da capacidade aeróbia dos alunos do 9º ano, ao longo das aulas de educação física
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica Infante D. Pedro junto da turma do 9º D no ano letivo de 2013-2014 : estudo do desenvolvimento da capacidade aeróbia dos alunos do 9º ano, ao longo das aulas de educação física
title_sort Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica Infante D. Pedro junto da turma do 9º D no ano letivo de 2013-2014 : estudo do desenvolvimento da capacidade aeróbia dos alunos do 9º ano, ao longo das aulas de educação física
author Santos, Vanessa da Silva
author_facet Santos, Vanessa da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Vanessa da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da educação física
Formação de professores
Prática pedagógica
topic Ensino da educação física
Formação de professores
Prática pedagógica
description Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física da Universidade de Coimbra
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/27991
http://hdl.handle.net/10316/27991
TID:201341280
url http://hdl.handle.net/10316/27991
identifier_str_mv TID:201341280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Santos, V. (2014). Relatório Final de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º Ciclos Infante D. Pedro junto da turma do 9.º D no ano letivo 2013/2014. Relatório Final de Estágio. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133663409995776