Perspetivas de estudantes do ensino superior politécnico sobre a transição para o ensino remoto de emergência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Marisa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Perpétua
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/3637
Resumo: COVID-19 pandemic forced higher education institutions to make a sudden transition from face-to-face to distance learning, which involved a huge effort by all those involved in adapting to a new learning system. The analysis of students’ responses to questionnaires applied in a Portuguese higher education institution highlighted the main positive and negative aspects experienced, bringing contributions to a discussion on factors that determine the success of remote education and the preparation of the next semester.
id RCAP_de0c972b4de34c977146374ece8d5acb
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3637
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perspetivas de estudantes do ensino superior politécnico sobre a transição para o ensino remoto de emergênciaHigher education polithecnic students’ perspectives on the transition to emergency remote teachingcovid-19 pandemicemergency remote teachinghigher educationensino remoto de emergênciaensino superiorpandemia da COVID-19perspetivas dos estudantesstudents’ perspectivesCOVID-19 pandemic forced higher education institutions to make a sudden transition from face-to-face to distance learning, which involved a huge effort by all those involved in adapting to a new learning system. The analysis of students’ responses to questionnaires applied in a Portuguese higher education institution highlighted the main positive and negative aspects experienced, bringing contributions to a discussion on factors that determine the success of remote education and the preparation of the next semester.A pandemia da COVID-19 forçou as instituições de ensino superior a realizar uma transição súbita do ensino presencial para o ensino remoto, o que envolveu um enorme esforço de todos os envolvidos na adaptação a um novo sistema de aprendizagem. Este trabalho apresenta os resultados preliminares de um estudo mais alargado sobre as perspetivas dos estudantes sobre o ensino remoto de emergência. O tratamento dos questionários aplicados aos estudantes de uma instituição de ensino superior portuguesa evidencia os principais aspetos positivos e negativos vivenciados, trazendo contributos para a discussão sobre fatores que determinam o sucesso do ensino remoto e para a preparação do próximo semestre.Repositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémCorreia, MarisaSilva, Perpétua2021-09-21T14:53:59Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3637engCorreia, M., & Silva, P. S. (2020). Higher Education Polytechnic Students’ Perspectives on the Transition to Emergency Remote Teaching. In Proceedings of the 22th International Symposium on Computers in Education (SIIE 2020). Universidade de Cádiz.1613-0073info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:35:39Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3637Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:23.411431Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perspetivas de estudantes do ensino superior politécnico sobre a transição para o ensino remoto de emergência
Higher education polithecnic students’ perspectives on the transition to emergency remote teaching
title Perspetivas de estudantes do ensino superior politécnico sobre a transição para o ensino remoto de emergência
spellingShingle Perspetivas de estudantes do ensino superior politécnico sobre a transição para o ensino remoto de emergência
Correia, Marisa
covid-19 pandemic
emergency remote teaching
higher education
ensino remoto de emergência
ensino superior
pandemia da COVID-19
perspetivas dos estudantes
students’ perspectives
title_short Perspetivas de estudantes do ensino superior politécnico sobre a transição para o ensino remoto de emergência
title_full Perspetivas de estudantes do ensino superior politécnico sobre a transição para o ensino remoto de emergência
title_fullStr Perspetivas de estudantes do ensino superior politécnico sobre a transição para o ensino remoto de emergência
title_full_unstemmed Perspetivas de estudantes do ensino superior politécnico sobre a transição para o ensino remoto de emergência
title_sort Perspetivas de estudantes do ensino superior politécnico sobre a transição para o ensino remoto de emergência
author Correia, Marisa
author_facet Correia, Marisa
Silva, Perpétua
author_role author
author2 Silva, Perpétua
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Marisa
Silva, Perpétua
dc.subject.por.fl_str_mv covid-19 pandemic
emergency remote teaching
higher education
ensino remoto de emergência
ensino superior
pandemia da COVID-19
perspetivas dos estudantes
students’ perspectives
topic covid-19 pandemic
emergency remote teaching
higher education
ensino remoto de emergência
ensino superior
pandemia da COVID-19
perspetivas dos estudantes
students’ perspectives
description COVID-19 pandemic forced higher education institutions to make a sudden transition from face-to-face to distance learning, which involved a huge effort by all those involved in adapting to a new learning system. The analysis of students’ responses to questionnaires applied in a Portuguese higher education institution highlighted the main positive and negative aspects experienced, bringing contributions to a discussion on factors that determine the success of remote education and the preparation of the next semester.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2021-09-21T14:53:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/3637
url http://hdl.handle.net/10400.15/3637
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Correia, M., & Silva, P. S. (2020). Higher Education Polytechnic Students’ Perspectives on the Transition to Emergency Remote Teaching. In Proceedings of the 22th International Symposium on Computers in Education (SIIE 2020). Universidade de Cádiz.
1613-0073
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137043227344896