Perspetivas de estudantes do ensino superior politécnico sobre a transição para o ensino remoto de emergência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/3637 |
Resumo: | COVID-19 pandemic forced higher education institutions to make a sudden transition from face-to-face to distance learning, which involved a huge effort by all those involved in adapting to a new learning system. The analysis of students’ responses to questionnaires applied in a Portuguese higher education institution highlighted the main positive and negative aspects experienced, bringing contributions to a discussion on factors that determine the success of remote education and the preparation of the next semester. |
id |
RCAP_de0c972b4de34c977146374ece8d5acb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3637 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perspetivas de estudantes do ensino superior politécnico sobre a transição para o ensino remoto de emergênciaHigher education polithecnic students’ perspectives on the transition to emergency remote teachingcovid-19 pandemicemergency remote teachinghigher educationensino remoto de emergênciaensino superiorpandemia da COVID-19perspetivas dos estudantesstudents’ perspectivesCOVID-19 pandemic forced higher education institutions to make a sudden transition from face-to-face to distance learning, which involved a huge effort by all those involved in adapting to a new learning system. The analysis of students’ responses to questionnaires applied in a Portuguese higher education institution highlighted the main positive and negative aspects experienced, bringing contributions to a discussion on factors that determine the success of remote education and the preparation of the next semester.A pandemia da COVID-19 forçou as instituições de ensino superior a realizar uma transição súbita do ensino presencial para o ensino remoto, o que envolveu um enorme esforço de todos os envolvidos na adaptação a um novo sistema de aprendizagem. Este trabalho apresenta os resultados preliminares de um estudo mais alargado sobre as perspetivas dos estudantes sobre o ensino remoto de emergência. O tratamento dos questionários aplicados aos estudantes de uma instituição de ensino superior portuguesa evidencia os principais aspetos positivos e negativos vivenciados, trazendo contributos para a discussão sobre fatores que determinam o sucesso do ensino remoto e para a preparação do próximo semestre.Repositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémCorreia, MarisaSilva, Perpétua2021-09-21T14:53:59Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3637engCorreia, M., & Silva, P. S. (2020). Higher Education Polytechnic Students’ Perspectives on the Transition to Emergency Remote Teaching. In Proceedings of the 22th International Symposium on Computers in Education (SIIE 2020). Universidade de Cádiz.1613-0073info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:35:39Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3637Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:23.411431Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspetivas de estudantes do ensino superior politécnico sobre a transição para o ensino remoto de emergência Higher education polithecnic students’ perspectives on the transition to emergency remote teaching |
title |
Perspetivas de estudantes do ensino superior politécnico sobre a transição para o ensino remoto de emergência |
spellingShingle |
Perspetivas de estudantes do ensino superior politécnico sobre a transição para o ensino remoto de emergência Correia, Marisa covid-19 pandemic emergency remote teaching higher education ensino remoto de emergência ensino superior pandemia da COVID-19 perspetivas dos estudantes students’ perspectives |
title_short |
Perspetivas de estudantes do ensino superior politécnico sobre a transição para o ensino remoto de emergência |
title_full |
Perspetivas de estudantes do ensino superior politécnico sobre a transição para o ensino remoto de emergência |
title_fullStr |
Perspetivas de estudantes do ensino superior politécnico sobre a transição para o ensino remoto de emergência |
title_full_unstemmed |
Perspetivas de estudantes do ensino superior politécnico sobre a transição para o ensino remoto de emergência |
title_sort |
Perspetivas de estudantes do ensino superior politécnico sobre a transição para o ensino remoto de emergência |
author |
Correia, Marisa |
author_facet |
Correia, Marisa Silva, Perpétua |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Perpétua |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Marisa Silva, Perpétua |
dc.subject.por.fl_str_mv |
covid-19 pandemic emergency remote teaching higher education ensino remoto de emergência ensino superior pandemia da COVID-19 perspetivas dos estudantes students’ perspectives |
topic |
covid-19 pandemic emergency remote teaching higher education ensino remoto de emergência ensino superior pandemia da COVID-19 perspetivas dos estudantes students’ perspectives |
description |
COVID-19 pandemic forced higher education institutions to make a sudden transition from face-to-face to distance learning, which involved a huge effort by all those involved in adapting to a new learning system. The analysis of students’ responses to questionnaires applied in a Portuguese higher education institution highlighted the main positive and negative aspects experienced, bringing contributions to a discussion on factors that determine the success of remote education and the preparation of the next semester. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z 2021-09-21T14:53:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/3637 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/3637 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Correia, M., & Silva, P. S. (2020). Higher Education Polytechnic Students’ Perspectives on the Transition to Emergency Remote Teaching. In Proceedings of the 22th International Symposium on Computers in Education (SIIE 2020). Universidade de Cádiz. 1613-0073 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137043227344896 |