Migrações e diversidade cultural: uma experiência didática no 8º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Eliana de Melo Prospero
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/40539
Resumo: O presente relatório de prática de ensino supervisionada encontra-se, inserida no âmbito do Mestrado em Ensino de Geografia para o 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário da Universidade de Lisboa, visa apresentar as atividades desenvolvidas com a turma do 8ºA da Escola Básica de Alfornelos, no concelho da Amadora. A lecionação dos conteúdos programáticos para a disciplina de Geografia teve como documento de referência as Metas Curriculares vigentes no ano letivo de 2017/2018 e incidiram sobre o domínio “População e Povoamento” e sobre os subdomínios “Mobilidade da população” e “Diversidade cultural”. De forma a conduzir esta experiência didática foi estabelecida a seguinte questão de investigação: Qual contributo que a Geografia Escolar pode dar para um melhor entendimento do fenómeno das Migrações e da Diversidade Cultural? Como estratégia de ensino e aprendizagem foi utilizado o trabalho de grupo na sua vertente colaborativa. Ao longo das aulas destinadas para efeitos desta experiência os alunos e alunas puderam adquirir conhecimentos teóricos acerca das temáticas das migrações e da diversidade cultural e, posteriormente, mobilizar esses conhecimentos na realização do trabalho em grupo, permitindo-lhes também desenvolver competências geográficas relacionadas com a pesquisa e organização de dados, representação gráfica e cartográfica. Para a avaliação das aprendizagens, os alunos e as alunas foram avaliados/as de forma sumativa, através de uma ficha de avaliação, e formativa, através da avaliação do produto final de cada um dos trabalhos, bem como da auto e hetero avaliação por eles realizada. Após a experiência os alunos e alunas no 8ºA tiveram ainda a oportunidade de responder a um inquérito onde foi possível expressarem a sua opinião sobre o trabalho de grupo realizado e aula. Os resultados alcançados através da avaliação e da informação disponibilizada pelos alunos e alunas permitiram constatar que toda esta experiência estimulou o interesse dos mesmos para as temáticas lecionadas, ajudando-os a compreender melhor os conteúdos e a desenvolverem competências geográficas como a leitura e interpretação de mapas, a utilização do vocabulário geográfico em descrições simples, o tratamento da informação geográfica e a interpretação dos fenómenos, formulando conclusões.
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De forma a conduzir esta experiência didática foi estabelecida a seguinte questão de investigação: Qual contributo que a Geografia Escolar pode dar para um melhor entendimento do fenómeno das Migrações e da Diversidade Cultural? Como estratégia de ensino e aprendizagem foi utilizado o trabalho de grupo na sua vertente colaborativa. Ao longo das aulas destinadas para efeitos desta experiência os alunos e alunas puderam adquirir conhecimentos teóricos acerca das temáticas das migrações e da diversidade cultural e, posteriormente, mobilizar esses conhecimentos na realização do trabalho em grupo, permitindo-lhes também desenvolver competências geográficas relacionadas com a pesquisa e organização de dados, representação gráfica e cartográfica. Para a avaliação das aprendizagens, os alunos e as alunas foram avaliados/as de forma sumativa, através de uma ficha de avaliação, e formativa, através da avaliação do produto final de cada um dos trabalhos, bem como da auto e hetero avaliação por eles realizada. Após a experiência os alunos e alunas no 8ºA tiveram ainda a oportunidade de responder a um inquérito onde foi possível expressarem a sua opinião sobre o trabalho de grupo realizado e aula. Os resultados alcançados através da avaliação e da informação disponibilizada pelos alunos e alunas permitiram constatar que toda esta experiência estimulou o interesse dos mesmos para as temáticas lecionadas, ajudando-os a compreender melhor os conteúdos e a desenvolverem competências geográficas como a leitura e interpretação de mapas, a utilização do vocabulário geográfico em descrições simples, o tratamento da informação geográfica e a interpretação dos fenómenos, formulando conclusões.The present report of supervised teaching practice, within the scope of Master in Geography Teaching for the 3rd cycle of basic education and secondary education at the University of Lisbon, aims at presenting the activities developed with the 8th grade of Alfornelosʼ Basic School, in the municipality of Amadora. The lecturing of the syllabus for Geography as a subject had as reference document the Curricular Goals in force in the school year 2017/2018 and focused on the domain “Population and Settlement” and on the subdomains “Mobility of the population” and “Cultural diversity”. In order to conduct this didactic experiment, the following research question was established: What contribution can School Geography make to a better understanding of the phenomenon of Migration and Cultural Diversity? As a teaching and learning strategy, group work was used in its collaborative aspect. Throughout the classes designed for the purpose of this experiment, students were able to acquire theoretical knowledge about the themes of migration and cultural diversity and, later, to mobilize this knowledge in the development of group work, also allowing them to develop geographic skills related to data research and organization, graphic and cartography representation. For the evaluation of the learning, the students were evaluated, through summative and formative, through the evaluation of the final product of each of the works, as well as their self and hetero evaluation fulfilled by them. After the experience, the students in the 8th grade had the opportunity to answer a survey where it was possible to express their opinion about the group work and class. The results achieved through the evaluation and the information provided by the students showed that all this experience stimulated their interest in the themes taught, helping them to better understand geographical contents. It was also demonstrated the development of geographical skills such as map reading, utilizing geographical concepts in simple exercises, using statistical data and cartography to better understand geographical phenomena.Esteves, Maria Helena Mariano de Brito FidalgoRepositório da Universidade de LisboaPereira, Eliana de Melo Prospero2019-12-12T17:38:25Z2019-11-082019-11-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/40539TID:202330176porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:39:52Zoai:repositorio.ul.pt:10451/40539Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:12.618966Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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