Avaliação do desempenho e da segurança em travessias pedonais com sistemas de monitorização ativos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/31121 |
Resumo: | Na via pública existem vários tipos de utilizadores, sendo os peões os utilizadores mais sensíveis no que toca à segurança rodoviária. De entre todos os elementos que compõem as infraestruturas pedonais, são as travessias pedonais os seus pontos críticos. Nesses locais existem conflitos entre veículos e peões, sendo por isso essencial minimizar o risco de acidente adotando soluções que diminuam a exposição do peão. O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma metodologia que permita a avaliação do risco em travessias pedonais, com o auxílio de um sistema de sinalização e de monitorização ativo que se encontra a ser desenvolvido na Universidade de Aveiro, bem como a sua comparação com sistemas semelhantes. O número de peões envolvido em acidentes rodoviários, por ano, é um dado alarmante para as autoridades nacionais. Com as condições de tráfego a evoluir à medida que os volumes de tráfego e os congestionamentos aumentam, a segurança dos peões durante o atravessamento das rodovias é afetada. Desenvolvimentos recentes nos recursos de desenho geométrico, dispositivos de controlo de tráfego e nas tecnologias em geral podem melhorar o acesso e segurança dos peões ao identificar problemas específicos associados a atravessamentos das vias. A metodologia desenvolvida está dividida em duas fases, a Fase Estática e a Fase Dinâmica. Na Fase Estática, desenvolvida em forma de lista de verificação (Checklist), são tidos em conta critérios tais como: a localização e geometria da via; a visibilidade; a acessibilidade de pessoas com mobilidade condicionada, a sinalização; e a iluminação. Na Fase Dinâmica são avaliados: a exposição e a situação climatérica em função do tempo. A Fase Estática da metodologia foi desenvolvida de modo a ser possível fazer um levantamento das características de qualquer travessia pedonal não semaforizada, tendo apenas em conta os fatores estáticos e físicos da mesma com vista a avaliar possível insuficiências. Esta foi aplicada a dois casos de estudo. Para a Fase Dinâmica da metodologia serão tidos em conta vários fatores, sendo os mais importantes a velocidade e o volume de veículos e peões, tendo sido adotada uma metodologia desenvolvida pelo National Cooperative Highway Research Program (NCHRP). Esta metodologia seria adaptada para os moldes europeus e, juntamente com o gráfico do PV2 e a situação meteorológica, utilizada de modo a complementar a metodologia geral que é o produto desta dissertação. No geral, a metodologia desenvolvida irá avaliar a segurança e o desempenho de travessias pedonais utilizando um sistema de monitorização ativo capaz de captar os volumes de peões e veículos, bem como as suas velocidades, que permitirá fazer essa avaliação em tempo real, transmitindo as informações para uma base de dados que por sua vez serão fornecidas às entidades reguladoras para agir consoante os resultados que vão sendo apresentados pelo sistema ao longo da avaliação. |
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O número de peões envolvido em acidentes rodoviários, por ano, é um dado alarmante para as autoridades nacionais. Com as condições de tráfego a evoluir à medida que os volumes de tráfego e os congestionamentos aumentam, a segurança dos peões durante o atravessamento das rodovias é afetada. Desenvolvimentos recentes nos recursos de desenho geométrico, dispositivos de controlo de tráfego e nas tecnologias em geral podem melhorar o acesso e segurança dos peões ao identificar problemas específicos associados a atravessamentos das vias. A metodologia desenvolvida está dividida em duas fases, a Fase Estática e a Fase Dinâmica. Na Fase Estática, desenvolvida em forma de lista de verificação (Checklist), são tidos em conta critérios tais como: a localização e geometria da via; a visibilidade; a acessibilidade de pessoas com mobilidade condicionada, a sinalização; e a iluminação. Na Fase Dinâmica são avaliados: a exposição e a situação climatérica em função do tempo. A Fase Estática da metodologia foi desenvolvida de modo a ser possível fazer um levantamento das características de qualquer travessia pedonal não semaforizada, tendo apenas em conta os fatores estáticos e físicos da mesma com vista a avaliar possível insuficiências. Esta foi aplicada a dois casos de estudo. Para a Fase Dinâmica da metodologia serão tidos em conta vários fatores, sendo os mais importantes a velocidade e o volume de veículos e peões, tendo sido adotada uma metodologia desenvolvida pelo National Cooperative Highway Research Program (NCHRP). Esta metodologia seria adaptada para os moldes europeus e, juntamente com o gráfico do PV2 e a situação meteorológica, utilizada de modo a complementar a metodologia geral que é o produto desta dissertação. No geral, a metodologia desenvolvida irá avaliar a segurança e o desempenho de travessias pedonais utilizando um sistema de monitorização ativo capaz de captar os volumes de peões e veículos, bem como as suas velocidades, que permitirá fazer essa avaliação em tempo real, transmitindo as informações para uma base de dados que por sua vez serão fornecidas às entidades reguladoras para agir consoante os resultados que vão sendo apresentados pelo sistema ao longo da avaliação.On public roads there are several types of users, with pedestrians being the most sensitive users when it comes to safety. Among all the elements that make up pedestrian infrastructures, pedestrian crosswalks are its critical points. There are conflicts between vehicles and pedestrians in these places, so it’s essential to minimize the risk of an accident by adopting solutions that reduce pedestrian exposure. The objective of this work is the development of a methodology that allows risk assessment in pedestrian crossings, with the aid of an active signaling and monitoring system that is being developed at the University of Aveiro, as well as its comparison with systems similar. The number of pedestrians involved in road accidents per year is alarming for national authorities. With traffic conditions evolving as traffic volumes and congestion increase, pedestrian safety when crossing roads is affected. Recent developments in geometric design features, traffic control devices and technologies in general can improve pedestrian access and safety by identifying specific problems associated with road crossings. The methodology developed is divided into two phases, the Static Phase and the Dynamic Phase. In the Static Phase, developed in the form of a checklist, the criteria taken into account are: location and geometry of the road; visibility; accessibility for people with disabilities; signaling; and lighting. In the Dynamic Phase are evaluated: exposure and the climatic situation as a function of the time. The Static Phase of the methodology was developed in order to be able to make a survey of the characteristics of any pedestrian crosswalk that doesn’t have traffic light regulation, taking into account only the static and physical factors in order to assess possible shortcomings. This was applied to two case studies. For the Dynamic Phase of the methodology, several factors will be taken into account, the most important being the speed and volume of vehicles and pedestrians, having been adopted a methodology developed by the National Cooperative Highway Research Program (NCHRP). This methodology would be adapted to European molds and, alongside the PV2 graph and the meteorological situation, used as a way of complement the general methodology that is the product of this dissertation. In general, the methodology developed will assess the safety and performance of pedestrian crosswalks using an active monitoring system capable of capturing the volumes of pedestrians and vehicles, as well as their speeds, which will make this assessment possible in real time, transmitting the information to a database which in turn will be provided to regulatory authorities to act according to the results that are being presented by the system throughout the evaluation.2021-04-07T08:49:04Z2021-02-23T00:00:00Z2021-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31121porOliveira, Luís Manuel Gomes Baptista deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:00:07Zoai:ria.ua.pt:10773/31121Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:05.353998Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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