O espaço exterior no jardim de infância: utilização de recursos fixos informais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/621 |
Resumo: | Este estudo centra-se na utilização de recursos fixos informais em contexto de Jardim de Infância. O espaço exterior de um Jardim de Infância é fulcral para o desenvolvimento nas crianças, não só a nível da motricidade, mas também através das relações entre os pares. É no espaço exterior que podem ser proporcionadas às crianças não só momentos de aprendizagens informais, também de atividades planeadas. Cabe assim ao educador fazer do espaço exterior um prolongamento do espaço interior, onde as crianças realizam aprendizagens ao “ar livre” tendo em conta e explorando as características do meio envolvente. A metodologia utilizada foi a Investigação-ação e utilizar-se-ão como instrumentos de recolha de dados: a entrevista semiestruturada e a discussão de grupo. Pretende-se, após a análise dos dados recolhidos, conhecer o impacto das ações que foram desenvolvidas para introduzir novos recursos no espaço exterior, de forma a proporcionar às crianças e adultos melhores condições para a sua utilização. |
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