O impacto da disciplina positiva na gestão de comportamentos dos/as alunos/as em 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Rita Lopes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/32710
Resumo: O presente relatório final elaborou-se no sentido de refletir e sustentar a investigação realizada em contexto de estágio curricular, num centro escolar da cidade de Coimbra, inerente às unidades curriculares Prática Educativa I e II do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB). Durante o processo, envolveram-se vinte e cinco crianças do 2º ano do 1º CEB e respetiva professora titular de turma, procurando aprofundar a temática da gestão comportamental, uma vez que a questão é tão recorrente nos dias de hoje. A investigação realizada toma como modelo a metodologia qualitativa e tem como objetivo gerar soluções para o tempo de espera entre tarefas, construir regras de participação coletiva e compreender a importância da gestão de tempo e espaço na gestão de comportamentos. Ainda, durante o estudo, emergiram questões relativas à importância da intervenção das crianças e do debate das suas opiniões para promover um ambiente positivo dentro de sala de aula; e ao papel do/a professor/a na gestão de comportamentos. A investigação permitiu compreender as diversas variáveis do processo de ensino e aprendizagem, compreendendo que as situações que destabilizavam o grupo provinham de fatores institucionais formais. Assim, encontrado o foco do problema, foi possível reestruturar algumas dinâmicas da aula em conjunto com os/as alunos/as, gerando-se soluções que foram ao encontro dos objetivos propostos à investigação, permitindo que esta obtivesse resultados positivos.
id RCAP_de842679db24aacd8c07b59988433a24
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/32710
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O impacto da disciplina positiva na gestão de comportamentos dos/as alunos/as em 1º ciclo do ensino básicoEnsino Básico 1º CicloDisciplina PositivaGestão ComportamentalEstratégias de ImplementaçãoParticipação Ativa das CriançasPapel do ProfessorO presente relatório final elaborou-se no sentido de refletir e sustentar a investigação realizada em contexto de estágio curricular, num centro escolar da cidade de Coimbra, inerente às unidades curriculares Prática Educativa I e II do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB). Durante o processo, envolveram-se vinte e cinco crianças do 2º ano do 1º CEB e respetiva professora titular de turma, procurando aprofundar a temática da gestão comportamental, uma vez que a questão é tão recorrente nos dias de hoje. A investigação realizada toma como modelo a metodologia qualitativa e tem como objetivo gerar soluções para o tempo de espera entre tarefas, construir regras de participação coletiva e compreender a importância da gestão de tempo e espaço na gestão de comportamentos. Ainda, durante o estudo, emergiram questões relativas à importância da intervenção das crianças e do debate das suas opiniões para promover um ambiente positivo dentro de sala de aula; e ao papel do/a professor/a na gestão de comportamentos. A investigação permitiu compreender as diversas variáveis do processo de ensino e aprendizagem, compreendendo que as situações que destabilizavam o grupo provinham de fatores institucionais formais. Assim, encontrado o foco do problema, foi possível reestruturar algumas dinâmicas da aula em conjunto com os/as alunos/as, gerando-se soluções que foram ao encontro dos objetivos propostos à investigação, permitindo que esta obtivesse resultados positivos.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Repositório ComumFerreira, Rita Lopes2020-06-23T09:31:25Z2020-01-01T00:00:00Z2020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/32710202484769porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:09ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O impacto da disciplina positiva na gestão de comportamentos dos/as alunos/as em 1º ciclo do ensino básico
title O impacto da disciplina positiva na gestão de comportamentos dos/as alunos/as em 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle O impacto da disciplina positiva na gestão de comportamentos dos/as alunos/as em 1º ciclo do ensino básico
Ferreira, Rita Lopes
Ensino Básico 1º Ciclo
Disciplina Positiva
Gestão Comportamental
Estratégias de Implementação
Participação Ativa das Crianças
Papel do Professor
title_short O impacto da disciplina positiva na gestão de comportamentos dos/as alunos/as em 1º ciclo do ensino básico
title_full O impacto da disciplina positiva na gestão de comportamentos dos/as alunos/as em 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr O impacto da disciplina positiva na gestão de comportamentos dos/as alunos/as em 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed O impacto da disciplina positiva na gestão de comportamentos dos/as alunos/as em 1º ciclo do ensino básico
title_sort O impacto da disciplina positiva na gestão de comportamentos dos/as alunos/as em 1º ciclo do ensino básico
author Ferreira, Rita Lopes
author_facet Ferreira, Rita Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Rita Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Básico 1º Ciclo
Disciplina Positiva
Gestão Comportamental
Estratégias de Implementação
Participação Ativa das Crianças
Papel do Professor
topic Ensino Básico 1º Ciclo
Disciplina Positiva
Gestão Comportamental
Estratégias de Implementação
Participação Ativa das Crianças
Papel do Professor
description O presente relatório final elaborou-se no sentido de refletir e sustentar a investigação realizada em contexto de estágio curricular, num centro escolar da cidade de Coimbra, inerente às unidades curriculares Prática Educativa I e II do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB). Durante o processo, envolveram-se vinte e cinco crianças do 2º ano do 1º CEB e respetiva professora titular de turma, procurando aprofundar a temática da gestão comportamental, uma vez que a questão é tão recorrente nos dias de hoje. A investigação realizada toma como modelo a metodologia qualitativa e tem como objetivo gerar soluções para o tempo de espera entre tarefas, construir regras de participação coletiva e compreender a importância da gestão de tempo e espaço na gestão de comportamentos. Ainda, durante o estudo, emergiram questões relativas à importância da intervenção das crianças e do debate das suas opiniões para promover um ambiente positivo dentro de sala de aula; e ao papel do/a professor/a na gestão de comportamentos. A investigação permitiu compreender as diversas variáveis do processo de ensino e aprendizagem, compreendendo que as situações que destabilizavam o grupo provinham de fatores institucionais formais. Assim, encontrado o foco do problema, foi possível reestruturar algumas dinâmicas da aula em conjunto com os/as alunos/as, gerando-se soluções que foram ao encontro dos objetivos propostos à investigação, permitindo que esta obtivesse resultados positivos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-23T09:31:25Z
2020-01-01T00:00:00Z
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/32710
202484769
url http://hdl.handle.net/10400.26/32710
identifier_str_mv 202484769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301285240832000