O impacto da disciplina positiva na gestão de comportamentos dos/as alunos/as em 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/32710 |
Resumo: | O presente relatório final elaborou-se no sentido de refletir e sustentar a investigação realizada em contexto de estágio curricular, num centro escolar da cidade de Coimbra, inerente às unidades curriculares Prática Educativa I e II do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB). Durante o processo, envolveram-se vinte e cinco crianças do 2º ano do 1º CEB e respetiva professora titular de turma, procurando aprofundar a temática da gestão comportamental, uma vez que a questão é tão recorrente nos dias de hoje. A investigação realizada toma como modelo a metodologia qualitativa e tem como objetivo gerar soluções para o tempo de espera entre tarefas, construir regras de participação coletiva e compreender a importância da gestão de tempo e espaço na gestão de comportamentos. Ainda, durante o estudo, emergiram questões relativas à importância da intervenção das crianças e do debate das suas opiniões para promover um ambiente positivo dentro de sala de aula; e ao papel do/a professor/a na gestão de comportamentos. A investigação permitiu compreender as diversas variáveis do processo de ensino e aprendizagem, compreendendo que as situações que destabilizavam o grupo provinham de fatores institucionais formais. Assim, encontrado o foco do problema, foi possível reestruturar algumas dinâmicas da aula em conjunto com os/as alunos/as, gerando-se soluções que foram ao encontro dos objetivos propostos à investigação, permitindo que esta obtivesse resultados positivos. |
id |
RCAP_de842679db24aacd8c07b59988433a24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/32710 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
O impacto da disciplina positiva na gestão de comportamentos dos/as alunos/as em 1º ciclo do ensino básicoEnsino Básico 1º CicloDisciplina PositivaGestão ComportamentalEstratégias de ImplementaçãoParticipação Ativa das CriançasPapel do ProfessorO presente relatório final elaborou-se no sentido de refletir e sustentar a investigação realizada em contexto de estágio curricular, num centro escolar da cidade de Coimbra, inerente às unidades curriculares Prática Educativa I e II do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB). Durante o processo, envolveram-se vinte e cinco crianças do 2º ano do 1º CEB e respetiva professora titular de turma, procurando aprofundar a temática da gestão comportamental, uma vez que a questão é tão recorrente nos dias de hoje. A investigação realizada toma como modelo a metodologia qualitativa e tem como objetivo gerar soluções para o tempo de espera entre tarefas, construir regras de participação coletiva e compreender a importância da gestão de tempo e espaço na gestão de comportamentos. Ainda, durante o estudo, emergiram questões relativas à importância da intervenção das crianças e do debate das suas opiniões para promover um ambiente positivo dentro de sala de aula; e ao papel do/a professor/a na gestão de comportamentos. A investigação permitiu compreender as diversas variáveis do processo de ensino e aprendizagem, compreendendo que as situações que destabilizavam o grupo provinham de fatores institucionais formais. Assim, encontrado o foco do problema, foi possível reestruturar algumas dinâmicas da aula em conjunto com os/as alunos/as, gerando-se soluções que foram ao encontro dos objetivos propostos à investigação, permitindo que esta obtivesse resultados positivos.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Repositório ComumFerreira, Rita Lopes2020-06-23T09:31:25Z2020-01-01T00:00:00Z2020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/32710202484769porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:09ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto da disciplina positiva na gestão de comportamentos dos/as alunos/as em 1º ciclo do ensino básico |
title |
O impacto da disciplina positiva na gestão de comportamentos dos/as alunos/as em 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
O impacto da disciplina positiva na gestão de comportamentos dos/as alunos/as em 1º ciclo do ensino básico Ferreira, Rita Lopes Ensino Básico 1º Ciclo Disciplina Positiva Gestão Comportamental Estratégias de Implementação Participação Ativa das Crianças Papel do Professor |
title_short |
O impacto da disciplina positiva na gestão de comportamentos dos/as alunos/as em 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
O impacto da disciplina positiva na gestão de comportamentos dos/as alunos/as em 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
O impacto da disciplina positiva na gestão de comportamentos dos/as alunos/as em 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
O impacto da disciplina positiva na gestão de comportamentos dos/as alunos/as em 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
O impacto da disciplina positiva na gestão de comportamentos dos/as alunos/as em 1º ciclo do ensino básico |
author |
Ferreira, Rita Lopes |
author_facet |
Ferreira, Rita Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vale, Vera Maria Silvério do, 1961- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Rita Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Básico 1º Ciclo Disciplina Positiva Gestão Comportamental Estratégias de Implementação Participação Ativa das Crianças Papel do Professor |
topic |
Ensino Básico 1º Ciclo Disciplina Positiva Gestão Comportamental Estratégias de Implementação Participação Ativa das Crianças Papel do Professor |
description |
O presente relatório final elaborou-se no sentido de refletir e sustentar a investigação realizada em contexto de estágio curricular, num centro escolar da cidade de Coimbra, inerente às unidades curriculares Prática Educativa I e II do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB). Durante o processo, envolveram-se vinte e cinco crianças do 2º ano do 1º CEB e respetiva professora titular de turma, procurando aprofundar a temática da gestão comportamental, uma vez que a questão é tão recorrente nos dias de hoje. A investigação realizada toma como modelo a metodologia qualitativa e tem como objetivo gerar soluções para o tempo de espera entre tarefas, construir regras de participação coletiva e compreender a importância da gestão de tempo e espaço na gestão de comportamentos. Ainda, durante o estudo, emergiram questões relativas à importância da intervenção das crianças e do debate das suas opiniões para promover um ambiente positivo dentro de sala de aula; e ao papel do/a professor/a na gestão de comportamentos. A investigação permitiu compreender as diversas variáveis do processo de ensino e aprendizagem, compreendendo que as situações que destabilizavam o grupo provinham de fatores institucionais formais. Assim, encontrado o foco do problema, foi possível reestruturar algumas dinâmicas da aula em conjunto com os/as alunos/as, gerando-se soluções que foram ao encontro dos objetivos propostos à investigação, permitindo que esta obtivesse resultados positivos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-23T09:31:25Z 2020-01-01T00:00:00Z 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/32710 202484769 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/32710 |
identifier_str_mv |
202484769 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777301285240832000 |