Motivação e apoio à autonomia: estudo longitudinal com alunos do curso técnico-profissional de desporto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Carla Maria Andrino Pacheco, 1966-
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/815
Resumo: Tese de mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Psicologia da Educação, Auto-regulação da Aprendizagem), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2007
id RCAP_deb2e85a6e0a92e81566055ff4b61e01
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/815
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivação e apoio à autonomia: estudo longitudinal com alunos do curso técnico-profissional de desportoDesportoRendimento escolarPsicologia da educaçãoTeses de mestradoTese de mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Psicologia da Educação, Auto-regulação da Aprendizagem), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2007O Ensino Técnico-Profissional foi o contexto educacional escolhido para identificar as razões/motivos para a escolha, persistência e possível abandono, de um Curso Técnico-Profissional de Desporto, em Lisboa, tendo em conta as variáveis Género, Idade e Ano de Escolaridade. As motivações encontradas nos 74 Participantes (22 do género feminino e 52 do género masculino), com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos (idade média = 16,9 anos), todos estudantes desse curso, vão ao encontro às de outros jovens de outras nacionalidades, como confirmam estudos anteriores. Os valores p dos testes unilaterais, para comparação de proporções não revelaram diferenças ao nível do Género na escolha e abandono, do respectivo curso. Em relação à Idade e ao Ano verificaram-se diferenças significativas nas razões/motivos de escolha, persistência e abandono do curso. Pretendeu-se também estudar, transversal e longitudinamente, através da aplicação de questionários, a relação entre a Orientação Motivacional, o Apoio à Autonomia, o Rendimento Escolar e a Satisfação, no respectivo curso, e averiguar se existiam diferenças significativas, em função do Género e do Ano . No estudo transversal, observou-se que a motivação extrínseca é superior à intrínseca, facto que se fica a dever aos rapazes, uma vez que estes estão extrinsecamente mais motivados do que as raparigas. Relativamente ao Rendimento Escolar, para o total dos participantes, o Rendimento Técnico é superior ao Científico. No estudo longitudinal registou-se um aumento significativo nas variáveis Satisfação e Apoio à Autonomia e em ambos os tipos de Rendimentos, o que vem confirmar as hipóteses avançadas nesta investigação.Sá, Maria Isabel Real Fernandes de, 1959-Repositório da Universidade de LisboaTeixeira, Carla Maria Andrino Pacheco, 1966-2010-07-21T10:52:26Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/815porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:39:47Zoai:repositorio.ul.pt:10451/815Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:27:33.719436Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivação e apoio à autonomia: estudo longitudinal com alunos do curso técnico-profissional de desporto
title Motivação e apoio à autonomia: estudo longitudinal com alunos do curso técnico-profissional de desporto
spellingShingle Motivação e apoio à autonomia: estudo longitudinal com alunos do curso técnico-profissional de desporto
Teixeira, Carla Maria Andrino Pacheco, 1966-
Desporto
Rendimento escolar
Psicologia da educação
Teses de mestrado
title_short Motivação e apoio à autonomia: estudo longitudinal com alunos do curso técnico-profissional de desporto
title_full Motivação e apoio à autonomia: estudo longitudinal com alunos do curso técnico-profissional de desporto
title_fullStr Motivação e apoio à autonomia: estudo longitudinal com alunos do curso técnico-profissional de desporto
title_full_unstemmed Motivação e apoio à autonomia: estudo longitudinal com alunos do curso técnico-profissional de desporto
title_sort Motivação e apoio à autonomia: estudo longitudinal com alunos do curso técnico-profissional de desporto
author Teixeira, Carla Maria Andrino Pacheco, 1966-
author_facet Teixeira, Carla Maria Andrino Pacheco, 1966-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sá, Maria Isabel Real Fernandes de, 1959-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Carla Maria Andrino Pacheco, 1966-
dc.subject.por.fl_str_mv Desporto
Rendimento escolar
Psicologia da educação
Teses de mestrado
topic Desporto
Rendimento escolar
Psicologia da educação
Teses de mestrado
description Tese de mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Psicologia da Educação, Auto-regulação da Aprendizagem), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2007
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-01-01T00:00:00Z
2010-07-21T10:52:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/815
url http://hdl.handle.net/10451/815
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
text/xml
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134157391003648