Motivação e apoio à autonomia: estudo longitudinal com alunos do curso técnico-profissional de desporto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/815 |
Resumo: | Tese de mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Psicologia da Educação, Auto-regulação da Aprendizagem), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2007 |
id |
RCAP_deb2e85a6e0a92e81566055ff4b61e01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/815 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Motivação e apoio à autonomia: estudo longitudinal com alunos do curso técnico-profissional de desportoDesportoRendimento escolarPsicologia da educaçãoTeses de mestradoTese de mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Psicologia da Educação, Auto-regulação da Aprendizagem), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2007O Ensino Técnico-Profissional foi o contexto educacional escolhido para identificar as razões/motivos para a escolha, persistência e possível abandono, de um Curso Técnico-Profissional de Desporto, em Lisboa, tendo em conta as variáveis Género, Idade e Ano de Escolaridade. As motivações encontradas nos 74 Participantes (22 do género feminino e 52 do género masculino), com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos (idade média = 16,9 anos), todos estudantes desse curso, vão ao encontro às de outros jovens de outras nacionalidades, como confirmam estudos anteriores. Os valores p dos testes unilaterais, para comparação de proporções não revelaram diferenças ao nível do Género na escolha e abandono, do respectivo curso. Em relação à Idade e ao Ano verificaram-se diferenças significativas nas razões/motivos de escolha, persistência e abandono do curso. Pretendeu-se também estudar, transversal e longitudinamente, através da aplicação de questionários, a relação entre a Orientação Motivacional, o Apoio à Autonomia, o Rendimento Escolar e a Satisfação, no respectivo curso, e averiguar se existiam diferenças significativas, em função do Género e do Ano . No estudo transversal, observou-se que a motivação extrínseca é superior à intrínseca, facto que se fica a dever aos rapazes, uma vez que estes estão extrinsecamente mais motivados do que as raparigas. Relativamente ao Rendimento Escolar, para o total dos participantes, o Rendimento Técnico é superior ao Científico. No estudo longitudinal registou-se um aumento significativo nas variáveis Satisfação e Apoio à Autonomia e em ambos os tipos de Rendimentos, o que vem confirmar as hipóteses avançadas nesta investigação.Sá, Maria Isabel Real Fernandes de, 1959-Repositório da Universidade de LisboaTeixeira, Carla Maria Andrino Pacheco, 1966-2010-07-21T10:52:26Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/815porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:39:47Zoai:repositorio.ul.pt:10451/815Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:27:33.719436Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivação e apoio à autonomia: estudo longitudinal com alunos do curso técnico-profissional de desporto |
title |
Motivação e apoio à autonomia: estudo longitudinal com alunos do curso técnico-profissional de desporto |
spellingShingle |
Motivação e apoio à autonomia: estudo longitudinal com alunos do curso técnico-profissional de desporto Teixeira, Carla Maria Andrino Pacheco, 1966- Desporto Rendimento escolar Psicologia da educação Teses de mestrado |
title_short |
Motivação e apoio à autonomia: estudo longitudinal com alunos do curso técnico-profissional de desporto |
title_full |
Motivação e apoio à autonomia: estudo longitudinal com alunos do curso técnico-profissional de desporto |
title_fullStr |
Motivação e apoio à autonomia: estudo longitudinal com alunos do curso técnico-profissional de desporto |
title_full_unstemmed |
Motivação e apoio à autonomia: estudo longitudinal com alunos do curso técnico-profissional de desporto |
title_sort |
Motivação e apoio à autonomia: estudo longitudinal com alunos do curso técnico-profissional de desporto |
author |
Teixeira, Carla Maria Andrino Pacheco, 1966- |
author_facet |
Teixeira, Carla Maria Andrino Pacheco, 1966- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sá, Maria Isabel Real Fernandes de, 1959- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Carla Maria Andrino Pacheco, 1966- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desporto Rendimento escolar Psicologia da educação Teses de mestrado |
topic |
Desporto Rendimento escolar Psicologia da educação Teses de mestrado |
description |
Tese de mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Psicologia da Educação, Auto-regulação da Aprendizagem), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2007 |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007-01-01T00:00:00Z 2010-07-21T10:52:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/815 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/815 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf text/xml |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134157391003648 |