O papel das novas tecnologias na captação de clientes: o caso dos aderentes da Rota dos Vinhos do Dão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/7872 |
Resumo: | As novas tecnologias tem vindo a desempenhar um papel determinante na industria do Turismo. Estas possibilitam a adoção de soluções tecnológicas que contribuem para o crescimento das empresas, para a eficiência dos processos, melhor gestão do tempo e maior visibilidade. Um dos benefícios mais percetível é a captação de novos clientes e uma melhor comunicação que pode resultar numa maior satisfação e consequentemente uma melhoria da experiencia dos turistas. Neste artigo pretende-se perceber qual a importância e o papel que as novas tecnologias desempenham na captação de clientes dos aderentes da Rota dos Vinhos do Dão (RVD), uma rota de vinhos situada na região centro de Portugal. Para esse efeito foram aplicadas entrevistas semiestruturadas a 42 aderentes da RVD. Os resultados obtidos permitem concluir que apesar dos aderentes atribuírem uma grande importância ao uso das novas tecnologias, existe ainda um longo caminho a percorrer, com muitas dificuldades no processo. |
id |
RCAP_dedc76d4a97da2b1f6a9afa6d251408e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7872 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel das novas tecnologias na captação de clientes: o caso dos aderentes da Rota dos Vinhos do DãoThe role of new technologies in attracting customers: the case of the members of the Dão Wine RouteNovas TecnologiasEnoturismoRota dos Vinhos do DãoAderentesAs novas tecnologias tem vindo a desempenhar um papel determinante na industria do Turismo. Estas possibilitam a adoção de soluções tecnológicas que contribuem para o crescimento das empresas, para a eficiência dos processos, melhor gestão do tempo e maior visibilidade. Um dos benefícios mais percetível é a captação de novos clientes e uma melhor comunicação que pode resultar numa maior satisfação e consequentemente uma melhoria da experiencia dos turistas. Neste artigo pretende-se perceber qual a importância e o papel que as novas tecnologias desempenham na captação de clientes dos aderentes da Rota dos Vinhos do Dão (RVD), uma rota de vinhos situada na região centro de Portugal. Para esse efeito foram aplicadas entrevistas semiestruturadas a 42 aderentes da RVD. Os resultados obtidos permitem concluir que apesar dos aderentes atribuírem uma grande importância ao uso das novas tecnologias, existe ainda um longo caminho a percorrer, com muitas dificuldades no processo.Repositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuBarroco, CristinaPato, Maria LúciaMeneses, Juliana2023-07-19T10:14:22Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/7872porBarroco, Cristina; Pato, Maria Lúcia; Meneses, Juliana. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação; Lousada Ediç. E54, (Nov 2022): 467-479.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-22T02:30:49Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7872Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:54:21.827344Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel das novas tecnologias na captação de clientes: o caso dos aderentes da Rota dos Vinhos do Dão The role of new technologies in attracting customers: the case of the members of the Dão Wine Route |
title |
O papel das novas tecnologias na captação de clientes: o caso dos aderentes da Rota dos Vinhos do Dão |
spellingShingle |
O papel das novas tecnologias na captação de clientes: o caso dos aderentes da Rota dos Vinhos do Dão Barroco, Cristina Novas Tecnologias Enoturismo Rota dos Vinhos do Dão Aderentes |
title_short |
O papel das novas tecnologias na captação de clientes: o caso dos aderentes da Rota dos Vinhos do Dão |
title_full |
O papel das novas tecnologias na captação de clientes: o caso dos aderentes da Rota dos Vinhos do Dão |
title_fullStr |
O papel das novas tecnologias na captação de clientes: o caso dos aderentes da Rota dos Vinhos do Dão |
title_full_unstemmed |
O papel das novas tecnologias na captação de clientes: o caso dos aderentes da Rota dos Vinhos do Dão |
title_sort |
O papel das novas tecnologias na captação de clientes: o caso dos aderentes da Rota dos Vinhos do Dão |
author |
Barroco, Cristina |
author_facet |
Barroco, Cristina Pato, Maria Lúcia Meneses, Juliana |
author_role |
author |
author2 |
Pato, Maria Lúcia Meneses, Juliana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barroco, Cristina Pato, Maria Lúcia Meneses, Juliana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Novas Tecnologias Enoturismo Rota dos Vinhos do Dão Aderentes |
topic |
Novas Tecnologias Enoturismo Rota dos Vinhos do Dão Aderentes |
description |
As novas tecnologias tem vindo a desempenhar um papel determinante na industria do Turismo. Estas possibilitam a adoção de soluções tecnológicas que contribuem para o crescimento das empresas, para a eficiência dos processos, melhor gestão do tempo e maior visibilidade. Um dos benefícios mais percetível é a captação de novos clientes e uma melhor comunicação que pode resultar numa maior satisfação e consequentemente uma melhoria da experiencia dos turistas. Neste artigo pretende-se perceber qual a importância e o papel que as novas tecnologias desempenham na captação de clientes dos aderentes da Rota dos Vinhos do Dão (RVD), uma rota de vinhos situada na região centro de Portugal. Para esse efeito foram aplicadas entrevistas semiestruturadas a 42 aderentes da RVD. Os resultados obtidos permitem concluir que apesar dos aderentes atribuírem uma grande importância ao uso das novas tecnologias, existe ainda um longo caminho a percorrer, com muitas dificuldades no processo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-01-01T00:00:00Z 2023-07-19T10:14:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/7872 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/7872 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Barroco, Cristina; Pato, Maria Lúcia; Meneses, Juliana. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação; Lousada Ediç. E54, (Nov 2022): 467-479. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133142328541184 |