Estratégias para o desenvolvimento da expressão e interação oral nas aulas de Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leitão, Maria João Rodrigues Lima de Sousa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/91105
Resumo: O presente estudo pretende refletir sobre o ensino-aprendizagem da expressão e interação oral nas aulas de LE (Inglês e Espanhol) e apresentar estratégias favoráveis ao desenvolvimento destas mesmas competências. No primeiro capítulo, apresenta-se a definição do conceito de estratégia, na expressão oral, analisando-se, em seguida, os atuais documentos orientadores do ensino das línguas inglesa e espanhola como línguas estrangeiras no sistema de ensino português, tendo em conta as respetivas recomendações de implementação de estratégias na sala de aula que visem o desenvolvimento da expressão e interação oral. No segundo capítulo apresentam-se estratégias favoráveis ao desenvolvimento destas competências, fazendo-se referência à tipologia de atividades e ao papel do professor. Identificam-se também os fatores que, segundo diversos autores, condicionam o desenvolvimento das mesmas em contexto de sala de aula. No terceiro capítulo, reflete-se sobre a forma como a expressão e interação oral têm sido abordadas pelas diferentes metodologias de ensino de línguas estrangeiras ao longo dos últimos anos. No quarto capítulo, apresenta-se a Escola Secundária Romeu Correia no Feijó, onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada, e a caracterização das turmas lecionadas. Por último, no quinto capítulo descrevem-se as várias fases de investigação-ação e apresentam-se as respetivas conclusões.
id RCAP_df0b5cd5d6f75b7a0112736f1df23953
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/91105
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias para o desenvolvimento da expressão e interação oral nas aulas de Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol)Ensino de Língua estrangeiraInglêsEspanholExpressão oralInteração oralEstratégiasAtividades da línguaOral expressionOral interactionStrategiesLanguage activitiesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO presente estudo pretende refletir sobre o ensino-aprendizagem da expressão e interação oral nas aulas de LE (Inglês e Espanhol) e apresentar estratégias favoráveis ao desenvolvimento destas mesmas competências. No primeiro capítulo, apresenta-se a definição do conceito de estratégia, na expressão oral, analisando-se, em seguida, os atuais documentos orientadores do ensino das línguas inglesa e espanhola como línguas estrangeiras no sistema de ensino português, tendo em conta as respetivas recomendações de implementação de estratégias na sala de aula que visem o desenvolvimento da expressão e interação oral. No segundo capítulo apresentam-se estratégias favoráveis ao desenvolvimento destas competências, fazendo-se referência à tipologia de atividades e ao papel do professor. Identificam-se também os fatores que, segundo diversos autores, condicionam o desenvolvimento das mesmas em contexto de sala de aula. No terceiro capítulo, reflete-se sobre a forma como a expressão e interação oral têm sido abordadas pelas diferentes metodologias de ensino de línguas estrangeiras ao longo dos últimos anos. No quarto capítulo, apresenta-se a Escola Secundária Romeu Correia no Feijó, onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada, e a caracterização das turmas lecionadas. Por último, no quinto capítulo descrevem-se as várias fases de investigação-ação e apresentam-se as respetivas conclusões.The present study aims to reflect on the teaching and learning of speaking and oral interaction in foreign languages classes (English and Spanish) and to present strategies aiming at the development of these skills. In the first chapter, the concept of expression and oral interaction is presented and the factors that, according to several authors, may restrain their practice in the EFL classroom. In the second chapter favorable strategies are presented towards the development of these competences, referring to the typology of activities and the teacher’s role. We also identify the factors that, according to several authors, condition their development in the context of the classroom. In the third chapter, a reflexion will be offered on how these two concepts have been approached by the different methodologies of foreign language teaching over the last years. In the fourth chapter, the Romeu Correia Secondary School in Feijó, where the Supervised Teaching Practice took place will be presented, as well as the of the classes. Finally, the last chapter describes the various phases the action-research processe are described as well as their conclusions.Matos, AnaBeatriz, MorianoRUNLeitão, Maria João Rodrigues Lima de Sousa2020-01-13T14:44:38Z2019-12-102020-01-132019-12-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/91105TID:202348237porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:40:26Zoai:run.unl.pt:10362/91105Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:37:15.871938Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias para o desenvolvimento da expressão e interação oral nas aulas de Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol)
title Estratégias para o desenvolvimento da expressão e interação oral nas aulas de Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol)
spellingShingle Estratégias para o desenvolvimento da expressão e interação oral nas aulas de Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol)
Leitão, Maria João Rodrigues Lima de Sousa
Ensino de Língua estrangeira
Inglês
Espanhol
Expressão oral
Interação oral
Estratégias
Atividades da língua
Oral expression
Oral interaction
Strategies
Language activities
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Estratégias para o desenvolvimento da expressão e interação oral nas aulas de Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol)
title_full Estratégias para o desenvolvimento da expressão e interação oral nas aulas de Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol)
title_fullStr Estratégias para o desenvolvimento da expressão e interação oral nas aulas de Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol)
title_full_unstemmed Estratégias para o desenvolvimento da expressão e interação oral nas aulas de Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol)
title_sort Estratégias para o desenvolvimento da expressão e interação oral nas aulas de Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol)
author Leitão, Maria João Rodrigues Lima de Sousa
author_facet Leitão, Maria João Rodrigues Lima de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, Ana
Beatriz, Moriano
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Leitão, Maria João Rodrigues Lima de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Língua estrangeira
Inglês
Espanhol
Expressão oral
Interação oral
Estratégias
Atividades da língua
Oral expression
Oral interaction
Strategies
Language activities
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Ensino de Língua estrangeira
Inglês
Espanhol
Expressão oral
Interação oral
Estratégias
Atividades da língua
Oral expression
Oral interaction
Strategies
Language activities
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description O presente estudo pretende refletir sobre o ensino-aprendizagem da expressão e interação oral nas aulas de LE (Inglês e Espanhol) e apresentar estratégias favoráveis ao desenvolvimento destas mesmas competências. No primeiro capítulo, apresenta-se a definição do conceito de estratégia, na expressão oral, analisando-se, em seguida, os atuais documentos orientadores do ensino das línguas inglesa e espanhola como línguas estrangeiras no sistema de ensino português, tendo em conta as respetivas recomendações de implementação de estratégias na sala de aula que visem o desenvolvimento da expressão e interação oral. No segundo capítulo apresentam-se estratégias favoráveis ao desenvolvimento destas competências, fazendo-se referência à tipologia de atividades e ao papel do professor. Identificam-se também os fatores que, segundo diversos autores, condicionam o desenvolvimento das mesmas em contexto de sala de aula. No terceiro capítulo, reflete-se sobre a forma como a expressão e interação oral têm sido abordadas pelas diferentes metodologias de ensino de línguas estrangeiras ao longo dos últimos anos. No quarto capítulo, apresenta-se a Escola Secundária Romeu Correia no Feijó, onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada, e a caracterização das turmas lecionadas. Por último, no quinto capítulo descrevem-se as várias fases de investigação-ação e apresentam-se as respetivas conclusões.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-10
2019-12-10T00:00:00Z
2020-01-13T14:44:38Z
2020-01-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/91105
TID:202348237
url http://hdl.handle.net/10362/91105
identifier_str_mv TID:202348237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137989596545024