A Grande Guerra e os Quotidianos no Porto: os arquivos como contributos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Catarina Nogueira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Vidal, Diogo Guedes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/7655
Resumo: O presente artigo resulta de uma investigação realizada no âmbito do tema “Quotidianos e Sociabilidades Portuenses no Contexto da Grande Guerra” desenvolvida entre a Escola Superior de Educação do Porto e o Arquivo Distrital do Porto. Procura, através da análise de quatro fundos – Processos de Passaporte dos Emigrantes (cartas de chamada); Companhia de Carris de Ferro do Porto; Processos de Admissão da Casa dos Hospícios do Porto (Casa da Roda); e, Livro de Registos Notariais – contribuir para o conhecimento dos quotidianos e sociabilidades na cidade do Porto durante a I Guerra Mundial, mais concretamente no ano de 1917. Pretende-se esboçar a importância dos arquivos como fonte primária de salvaguarda de um património documental inigualável, solidificado pelas personalidades e acontecimentos históricos que imortaliza. A análise da documentação, aqui entendida como elemento construtor de uma memória coletiva e identitária, revelou uma cidade marcada pela emigração para o continente sul americano e a perda de um contingente ativo alargado, pela miséria e pela fome de muitas famílias pertencentes a classes mais pobres, que viam na casa dos hospícios a única salvação para os seus filhos, e uma cidade onde a guerra teve consequências no setor comercial e associativo.
id RCAP_df2ea82211ed17cccf6d9a74d4c092f7
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/7655
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Grande Guerra e os Quotidianos no Porto: os arquivos como contributosArquivosGrande GuerraQuotidianosPatrimónio DocumentalO presente artigo resulta de uma investigação realizada no âmbito do tema “Quotidianos e Sociabilidades Portuenses no Contexto da Grande Guerra” desenvolvida entre a Escola Superior de Educação do Porto e o Arquivo Distrital do Porto. Procura, através da análise de quatro fundos – Processos de Passaporte dos Emigrantes (cartas de chamada); Companhia de Carris de Ferro do Porto; Processos de Admissão da Casa dos Hospícios do Porto (Casa da Roda); e, Livro de Registos Notariais – contribuir para o conhecimento dos quotidianos e sociabilidades na cidade do Porto durante a I Guerra Mundial, mais concretamente no ano de 1917. Pretende-se esboçar a importância dos arquivos como fonte primária de salvaguarda de um património documental inigualável, solidificado pelas personalidades e acontecimentos históricos que imortaliza. A análise da documentação, aqui entendida como elemento construtor de uma memória coletiva e identitária, revelou uma cidade marcada pela emigração para o continente sul americano e a perda de um contingente ativo alargado, pela miséria e pela fome de muitas famílias pertencentes a classes mais pobres, que viam na casa dos hospícios a única salvação para os seus filhos, e uma cidade onde a guerra teve consequências no setor comercial e associativo.Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação - SOPCOMRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaPereira, Catarina NogueiraVidal, Diogo Guedes2019-06-07T13:13:53Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/7655porPereira, Catarina Nogueira; Vidal, Diogo Guedes. 2018. "A Grande Guerra e os quotidianos no Porto: os arquivos como contributos". Vista - Revista de Cultura Visual (2): 185-199. Disponível em: http://vista.sopcom.pt/ficheiros/20180926-a_grande_guerra_e_os_quotidianos_no_porto.pdf.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:07:01Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/7655Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:44:33.963413Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Grande Guerra e os Quotidianos no Porto: os arquivos como contributos
title A Grande Guerra e os Quotidianos no Porto: os arquivos como contributos
spellingShingle A Grande Guerra e os Quotidianos no Porto: os arquivos como contributos
Pereira, Catarina Nogueira
Arquivos
Grande Guerra
Quotidianos
Património Documental
title_short A Grande Guerra e os Quotidianos no Porto: os arquivos como contributos
title_full A Grande Guerra e os Quotidianos no Porto: os arquivos como contributos
title_fullStr A Grande Guerra e os Quotidianos no Porto: os arquivos como contributos
title_full_unstemmed A Grande Guerra e os Quotidianos no Porto: os arquivos como contributos
title_sort A Grande Guerra e os Quotidianos no Porto: os arquivos como contributos
author Pereira, Catarina Nogueira
author_facet Pereira, Catarina Nogueira
Vidal, Diogo Guedes
author_role author
author2 Vidal, Diogo Guedes
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Catarina Nogueira
Vidal, Diogo Guedes
dc.subject.por.fl_str_mv Arquivos
Grande Guerra
Quotidianos
Património Documental
topic Arquivos
Grande Guerra
Quotidianos
Património Documental
description O presente artigo resulta de uma investigação realizada no âmbito do tema “Quotidianos e Sociabilidades Portuenses no Contexto da Grande Guerra” desenvolvida entre a Escola Superior de Educação do Porto e o Arquivo Distrital do Porto. Procura, através da análise de quatro fundos – Processos de Passaporte dos Emigrantes (cartas de chamada); Companhia de Carris de Ferro do Porto; Processos de Admissão da Casa dos Hospícios do Porto (Casa da Roda); e, Livro de Registos Notariais – contribuir para o conhecimento dos quotidianos e sociabilidades na cidade do Porto durante a I Guerra Mundial, mais concretamente no ano de 1917. Pretende-se esboçar a importância dos arquivos como fonte primária de salvaguarda de um património documental inigualável, solidificado pelas personalidades e acontecimentos históricos que imortaliza. A análise da documentação, aqui entendida como elemento construtor de uma memória coletiva e identitária, revelou uma cidade marcada pela emigração para o continente sul americano e a perda de um contingente ativo alargado, pela miséria e pela fome de muitas famílias pertencentes a classes mais pobres, que viam na casa dos hospícios a única salvação para os seus filhos, e uma cidade onde a guerra teve consequências no setor comercial e associativo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2018-01-01T00:00:00Z
2019-06-07T13:13:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/7655
url http://hdl.handle.net/10284/7655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pereira, Catarina Nogueira; Vidal, Diogo Guedes. 2018. "A Grande Guerra e os quotidianos no Porto: os arquivos como contributos". Vista - Revista de Cultura Visual (2): 185-199. Disponível em: http://vista.sopcom.pt/ficheiros/20180926-a_grande_guerra_e_os_quotidianos_no_porto.pdf.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação - SOPCOM
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação - SOPCOM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130311760543744