Publicidade e cor : contribuição dos pigmentos interactivos com o ambiente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ascânio Wanderley Abrantes de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/10752
Resumo: Dissertação de mestrado em Engenharia Têxtil (área de especialização Design e Marketing)
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spelling Publicidade e cor : contribuição dos pigmentos interactivos com o ambienteNanotecnologiaPVDPublicidadeCoatingDesignNanotechnologyPVDAdvertisingCoatingDesign677.027659.1Dissertação de mestrado em Engenharia Têxtil (área de especialização Design e Marketing)Os acabamentos têxteis são hoje o grande diferencial do produto Jeanswear, quer seja no vestuário, quer seja no conjunto publicitário, que a ele está associado. A multiplicidade, quanto ao seu uso e a interdisciplinaridade presente no substrato Denim, permite livre-trânsito para todos os perfis de consumidores. Os produtos Jeanswear podem transmitir, comunicar e publicitar informações a esses mesmos consumidores. É a partir da natureza transformadora e efémera do homem, que este trabalho reúne a moda, a tecnologia e o design, numa acção projectual de soluções inteligentes e controladas para a indústria do vestuário Jeanswear. Neste trabalho, foram desenvolvidos dois produtos: um tingimento em um vestuário confeccionado em Denim, utilizando também, os mesmos pigmentos termocromáticos, com o propósito de obter-se um produto diferenciado, anti-bactericida e self-cleaning, por efeito da aplicação de PVD de dióxido de titânio e uma proposta de etiqueta publicitária em substrato Denim com aplicação de pigmentos termocromáticos e óxidos de zinco, para o segmento Jeanswear. O processo de desenvolvimento deste estudo constituiu-se numa sequência lógica de percepção dos materiais utilizados, tais como os pigmentos termocromáticos, o PVD, as nanopartículas de óxido de zinco, para que os puséssemos aplicar da melhor forma à publicidade no produto de moda pretendido. As fases seguintes dizem respeito à metodologia adoptada, no sentido de potenciar o objecto de estudo – a aplicação de nanotecnologia em produtos de moda confeccionados em tecidos Denim. Os resultados obtidos, com estudo de degradação da cor, utilizando-se o QUV, permitiram, pelo tempo de exposição acção dos raios UV, diversos acabamentos de lavandaria e efeitos de manchas, bastantes utilizados nos produtos Jeanswear, bem como um tingimento funcional com propriedades, self-cleaning e anti-bactericida.Today, textile finishing processes are the highest added value in Jeanswear product, in clothes or in the publicity associated to it. The multiplicity of its use and the inter-disciplinarily present in the Denim substrate allows its use for all the consumers’ profile. Jeanswear products are able to transmit, communicate and publicize the informations to these consumers. From the transforming and ephemeral nature of Man, this work joins fashion, technology and design in a project with smart and controlled solutions for the Clothing Industry. In this thesis two products were developed: first, a Denim clothing was dyed by using the same thermo-chromic pigments by aiming to obtain a product with antibacterial and self-cleaning properties when PVD titanium dioxide is applied, secondly, it was proposed an application of thermo-chromic pigments and zinc oxide nanoparticles onto a Denim substrate for a tag Jeanswear product. The development process of this study was in a logical sequence of perception of the materials used, such as pigments termochromic, PVD, nanoparticles of zinc oxide; so that we were the best apply to advertising in the product of fashion. The further steps, was the development of the best approach for the final product which is the application of nanotechnology in fashion of Denim products. The results obtained with study of the degradation of color, using the QUV, enabled by the time of action of UV exposure, different finishes and effects of laundry stains, used in many products Jeanswear and a dyeing with functional properties, self-cleaning and anti-bactericidal.Esta dissertação e respectivo Mestrado em Design e Marketing realizado na Universidade do Minho – Portugal, decorreram no âmbito do Programa Alban – Programa de alto nível da Comunidade Europeia para a América Latina, bolsa nº E07M402016BR.Neves, JorgeTeixeira, Vasco M. P.Universidade do MinhoCarvalho, Ascânio Wanderley Abrantes de2009-07-222009-07-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/10752porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:32:41Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10752Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:28:04.377103Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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