Abordagem pedagógica sobre as cidades: Cidades e Comunidades Sustentáveis (caso de Pombal)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Fábio Miguel dos Santos Dionísio
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/96966
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_e0a4ff5a6365c4298653bb064ee3a571
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/96966
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Abordagem pedagógica sobre as cidades: Cidades e Comunidades Sustentáveis (caso de Pombal)Pedagogical approach to cities: Sustainable Cities and Communities (case of Pombal)CidadesComunidades sustentaveissustentabilidadecoesão socialdidáticaCitiesSustainable ComunitiesSustainabilitySocial CohesionDidaticRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasA disciplina de geografia tem como base da sua definição a observação do espaço e do território, cabendo assim a cada pessoa o uso do seu instrumento visual e interpretar o que todo o espaço lhe oferece. Contudo para que haja harmonia e “perfeição” as transformações territoriais não podem ser degenerativas.Com o desenvolvimento da tecnologia e de toda a capacidade humana, veio a degradação do espaço e do essencial das cidades, havendo assim deste modo a necessidade de implementar metas para que o desenvolvimento surja, mas de forma sustentável.O crescimento das cidades e toda a distribuição da população leva a que se tenha de adquirir coisas nova e capacidades de instrumentalização novas, para dar face aos impactos que a humanidade produz no sistema urbano. Partindo deste princípio, pretende-se aplicar os conhecimentos adquiridos na geografia, com vista a organizar trabalhos autónomos com os alunos, organizando-se em grupo e fazendo pesquisas e aperfeiçoando o ensino aprendizagem para sensibilizar e de certa forma fazer com que amanhã tenhamos um mundo melhor. Pretende-se também com a prática pedagógica dar oportunidade a todos de aprender e promover sobretudo o ensino-aprendizagem de forma que todos possam ter iguais oportunidades.Permite também verificar todo o percurso de um estágio na escola secundária de pombal, onde foi efetuado com acompanhamento um percurso docente ao longo de um ano letivo que levou ao culminar deste relatório. Assim além do tema da sustentabilidade temos presente toda uma prática de ensino pedagógica.The geography discipline is based on the observation of space and territory as the basis of its definition, thus it is up to each person to use their visual instrument and interpret what all space offers them. However, for there to be harmony and “perfection”, territorial transformations cannot be degenerative.With the development of technology and of all human capacity, came the degradation of space and the essentials of cities, thus there is a need to implement goals for development to emerge, but in a sustainable way.The growth of cities and the entire distribution of the population means that new things and new tools have to be acquired, in order to face the impacts that humanity has on the urban system.Based on this principle, it is intended to apply the knowledge acquired in geography, with a view to organizing autonomous work with students, organizing in groups and doing research and improving teaching-learning to raise awareness and somehow make sure that tomorrow we have a better world. It is also intended with the pedagogical practice to give opportunity to everyone to learn and, above all, to promote teaching-learning so that everyone can have equal opportunities.It also allows checking the entire course of an internship at the secondary school of Pombal, where a teaching trajectory was carried out with follow-up over the course of a school year that led to the culmination of this report. So, in addition to the theme of sustainability, we have a whole pedagogical teaching practice in mind.2021-11-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/96966http://hdl.handle.net/10316/96966TID:202843319porRosa, Fábio Miguel dos Santos Dionísioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T06:36:38Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/96966Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:07.124550Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem pedagógica sobre as cidades: Cidades e Comunidades Sustentáveis (caso de Pombal)
Pedagogical approach to cities: Sustainable Cities and Communities (case of Pombal)
title Abordagem pedagógica sobre as cidades: Cidades e Comunidades Sustentáveis (caso de Pombal)
spellingShingle Abordagem pedagógica sobre as cidades: Cidades e Comunidades Sustentáveis (caso de Pombal)
Rosa, Fábio Miguel dos Santos Dionísio
Cidades
Comunidades sustentaveis
sustentabilidade
coesão social
didática
Cities
Sustainable Comunities
Sustainability
Social Cohesion
Didatic
title_short Abordagem pedagógica sobre as cidades: Cidades e Comunidades Sustentáveis (caso de Pombal)
title_full Abordagem pedagógica sobre as cidades: Cidades e Comunidades Sustentáveis (caso de Pombal)
title_fullStr Abordagem pedagógica sobre as cidades: Cidades e Comunidades Sustentáveis (caso de Pombal)
title_full_unstemmed Abordagem pedagógica sobre as cidades: Cidades e Comunidades Sustentáveis (caso de Pombal)
title_sort Abordagem pedagógica sobre as cidades: Cidades e Comunidades Sustentáveis (caso de Pombal)
author Rosa, Fábio Miguel dos Santos Dionísio
author_facet Rosa, Fábio Miguel dos Santos Dionísio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Fábio Miguel dos Santos Dionísio
dc.subject.por.fl_str_mv Cidades
Comunidades sustentaveis
sustentabilidade
coesão social
didática
Cities
Sustainable Comunities
Sustainability
Social Cohesion
Didatic
topic Cidades
Comunidades sustentaveis
sustentabilidade
coesão social
didática
Cities
Sustainable Comunities
Sustainability
Social Cohesion
Didatic
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/96966
http://hdl.handle.net/10316/96966
TID:202843319
url http://hdl.handle.net/10316/96966
identifier_str_mv TID:202843319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134048727072768