Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/1526 |
Resumo: | Este documento centra-se na realização do estágio pedagógico, no ano letivo 2015/2016, na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco e procura descrever, debater e refletir, de uma forma crítica, construtiva e sustentada, as atividades desenvolvidas. A variedade de situações e problemáticas associadas à prática educativa torna o processo profissional docente complexo, pela necessidade de gestão e operacionalização de um conjunto de atividades em prol da comunidade escolar e em particular do aluno. Neste contexto, no âmbito do estágio pedagógico foram desenvolvidas um conjunto de atividades: (i) prática letiva; (ii) atividades de natureza científico-pedagógica; (iii) atividades de integração no meio; e (iv) atividade de intervenção na comunidade escolar. As vivências profissionais e pessoais no âmbito do estágio pedagógico permitiram compreender as variáveis associadas à gestão do processo ensino-aprendizagem e efetivar tomadas de decisão coerentes. A partir do planeamento, análise e controlo dos processos pedagógicos nas diferentes abordagens foi possível desenvolvermos a capacidade de autonomia, cooperação, liderança, adaptação, reflexão crítica e respeito pelas caraterísticas de cada indivíduo. Enquanto professores de Educação Física, através do domínio e aplicabilidade de diferentes métodos e estratégias de ensino, objetivamos o desenvolvimento integral do aluno para a sua transformação na atual sociedade, que se apresenta em constante mudança. |
id |
RCAP_e15be5bdb741d33412258886f5d00c65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/1526 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves ZarcoEstágio pedagógicoEducação físicaProcesso de ensino-aprendizagemAlunoContexto escolarTeaching practicePhysical educationTeaching-learning processStudentSchool contextEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisEste documento centra-se na realização do estágio pedagógico, no ano letivo 2015/2016, na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco e procura descrever, debater e refletir, de uma forma crítica, construtiva e sustentada, as atividades desenvolvidas. A variedade de situações e problemáticas associadas à prática educativa torna o processo profissional docente complexo, pela necessidade de gestão e operacionalização de um conjunto de atividades em prol da comunidade escolar e em particular do aluno. Neste contexto, no âmbito do estágio pedagógico foram desenvolvidas um conjunto de atividades: (i) prática letiva; (ii) atividades de natureza científico-pedagógica; (iii) atividades de integração no meio; e (iv) atividade de intervenção na comunidade escolar. As vivências profissionais e pessoais no âmbito do estágio pedagógico permitiram compreender as variáveis associadas à gestão do processo ensino-aprendizagem e efetivar tomadas de decisão coerentes. A partir do planeamento, análise e controlo dos processos pedagógicos nas diferentes abordagens foi possível desenvolvermos a capacidade de autonomia, cooperação, liderança, adaptação, reflexão crítica e respeito pelas caraterísticas de cada indivíduo. Enquanto professores de Educação Física, através do domínio e aplicabilidade de diferentes métodos e estratégias de ensino, objetivamos o desenvolvimento integral do aluno para a sua transformação na atual sociedade, que se apresenta em constante mudança.This document focuses on realization of teaching practice in school year 2015/2016, in Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco and seeks to describe, discuss and reflect activities from a critical, constructive and sustainable way. Variability of situations and problems associated with educational practice makes the professional teaching complex for management and operation of activities for school community and particularly student. In this context, teaching practice have been developed one set of activities: (i) teaching practice; (ii) scientific and pedagogical activities; (iii) integration activities in context; and (iv) intervention activity in school community. Professional and personal experiences in teaching practice allowed us to understand the variables associated with management of teaching-learning process and effect on decision making. Planning, analysis and control of educational processes in the different approaches was possible to develop the ability of autonomy, cooperation, leadership, adaptability, critical reflection and respect for the characteristics of each individual. While physical education teachers through field and applicability of different teaching methods and strategies, aimed to integral development of student to his transformation in present society, that in constant change.Rodrigues, Ana José AguiarDigitUMaBasílio, Carina Patrícia Andrade2017-06-03T00:30:07Z2016-12-09T00:00:00Z2016-12-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1526201636620porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:13Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1526Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:14.381886Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco |
title |
Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco |
spellingShingle |
Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco Basílio, Carina Patrícia Andrade Estágio pedagógico Educação física Processo de ensino-aprendizagem Aluno Contexto escolar Teaching practice Physical education Teaching-learning process Student School context Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
title_short |
Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco |
title_full |
Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco |
title_fullStr |
Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco |
title_sort |
Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco |
author |
Basílio, Carina Patrícia Andrade |
author_facet |
Basílio, Carina Patrícia Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Ana José Aguiar DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Basílio, Carina Patrícia Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio pedagógico Educação física Processo de ensino-aprendizagem Aluno Contexto escolar Teaching practice Physical education Teaching-learning process Student School context Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
topic |
Estágio pedagógico Educação física Processo de ensino-aprendizagem Aluno Contexto escolar Teaching practice Physical education Teaching-learning process Student School context Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
description |
Este documento centra-se na realização do estágio pedagógico, no ano letivo 2015/2016, na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco e procura descrever, debater e refletir, de uma forma crítica, construtiva e sustentada, as atividades desenvolvidas. A variedade de situações e problemáticas associadas à prática educativa torna o processo profissional docente complexo, pela necessidade de gestão e operacionalização de um conjunto de atividades em prol da comunidade escolar e em particular do aluno. Neste contexto, no âmbito do estágio pedagógico foram desenvolvidas um conjunto de atividades: (i) prática letiva; (ii) atividades de natureza científico-pedagógica; (iii) atividades de integração no meio; e (iv) atividade de intervenção na comunidade escolar. As vivências profissionais e pessoais no âmbito do estágio pedagógico permitiram compreender as variáveis associadas à gestão do processo ensino-aprendizagem e efetivar tomadas de decisão coerentes. A partir do planeamento, análise e controlo dos processos pedagógicos nas diferentes abordagens foi possível desenvolvermos a capacidade de autonomia, cooperação, liderança, adaptação, reflexão crítica e respeito pelas caraterísticas de cada indivíduo. Enquanto professores de Educação Física, através do domínio e aplicabilidade de diferentes métodos e estratégias de ensino, objetivamos o desenvolvimento integral do aluno para a sua transformação na atual sociedade, que se apresenta em constante mudança. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-09T00:00:00Z 2016-12-09T00:00:00Z 2017-06-03T00:30:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/1526 201636620 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/1526 |
identifier_str_mv |
201636620 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129912006672384 |