Descoberta, imaginação e erro no ensino do desenho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Tiago Lança
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/22712
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2015
id RCAP_e26594b1ad65f7baaeb3ed90bb769d81
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/22712
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Descoberta, imaginação e erro no ensino do desenhoImaginaçãoCriatividade (Educação)ErrosRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2015Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2015Realizado no âmbito do Mestrado de Ensino das Artes Visuais do 3ºciclo e Secundário, o presente relatório tem como base as aulas lecionadas no ano letivo de 2012/2013 na disciplina de Desenho A ao décimo primeiro ano da Academia de Música de Santa Cecília. A descoberta, a imaginação e o erro são características presentes na atividade letiva de qualquer professor, sendo de particular importância no trabalho de um professor da disciplina de Desenho. As três palavras que dão título a este relatório foram retiradas dos livros que analisamos e sintetizam o fundamental das posições teóricas dos seus autores. Ao juntá-las, pretendeu-se agregar as várias linhas de pensamento numa instância única e mais forte, e determinar o que julgamos constituir uma postura pessoal. O diálogo entre estes três conceitos é gerador de relações de proximidade e continuidade, passíveis de se transferirem para o plano educativo de forma ativa. A partir desta trilogia temática quisemos essencialmente apontar para caminhos novos de exploração letiva, direcionados ao reforço da presença e/ou inclusão destes temas no desenho curricular da disciplina, ou orientados especificamente para a construção de enunciados e exercícios práticos.Conducted within the Masters degree of Visual Arts Education, this report is based on lessons taught during the 2012/2013 academic year, in the Drawing discipline to the eleventh grade of the Santa Cecília Academy of Music. Discovery, imagination and the error are characteristics present in any teaching activity and of particular importance in the work of a Drawing professor. The three words that give title to this report summarize the fundamental theoretical positions of the authors read and were taken from the major books analyzed. By joining them, our intention was to aggregate the various lines of thought into a single, stronger body, and determine what we believe constitutes a personal stance. The dialogue between these three concepts generates close relations and continuity, likely to be transfer to the education plan actively. Through this thematic trilogy our aim was to point out new avenues of teaching exploration, directed at strengthening the presence and/or inclusion of these topics in the curriculum, or specifically targeted for the construction of practical exercises and enunciations.Ramos, Artur, 1966-Repositório da Universidade de LisboaRodrigues, Tiago Lança2016-02-22T11:51:01Z20152015-10-152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/22712TID:201119315porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:10:17Zoai:repositorio.ul.pt:10451/22712Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:16.807499Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Descoberta, imaginação e erro no ensino do desenho
title Descoberta, imaginação e erro no ensino do desenho
spellingShingle Descoberta, imaginação e erro no ensino do desenho
Rodrigues, Tiago Lança
Imaginação
Criatividade (Educação)
Erros
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015
title_short Descoberta, imaginação e erro no ensino do desenho
title_full Descoberta, imaginação e erro no ensino do desenho
title_fullStr Descoberta, imaginação e erro no ensino do desenho
title_full_unstemmed Descoberta, imaginação e erro no ensino do desenho
title_sort Descoberta, imaginação e erro no ensino do desenho
author Rodrigues, Tiago Lança
author_facet Rodrigues, Tiago Lança
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Artur, 1966-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Tiago Lança
dc.subject.por.fl_str_mv Imaginação
Criatividade (Educação)
Erros
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015
topic Imaginação
Criatividade (Educação)
Erros
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2015
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-10-15
2015-01-01T00:00:00Z
2016-02-22T11:51:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/22712
TID:201119315
url http://hdl.handle.net/10451/22712
identifier_str_mv TID:201119315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134311705739264