A mediação socioeducativa como dispositivo conciliador das relações profissionais : o exemplo de uma instituição educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Cláudia Sofia Lopes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/23776
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão da Formação)
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spelling A mediação socioeducativa como dispositivo conciliador das relações profissionais : o exemplo de uma instituição educativa37.015.3Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão da Formação)As relações profissionais que se estabelecem num contexto de trabalho específico, em que o trabalho de todos é influenciado pela prestação de cada um são, por diversas vezes, perpassadas por situações de conflitos. Porém, a emergência de conflitos relacionais não deve ser encarada como negativa uma vez que se pode converter num elemento positivo que permita que as relações entre as partes evoluam e se transformem, com vista a uma maior aproximação, compreensão, respeito e colaboração. O objectivo não passa pela eliminação dos conflitos, mas sim por aprender a resolvê-los de forma construtiva, dialogante e não violenta, de modo a que deixem de ser encarados como um factor negativo, destrutivo e se convertam numa oportunidade de maior aprendizagem acerca de nós próprios e dos outros, facilitando tanto as relações pessoais como profissionais. O estudo do caso aqui apresentado versa sobre a análise das relações pessoais e profissionais estabelecidas na Obra de Frei Gil - Casa de Ramalde, em que o conceito de mediação utilizado é entendido não só como um método de resolução de conflitos, mas também como um dispositivo pertinente “à produção de relações sociais mais participativas e intervenientes” (Correia & Caramelo, 2003: 181). O conceito de mediação referido circunscreve-se ao que continuamente tem vindo a ser convocado para actuar junto de públicos que, por falta de diálogo e com dificuldades de comunicação, necessitam de recuperar o bom relacionamento nas interações que desenvolvem uns com os outros. Neste sentido, pretendeu-se desenvolver uma ação que fosse de encontro às necessidades dos colaboradores da instituição e na qual a mediação socioeducativa se constituiu como um elemento de apoio ao processo de desenvolvimento de competências, catalisador do processo de comunicação e do (re)estabelecimento de relações entre os colaboradores das diferentes equipas. É sobre o processo de fundamentação, concepção e implementação do projecto, numa lógica de investigação/intervenção, que versa o presente relatório, bem como na reflexão sobre as mudanças conseguidas.The professional relationships that are established in the context of specific work, where everyone's work is influenced by each person’s performance are, several times, pervaded by conflict situations. However, the emergence of relational conflicts should not be seen as negative because it can become a positive element that allows the relationship between the parts to evolve and become, in a way, closer, more understanding, respectful and collaborative. The end goal is not to eliminate the conflicts, but to be able to learn how to solve them in a constructive, dialoguing and non-violent way, so they cease to be seen as a negative factor, destructive, and instead become an opportunity for further learning about ourselves and others, facilitating both personal and professional relationships. The case study presented here focuses on the analysis of personal and professional relationships established in the institution Obra de Frei Gil – Casa de Ramalde, where the concept of mediation is understood, as a method of conflict resolution, but also as a relevant device "to the production of social relationships more participatory and interventive" (Caramelo & Correia, 2003: 181). The concept of mediation mentioned is limited to what has been continually, called upon to act, for the public that, due to lack of dialogue and communication difficulties, need to recover the good relationship in the interactions developed with each other. In this sense, we sought to develop an action that met the needs of employees of the institution in which the socio-educational mediation was an element supporting the development of skills, a catalyst for the communication process and the (re) establishment of relations between employees of the different teams. It's according to the process of reasoning, design and project implementation, and the logic of investigation/action, that this report deals with as well as the reflection on the changes achieved.Morgado, José CarlosUniversidade do MinhoSoares, Cláudia Sofia Lopes20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/23776porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:58:16Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23776Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:47:58.585911Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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