Orientações motivacionais e conceções de avaliação de estudantes do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariana Policarpo Reis
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/7170
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA- Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.
id RCAP_e3b5fb1dab7c9bb5b5568e639304ad2f
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7170
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Orientações motivacionais e conceções de avaliação de estudantes do ensino superiorMotivational orientations and conceptions of assessment in higher education studentsOrientações motivacionaisConceções de avaliaçãoEstudantes do ensino superiorMotivational orientationsConceptions of assessmentHigher education studentsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada no ISPA- Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.Este estudo foi realizado com 323 estudantes do ensino superior privado, a frequentarem a licenciatura (1º, 2º e 3º anos) do curso de psicologia, com o intuito de caraterizar as orientações motivacionais e as conceções de avaliação destes/as estudantes de acordo com o sexo e ano de frequência do curso e, adicionalmente, verificar se existiam relações entre as orientações motivacionais e as conceções acerca da avaliação dos/as mesmos/as. Desta forma, foi realizada uma investigação de caráter quantitativo, tendo sido utilizados dois questionários: a Escala da Motivação Académica (EMA) e o Students’ Conceptions of Assessment VI (SCoA VI). Os principais resultados encontrados sugerem que a orientação motivacional dos/as estudantes apresenta maioritariamente uma regulação identificada, sendo que a motivação autónoma registada apresenta um decréscimo do 1º para o 2º ano da licenciatura. Também verificamos que o sexo feminino apresenta uma motivação mais controlada do que o sexo masculino, demonstrando as mulheres uma autonomia relativa superior aos homens. Constatamos também que os estudantes e, em especial, as estudantes, concetualizam a avaliação como contribuindo para melhorar a sua aprendizagem, sendo que há uma tendência para o decréscimo das conceções de melhoria e emoção turma ao longo dos anos, e um aumento das conceções de irrelevância atribuídas à avaliação. Por fim, observamos que estudantes motivados/as de forma autónoma apresentam mais conceções de avaliação de melhoria.This study was carried out with 323 undergraduate students, attending a three-year degree in psychology at a private university. The purpose of this study was to characterize the motivational orientations and conceptions of assessment of these students according to their sex and year and, additionally, verify if there was a relationship between their motivational orientations and conceptions of assessment. Thus, we conducted a quantitative research using two questionnaires: Academic Motivation Scale (AMS) and Students’ Conceptions of Assessment VI (SCoA VI). The main results suggest that students’ motivational orientation exhibits, mainly, an identified regulation. We also found that students’ autonomous motivation shows a decrease from the 1st to the 2nd year. Furthermore, we found that male students are more autonomously motivated than female students, although they exhibit a superior relative autonomy. Moreover, we found that university students, especially female students, conceptualize assessment as contributing to improve their learning, being that there’s a tendency towards a decrease in the improvement and class affect conceptions over the years and an increase in irrelevance conceptions of assessment. Lastly, we noted that autonomously motivated students present more conceptions of assessment of improvement.Monteiro, VeraRepositório do ISPAMariana Policarpo Reis2019-09-16T14:19:08Z2019-07-22T00:00:00Z2019-07-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/7170202275000porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:42:52Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7170Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:24:59.706023Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Orientações motivacionais e conceções de avaliação de estudantes do ensino superior
Motivational orientations and conceptions of assessment in higher education students
title Orientações motivacionais e conceções de avaliação de estudantes do ensino superior
spellingShingle Orientações motivacionais e conceções de avaliação de estudantes do ensino superior
Mariana Policarpo Reis
Orientações motivacionais
Conceções de avaliação
Estudantes do ensino superior
Motivational orientations
Conceptions of assessment
Higher education students
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Orientações motivacionais e conceções de avaliação de estudantes do ensino superior
title_full Orientações motivacionais e conceções de avaliação de estudantes do ensino superior
title_fullStr Orientações motivacionais e conceções de avaliação de estudantes do ensino superior
title_full_unstemmed Orientações motivacionais e conceções de avaliação de estudantes do ensino superior
title_sort Orientações motivacionais e conceções de avaliação de estudantes do ensino superior
author Mariana Policarpo Reis
author_facet Mariana Policarpo Reis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Vera
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariana Policarpo Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Orientações motivacionais
Conceções de avaliação
Estudantes do ensino superior
Motivational orientations
Conceptions of assessment
Higher education students
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Orientações motivacionais
Conceções de avaliação
Estudantes do ensino superior
Motivational orientations
Conceptions of assessment
Higher education students
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA- Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-16T14:19:08Z
2019-07-22T00:00:00Z
2019-07-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/7170
202275000
url http://hdl.handle.net/10400.12/7170
identifier_str_mv 202275000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130111199412224