Orientações motivacionais e conceções de avaliação de estudantes do ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/7170 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA- Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional. |
id |
RCAP_e3b5fb1dab7c9bb5b5568e639304ad2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7170 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Orientações motivacionais e conceções de avaliação de estudantes do ensino superiorMotivational orientations and conceptions of assessment in higher education studentsOrientações motivacionaisConceções de avaliaçãoEstudantes do ensino superiorMotivational orientationsConceptions of assessmentHigher education studentsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada no ISPA- Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.Este estudo foi realizado com 323 estudantes do ensino superior privado, a frequentarem a licenciatura (1º, 2º e 3º anos) do curso de psicologia, com o intuito de caraterizar as orientações motivacionais e as conceções de avaliação destes/as estudantes de acordo com o sexo e ano de frequência do curso e, adicionalmente, verificar se existiam relações entre as orientações motivacionais e as conceções acerca da avaliação dos/as mesmos/as. Desta forma, foi realizada uma investigação de caráter quantitativo, tendo sido utilizados dois questionários: a Escala da Motivação Académica (EMA) e o Students’ Conceptions of Assessment VI (SCoA VI). Os principais resultados encontrados sugerem que a orientação motivacional dos/as estudantes apresenta maioritariamente uma regulação identificada, sendo que a motivação autónoma registada apresenta um decréscimo do 1º para o 2º ano da licenciatura. Também verificamos que o sexo feminino apresenta uma motivação mais controlada do que o sexo masculino, demonstrando as mulheres uma autonomia relativa superior aos homens. Constatamos também que os estudantes e, em especial, as estudantes, concetualizam a avaliação como contribuindo para melhorar a sua aprendizagem, sendo que há uma tendência para o decréscimo das conceções de melhoria e emoção turma ao longo dos anos, e um aumento das conceções de irrelevância atribuídas à avaliação. Por fim, observamos que estudantes motivados/as de forma autónoma apresentam mais conceções de avaliação de melhoria.This study was carried out with 323 undergraduate students, attending a three-year degree in psychology at a private university. The purpose of this study was to characterize the motivational orientations and conceptions of assessment of these students according to their sex and year and, additionally, verify if there was a relationship between their motivational orientations and conceptions of assessment. Thus, we conducted a quantitative research using two questionnaires: Academic Motivation Scale (AMS) and Students’ Conceptions of Assessment VI (SCoA VI). The main results suggest that students’ motivational orientation exhibits, mainly, an identified regulation. We also found that students’ autonomous motivation shows a decrease from the 1st to the 2nd year. Furthermore, we found that male students are more autonomously motivated than female students, although they exhibit a superior relative autonomy. Moreover, we found that university students, especially female students, conceptualize assessment as contributing to improve their learning, being that there’s a tendency towards a decrease in the improvement and class affect conceptions over the years and an increase in irrelevance conceptions of assessment. Lastly, we noted that autonomously motivated students present more conceptions of assessment of improvement.Monteiro, VeraRepositório do ISPAMariana Policarpo Reis2019-09-16T14:19:08Z2019-07-22T00:00:00Z2019-07-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/7170202275000porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:42:52Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7170Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:24:59.706023Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Orientações motivacionais e conceções de avaliação de estudantes do ensino superior Motivational orientations and conceptions of assessment in higher education students |
title |
Orientações motivacionais e conceções de avaliação de estudantes do ensino superior |
spellingShingle |
Orientações motivacionais e conceções de avaliação de estudantes do ensino superior Mariana Policarpo Reis Orientações motivacionais Conceções de avaliação Estudantes do ensino superior Motivational orientations Conceptions of assessment Higher education students Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Orientações motivacionais e conceções de avaliação de estudantes do ensino superior |
title_full |
Orientações motivacionais e conceções de avaliação de estudantes do ensino superior |
title_fullStr |
Orientações motivacionais e conceções de avaliação de estudantes do ensino superior |
title_full_unstemmed |
Orientações motivacionais e conceções de avaliação de estudantes do ensino superior |
title_sort |
Orientações motivacionais e conceções de avaliação de estudantes do ensino superior |
author |
Mariana Policarpo Reis |
author_facet |
Mariana Policarpo Reis |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Monteiro, Vera Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mariana Policarpo Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Orientações motivacionais Conceções de avaliação Estudantes do ensino superior Motivational orientations Conceptions of assessment Higher education students Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Orientações motivacionais Conceções de avaliação Estudantes do ensino superior Motivational orientations Conceptions of assessment Higher education students Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA- Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-16T14:19:08Z 2019-07-22T00:00:00Z 2019-07-22T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/7170 202275000 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/7170 |
identifier_str_mv |
202275000 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130111199412224 |