Violência na escola: das políticas aos quotidianos
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Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/318 |
Resumo: | A existência de um alargado conjunto de situações, que designamos globalmente por violência na escola, tem dado origem, nos anos mais recentes, a diversos debates públicos e a numerosas referências nos meios de comunicação social. Foi neste contexto que se desenhou no CIES uma linha de investigação que questionou, dum ponto de vista sociológico, as concepções presentes no debate, procurando um confronto permanente entre a investigação teórica e empírica, dando particular atenção à análise e exploração das diferentes dimensões que o fenómeno assume. |
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Violência na escola: das políticas aos quotidianosViolência na escolaIndisciplinaBullyingEducaçãoA existência de um alargado conjunto de situações, que designamos globalmente por violência na escola, tem dado origem, nos anos mais recentes, a diversos debates públicos e a numerosas referências nos meios de comunicação social. Foi neste contexto que se desenhou no CIES uma linha de investigação que questionou, dum ponto de vista sociológico, as concepções presentes no debate, procurando um confronto permanente entre a investigação teórica e empírica, dando particular atenção à análise e exploração das diferentes dimensões que o fenómeno assume.In recent years the existence of a broad range of situations that we encompass within the global term violence at school has given rise to great deal of public discussion and numerous references in the media. In the light of all this CIES has developed a line of research that has been questioning the conceptions involved in the debate from a sociological standpoint. In doing so we have constantly sought to compare the theoretical and the empirical research in the field and have paid particular attention to the analysis and exploration of all the different shapes taken by the phenomenon of school violence.L’existence d’un ensemble important de situations, que nous désignons globalement par violence à l’école, a donné lieu à un grand nombre de débats publics, au cours des dernières années, dont les médias se sont également fait l’écho. C’est dans ce contexte que s’est dessinée au sein du CIES une ligne de recherche visant une approche sociologique des conceptions présentes dans ce débat, en recherchant une confrontation permanente entre recherche théorique et empirique et en mettant l’accent sur l’analyse et l’exploitation des différentes dimensions que revêt ce phénomène.La existencia de un alargado conjunto de situaciones, que llamamos globalmente violencia en la escuela, ha originado en los años más recientes diversos debates públicos y numerosas referencias en los medios de comunicación social. Fue en este contexto que se diseñó en el CIES una línea de investigación que cuestionó desde un punto de vista sociológico las concepciones presentes en el debate, procurando un enfrentamiento permanente entre la investigación teórica y empírica, dándose particular atención al análisis y exploración de las diferentes dimensiones que el fenómeno posee.CIES-ISCTE / CELTA2007-04-26T09:22:41Z2003-01-01T00:00:00Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/318por0873-6529Sebastião, JoãoAlves, Mariana GaioCampos, Joanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:44:24Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/318Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:21:04.838463Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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