A conversa como acontecimentos do corpo em As Canções (2011), de Eduardo Coutinho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/3928 |
Resumo: | O presente artigo apresenta algumas considerações a respeito da conversa nos documentários de Eduardo Coutinho e é parte da dissertação de mestrado O Corpo Que Fala: A Conversa no Documentário de Eduardo Coutinho, defendida em 2021. Trazemos duas das conversas que constituem o filme As Canções (2011), enfatizando a centralidade do corpo falante na constituição das cenas. A conversa e o cantar são analisados enquanto acontecimentos que alteram as configurações de força da cena ao acionarem intensidades singulares que constituem, na materialidade do filme, uma imagem intensa que se extrapola e se abre ao imponderável do corpo. |
id |
RCAP_e3fec40770bed86dae0b2b99a0adecf6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/3928 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A conversa como acontecimentos do corpo em As Canções (2011), de Eduardo CoutinhoEduardo CoutinhoConversaFabulaçãoCantarCorpoAs Canções (2011)ConversationStorytellingSingBody.Faculdade de Artes e HumanidadesO presente artigo apresenta algumas considerações a respeito da conversa nos documentários de Eduardo Coutinho e é parte da dissertação de mestrado O Corpo Que Fala: A Conversa no Documentário de Eduardo Coutinho, defendida em 2021. Trazemos duas das conversas que constituem o filme As Canções (2011), enfatizando a centralidade do corpo falante na constituição das cenas. A conversa e o cantar são analisados enquanto acontecimentos que alteram as configurações de força da cena ao acionarem intensidades singulares que constituem, na materialidade do filme, uma imagem intensa que se extrapola e se abre ao imponderável do corpo.The current article presents a few considerations regarding the conversation on the documentaries of Eduardo Coutinho and is a part of the Master’s thesis O Corpo Que Fala: A Conversa no Documentário de Eduardo Coutinho, defended on 2021. We bring up two of the conversations that compose the movie Songs (2011), emphasizing the centrality of the talking body on the constitution of the scenes. The conversation and the singing are analyzed as events that change the configurations of the force on the scene by triggering singular intensities that form, on the movie’s concreteness, an intense image that extrapolate and opens to the imponderable of the body.Universidade da MadeiraDigitUMaRamos, Renata de Oliveira2021-12-21T11:53:03Z2021-01-01T00:00:00Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3928por10.34640/universidademadeira2021ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:57:02Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3928Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:07:30.091574Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A conversa como acontecimentos do corpo em As Canções (2011), de Eduardo Coutinho |
title |
A conversa como acontecimentos do corpo em As Canções (2011), de Eduardo Coutinho |
spellingShingle |
A conversa como acontecimentos do corpo em As Canções (2011), de Eduardo Coutinho Ramos, Renata de Oliveira Eduardo Coutinho Conversa Fabulação Cantar Corpo As Canções (2011) Conversation Storytelling Sing Body . Faculdade de Artes e Humanidades |
title_short |
A conversa como acontecimentos do corpo em As Canções (2011), de Eduardo Coutinho |
title_full |
A conversa como acontecimentos do corpo em As Canções (2011), de Eduardo Coutinho |
title_fullStr |
A conversa como acontecimentos do corpo em As Canções (2011), de Eduardo Coutinho |
title_full_unstemmed |
A conversa como acontecimentos do corpo em As Canções (2011), de Eduardo Coutinho |
title_sort |
A conversa como acontecimentos do corpo em As Canções (2011), de Eduardo Coutinho |
author |
Ramos, Renata de Oliveira |
author_facet |
Ramos, Renata de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Renata de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Eduardo Coutinho Conversa Fabulação Cantar Corpo As Canções (2011) Conversation Storytelling Sing Body . Faculdade de Artes e Humanidades |
topic |
Eduardo Coutinho Conversa Fabulação Cantar Corpo As Canções (2011) Conversation Storytelling Sing Body . Faculdade de Artes e Humanidades |
description |
O presente artigo apresenta algumas considerações a respeito da conversa nos documentários de Eduardo Coutinho e é parte da dissertação de mestrado O Corpo Que Fala: A Conversa no Documentário de Eduardo Coutinho, defendida em 2021. Trazemos duas das conversas que constituem o filme As Canções (2011), enfatizando a centralidade do corpo falante na constituição das cenas. A conversa e o cantar são analisados enquanto acontecimentos que alteram as configurações de força da cena ao acionarem intensidades singulares que constituem, na materialidade do filme, uma imagem intensa que se extrapola e se abre ao imponderável do corpo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-21T11:53:03Z 2021-01-01T00:00:00Z 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/3928 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/3928 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.34640/universidademadeira2021ramos |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Madeira |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Madeira |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129943740776448 |