Interações adulto(s)-criança(s): a partilha de controlo em jardim-de-infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Joana Filipa Magalhães
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3795
Resumo: O presente relatório tem como principal objetivo refletir, de forma crítica e fundamentada, a minha intervenção educativa nas valências de creche (com crianças com idades compreendidas entre os 24 e os 36 meses) e jardim-de-infância (com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos). Este trabalho não se desenvolveu somente com os dois grupos de crianças mas em parceria com as respetivas famílias e equipas educativas. Neste sentido, apresento a caracterização de ambos os contextos, atendendo a todos os intervenientes no processo educativo, realizada de forma reflexiva e fundamentada. Esta foi realizada com o intuito de conhecer e interpretar os sistemas onde as crianças se inserem de modo a melhor adequar a minha prática educativa. Com base na caracterização para a ação, em conjunto com pressupostos teóricos, defino ainda intenções e objetivos que regem a minha prática com as crianças, suas famílias e equipa educativa. É ainda foco deste relatório uma questão problemática levantada no decorrer da PPS em jardim-de-infância – que intitula este relatório – sobre as interações estabelecidas entre os adultos e as crianças e a consequente partilha de controlo na sala de atividades. Trata-se de reconhecer a importância da relação entre o adulto e as crianças no processo de aprendizagem, mas também o papel da criança, como ator social de direitos, e construtor do seu próprio conhecimento.
id RCAP_e48d40987f88cc59c6e900a42a342f7e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3795
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Interações adulto(s)-criança(s): a partilha de controlo em jardim-de-infânciajardim-de-infânciaCriançaDireitos de participaçãoInteração adulto-criançaPartilha de controloKindergartenChildrenParticipation rightsAdult-child interactionSharing of controlO presente relatório tem como principal objetivo refletir, de forma crítica e fundamentada, a minha intervenção educativa nas valências de creche (com crianças com idades compreendidas entre os 24 e os 36 meses) e jardim-de-infância (com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos). Este trabalho não se desenvolveu somente com os dois grupos de crianças mas em parceria com as respetivas famílias e equipas educativas. Neste sentido, apresento a caracterização de ambos os contextos, atendendo a todos os intervenientes no processo educativo, realizada de forma reflexiva e fundamentada. Esta foi realizada com o intuito de conhecer e interpretar os sistemas onde as crianças se inserem de modo a melhor adequar a minha prática educativa. Com base na caracterização para a ação, em conjunto com pressupostos teóricos, defino ainda intenções e objetivos que regem a minha prática com as crianças, suas famílias e equipa educativa. É ainda foco deste relatório uma questão problemática levantada no decorrer da PPS em jardim-de-infância – que intitula este relatório – sobre as interações estabelecidas entre os adultos e as crianças e a consequente partilha de controlo na sala de atividades. Trata-se de reconhecer a importância da relação entre o adulto e as crianças no processo de aprendizagem, mas também o papel da criança, como ator social de direitos, e construtor do seu próprio conhecimento.ABSTRACT This report aims to reflect, in a critical and reasoned way, my educational intervention in valences childcare (with children aged 24 and 36 months) and kindergarten (aged 3 to 5 years). This work has not developed only with the two groups of children but in partnership with their respective families and educational teams. In this sense, I present the characterization of both contexts, taking into account all stakeholders in the educational process, performed in a reflective and reasoned manner. This was done in order to understand and interpret systems where children fall within, in order to better tailor my educational practice. Based on the characterization for the action, together with theoretical assumptions, also define intentions and objectives that govern my practice with children, their families and educational staff. It is also the focus of this report, a problematic issue raised during the PPS in the kindergarten - which entitles this report - on the interactions established between adults and children and the consequent sharing of control in the activity room. It is about recognizing the importance of the relationship between the adult and the children in the learning process, but also the role of the child as a social actor of rights, and the builder of his own knowledge.Seixas, CristinaRCIPLMoura, Joana Filipa Magalhães2014-09-15T10:14:06Z2014-072014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3795TID:201364301porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:44:56Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3795Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:21.352828Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Interações adulto(s)-criança(s): a partilha de controlo em jardim-de-infância
title Interações adulto(s)-criança(s): a partilha de controlo em jardim-de-infância
spellingShingle Interações adulto(s)-criança(s): a partilha de controlo em jardim-de-infância
Moura, Joana Filipa Magalhães
jardim-de-infância
Criança
Direitos de participação
Interação adulto-criança
Partilha de controlo
Kindergarten
Children
Participation rights
Adult-child interaction
Sharing of control
title_short Interações adulto(s)-criança(s): a partilha de controlo em jardim-de-infância
title_full Interações adulto(s)-criança(s): a partilha de controlo em jardim-de-infância
title_fullStr Interações adulto(s)-criança(s): a partilha de controlo em jardim-de-infância
title_full_unstemmed Interações adulto(s)-criança(s): a partilha de controlo em jardim-de-infância
title_sort Interações adulto(s)-criança(s): a partilha de controlo em jardim-de-infância
author Moura, Joana Filipa Magalhães
author_facet Moura, Joana Filipa Magalhães
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Seixas, Cristina
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Joana Filipa Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv jardim-de-infância
Criança
Direitos de participação
Interação adulto-criança
Partilha de controlo
Kindergarten
Children
Participation rights
Adult-child interaction
Sharing of control
topic jardim-de-infância
Criança
Direitos de participação
Interação adulto-criança
Partilha de controlo
Kindergarten
Children
Participation rights
Adult-child interaction
Sharing of control
description O presente relatório tem como principal objetivo refletir, de forma crítica e fundamentada, a minha intervenção educativa nas valências de creche (com crianças com idades compreendidas entre os 24 e os 36 meses) e jardim-de-infância (com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos). Este trabalho não se desenvolveu somente com os dois grupos de crianças mas em parceria com as respetivas famílias e equipas educativas. Neste sentido, apresento a caracterização de ambos os contextos, atendendo a todos os intervenientes no processo educativo, realizada de forma reflexiva e fundamentada. Esta foi realizada com o intuito de conhecer e interpretar os sistemas onde as crianças se inserem de modo a melhor adequar a minha prática educativa. Com base na caracterização para a ação, em conjunto com pressupostos teóricos, defino ainda intenções e objetivos que regem a minha prática com as crianças, suas famílias e equipa educativa. É ainda foco deste relatório uma questão problemática levantada no decorrer da PPS em jardim-de-infância – que intitula este relatório – sobre as interações estabelecidas entre os adultos e as crianças e a consequente partilha de controlo na sala de atividades. Trata-se de reconhecer a importância da relação entre o adulto e as crianças no processo de aprendizagem, mas também o papel da criança, como ator social de direitos, e construtor do seu próprio conhecimento.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-15T10:14:06Z
2014-07
2014-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3795
TID:201364301
url http://hdl.handle.net/10400.21/3795
identifier_str_mv TID:201364301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133389956055040