Otimismo e pessimismo, decisões à parte : a influência das emoções em contexto financeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Hugo Alexandre de Sousa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/41643
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Cognição Social Aplicada), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019
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spelling Otimismo e pessimismo, decisões à parte : a influência das emoções em contexto financeiroRaciocínioEmoçãoTomada de decisãoTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Cognição Social Aplicada), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019Utilizando como enquadramento a recente crise financeira em Portugal, o objetivo do presente estudo é explorar a forma como as emoções resultantes de diferentes perspetivas sobre a situação sócio-económica e financeira do pais podem afetar o julgamento em condições de incerteza. Para este efeito primaram-se os participantes com emoções (positivas vs negativas) através da apresentação de perspectivas sociais e financeiras severas vs. benignas. Exploramos de seguida a influência destas emoções em problemas de negligência das probabilidades de partida (base-rates) (Kahneman & Tversky, 1973) enquadrados na linha de investigação da “mente reflexiva” de Stanovich (2009). Mani, Mullainathan, Shafir e Zhao (2013) sugerem que evocar preocupações financeiras afeta o raciocínio dos indivíduos na medida em que esgota os recursos cognitivos disponíveis. Blanchette & Campbell (2012) obtiveram melhorias de desempenho numa tarefa de raciocínio lógico-dedutivo (silogismos) com conteúdo emocional negativo forte. Gouveia (2018) numa tarefa de silogismos, encontrou um efeito benéfico evocando emoções de valência negativa no contexto de dificuldades financeiras. Neste prosseguimento, procuramos saber se o mesmo ocorre em raciocínio probabilístico. Para tal, apresentámos aos participantes do estudo (n=145) um de quatro cenários de primação de emoções, que variam em função de conteúdo (financeiro e não financeiro) e valência (positiva e negativa) seguido da apresentação de 12 problemas de base-rates de diferente conteúdo (financeiro, emocional e neutro). Mediu-se o desempenho dos participantes no teste de reflexão cognitiva (CRT; Frederick, 2005), foram introduzidas medidas exploratórias de atribuição causal para locus de controlo, estabilidade e controlabilidade e analisámos as implicações que as dificuldades financeiras e a orientação política possam assumir. As emoções negativas evocadas traduziram-se numa primação mais elevada. Conteúdos emocionais em problemas de base-rates inclusivos conduziram a pior desempenho, e em problemas de base-rate exclusivos, o padrão inverte-se, associado contudo a menor confiança de resposta. Não se registam resultados significativos no CRT, o conteúdo dos base-rates não influencia nenhuma das questões de atribuição causal, e as covariáveis dificuldades financeiras e orientação política não alteram significativamente nenhum efeito principal.Using the recent financial crisis in Portugal as a framework, the aim of this study is to explore how emotions related with socioeconomic and financial situation can affect judgment under uncertainty. To do so, we primed participants with emotions (positive vs. negative) by presenting social and financial perspectives (severe vs. benign). We then explore the influence of these emotions on base-rate problems (Kahneman & Tversky, 1973) and relate it with the "reflective mind" (Stanovich, 2009). Mani, Mullainathan, Shafir and Zhao (2013) suggest that evoking financial risks affects reasoning of individuals by decreasing the amount of cognitive resources. Blanchette & Campbell (2012) improved performances on a deductive reasoning task (syllogisms) with strong negative emotional content. Gouveia (2018) in a task of syllogisms found a beneficial effect by evoking negative emotions in the context of financial difficulties. The present dissertation seeks to study if the same occurs in probabilistic reasoning. We developed and presented to participants (N=145) one of four scenarios of priming emotions, which vary according to content (financial and non-financial) and valence (positive and negative) followed by the presentation of 12 base-rate problems of different content (financial, emotional and neutral). Participants performance on the Cognitive Reflection Test was measured (CRT; Frederick, 2005), exploratory causal attribution measures were introduced for locus of control, stability and controllability and we analyzed the implications that financial difficulties and political orientation might have. The evoked negative emotions translated into a higher priming effect. Emotional content in base-rate problems (inclusive version) led to poorer performance, while in the exclusive version, we found a reversed pattern, related with lower response confidence. There are no significant CRT results, the base-rate contents do not influence any of the causal attribution questions, and the financial difficulties and political orientation do not significantly change any of the main effects.Ferreira, Mário Augusto Boto, 1967-Repositório da Universidade de LisboaNunes, Hugo Alexandre de Sousa2020-02-05T16:03:14Z20192019-10-032019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/41643TID:202466345porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:41:12Zoai:repositorio.ul.pt:10451/41643Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:54.255963Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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