Animação Sociocultural, Formação e Projetos de Intervenção: O Projeto “Palavras e Saberes”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/71 |
Resumo: | O presente artigo procura evidenciar a centralidade que a conceção, dinamização e avaliação de projeto assume no que são identificadas como as competências e funções profissionais dos animadores socioculturais. Como ilustração da concretização de um projeto de formação apresenta-se, na segunda parte do artigo, de forma sucinta, um projeto de intervenção que centra a sua ação no âmbito da promoção da interação intergeracional. Nesse projeto, a intervenção combina públicos etariamente diferenciados reunindo público infantil, juvenil e sénior, e contextos institucionalmente distintos, como escolas, lares e centro de dia. A apresentação deste projeto conclui-se com a confirmação da sua pertinência e potencialidade através da sua continuidade, depois do estágioprofissional que lhe deu origem ter terminado. |
id |
RCAP_e4c2d49952fbf56115242c95eb11c041 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/71 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Animação Sociocultural, Formação e Projetos de Intervenção: O Projeto “Palavras e Saberes”O presente artigo procura evidenciar a centralidade que a conceção, dinamização e avaliação de projeto assume no que são identificadas como as competências e funções profissionais dos animadores socioculturais. Como ilustração da concretização de um projeto de formação apresenta-se, na segunda parte do artigo, de forma sucinta, um projeto de intervenção que centra a sua ação no âmbito da promoção da interação intergeracional. Nesse projeto, a intervenção combina públicos etariamente diferenciados reunindo público infantil, juvenil e sénior, e contextos institucionalmente distintos, como escolas, lares e centro de dia. A apresentação deste projeto conclui-se com a confirmação da sua pertinência e potencialidade através da sua continuidade, depois do estágioprofissional que lhe deu origem ter terminado.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais2011-12-31T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/71oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/71Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 1 No. 3 (2011); 100-117Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 1 Núm. 3 (2011); 100-117Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 1 No. 3 (2011); 100-117Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 1 N.º 3 (2011); 100-1172182-13720874-9620reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/71https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/71/72Dias, AlfredoCampos, JoanaSaraiva, JoaquimLima, Teresainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-22T10:36:29Zoai:ojs.eselx.ipl.pt:article/71Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:28.794073Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Animação Sociocultural, Formação e Projetos de Intervenção: O Projeto “Palavras e Saberes” |
title |
Animação Sociocultural, Formação e Projetos de Intervenção: O Projeto “Palavras e Saberes” |
spellingShingle |
Animação Sociocultural, Formação e Projetos de Intervenção: O Projeto “Palavras e Saberes” Dias, Alfredo |
title_short |
Animação Sociocultural, Formação e Projetos de Intervenção: O Projeto “Palavras e Saberes” |
title_full |
Animação Sociocultural, Formação e Projetos de Intervenção: O Projeto “Palavras e Saberes” |
title_fullStr |
Animação Sociocultural, Formação e Projetos de Intervenção: O Projeto “Palavras e Saberes” |
title_full_unstemmed |
Animação Sociocultural, Formação e Projetos de Intervenção: O Projeto “Palavras e Saberes” |
title_sort |
Animação Sociocultural, Formação e Projetos de Intervenção: O Projeto “Palavras e Saberes” |
author |
Dias, Alfredo |
author_facet |
Dias, Alfredo Campos, Joana Saraiva, Joaquim Lima, Teresa |
author_role |
author |
author2 |
Campos, Joana Saraiva, Joaquim Lima, Teresa |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Alfredo Campos, Joana Saraiva, Joaquim Lima, Teresa |
description |
O presente artigo procura evidenciar a centralidade que a conceção, dinamização e avaliação de projeto assume no que são identificadas como as competências e funções profissionais dos animadores socioculturais. Como ilustração da concretização de um projeto de formação apresenta-se, na segunda parte do artigo, de forma sucinta, um projeto de intervenção que centra a sua ação no âmbito da promoção da interação intergeracional. Nesse projeto, a intervenção combina públicos etariamente diferenciados reunindo público infantil, juvenil e sénior, e contextos institucionalmente distintos, como escolas, lares e centro de dia. A apresentação deste projeto conclui-se com a confirmação da sua pertinência e potencialidade através da sua continuidade, depois do estágioprofissional que lhe deu origem ter terminado. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-31T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/71 oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/71 |
url |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/71 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/71 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/71 https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/71/72 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 1 No. 3 (2011); 100-117 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 1 Núm. 3 (2011); 100-117 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 1 No. 3 (2011); 100-117 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 1 N.º 3 (2011); 100-117 2182-1372 0874-9620 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130452425965568 |