Animação Sociocultural, Formação e Projetos de Intervenção: O Projeto “Palavras e Saberes”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Alfredo
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Campos, Joana, Saraiva, Joaquim, Lima, Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/71
Resumo: O presente artigo procura evidenciar a centralidade que a conceção, dinamização e avaliação de projeto assume no que são identificadas como as competências e funções profissionais dos animadores socioculturais. Como ilustração da concretização de um projeto de formação apresenta-se, na segunda parte do artigo, de forma sucinta, um projeto de intervenção que centra a sua ação no âmbito da promoção da interação intergeracional. Nesse projeto, a intervenção combina públicos etariamente diferenciados  reunindo público infantil, juvenil e sénior, e contextos institucionalmente distintos, como escolas, lares e centro de dia. A apresentação deste projeto conclui-se com a confirmação da sua pertinência e potencialidade através da sua continuidade, depois do estágioprofissional que lhe deu origem ter terminado.
id RCAP_e4c2d49952fbf56115242c95eb11c041
oai_identifier_str oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/71
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Animação Sociocultural, Formação e Projetos de Intervenção: O Projeto “Palavras e Saberes”O presente artigo procura evidenciar a centralidade que a conceção, dinamização e avaliação de projeto assume no que são identificadas como as competências e funções profissionais dos animadores socioculturais. Como ilustração da concretização de um projeto de formação apresenta-se, na segunda parte do artigo, de forma sucinta, um projeto de intervenção que centra a sua ação no âmbito da promoção da interação intergeracional. Nesse projeto, a intervenção combina públicos etariamente diferenciados  reunindo público infantil, juvenil e sénior, e contextos institucionalmente distintos, como escolas, lares e centro de dia. A apresentação deste projeto conclui-se com a confirmação da sua pertinência e potencialidade através da sua continuidade, depois do estágioprofissional que lhe deu origem ter terminado.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais2011-12-31T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/71oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/71Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 1 No. 3 (2011); 100-117Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 1 Núm. 3 (2011); 100-117Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 1 No. 3 (2011); 100-117Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 1 N.º 3 (2011); 100-1172182-13720874-9620reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/71https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/71/72Dias, AlfredoCampos, JoanaSaraiva, JoaquimLima, Teresainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-22T10:36:29Zoai:ojs.eselx.ipl.pt:article/71Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:28.794073Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Animação Sociocultural, Formação e Projetos de Intervenção: O Projeto “Palavras e Saberes”
title Animação Sociocultural, Formação e Projetos de Intervenção: O Projeto “Palavras e Saberes”
spellingShingle Animação Sociocultural, Formação e Projetos de Intervenção: O Projeto “Palavras e Saberes”
Dias, Alfredo
title_short Animação Sociocultural, Formação e Projetos de Intervenção: O Projeto “Palavras e Saberes”
title_full Animação Sociocultural, Formação e Projetos de Intervenção: O Projeto “Palavras e Saberes”
title_fullStr Animação Sociocultural, Formação e Projetos de Intervenção: O Projeto “Palavras e Saberes”
title_full_unstemmed Animação Sociocultural, Formação e Projetos de Intervenção: O Projeto “Palavras e Saberes”
title_sort Animação Sociocultural, Formação e Projetos de Intervenção: O Projeto “Palavras e Saberes”
author Dias, Alfredo
author_facet Dias, Alfredo
Campos, Joana
Saraiva, Joaquim
Lima, Teresa
author_role author
author2 Campos, Joana
Saraiva, Joaquim
Lima, Teresa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Alfredo
Campos, Joana
Saraiva, Joaquim
Lima, Teresa
description O presente artigo procura evidenciar a centralidade que a conceção, dinamização e avaliação de projeto assume no que são identificadas como as competências e funções profissionais dos animadores socioculturais. Como ilustração da concretização de um projeto de formação apresenta-se, na segunda parte do artigo, de forma sucinta, um projeto de intervenção que centra a sua ação no âmbito da promoção da interação intergeracional. Nesse projeto, a intervenção combina públicos etariamente diferenciados  reunindo público infantil, juvenil e sénior, e contextos institucionalmente distintos, como escolas, lares e centro de dia. A apresentação deste projeto conclui-se com a confirmação da sua pertinência e potencialidade através da sua continuidade, depois do estágioprofissional que lhe deu origem ter terminado.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-31T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/71
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/71
url https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/71
identifier_str_mv oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/71
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/71
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/71/72
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 1 No. 3 (2011); 100-117
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 1 Núm. 3 (2011); 100-117
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 1 No. 3 (2011); 100-117
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 1 N.º 3 (2011); 100-117
2182-1372
0874-9620
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130452425965568