TikTok: usos e motivações entre adolescentes em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Alexandre
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Dias, Patrícia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/75808
Resumo: Durante os primeiros meses de confinamento devido à pandemia Covid-19, o TikTok foi a aplicação mais descarregada a nível mundial, tendo conquistado, só em Portugal, meio milhão de novos utilizadores, o que requer um olhar mais aprofundado por parte das Ciências de Comunicação. Usando como base a teoria dos Usos e Gratificações (U&G), este estudo pretende mapear as práticas de adolescentes portugueses (13-16) nesta plataforma, explorando as diferenças entre os utilizadores e os criadores de conteúdos. Para tal, foi realizada um inquérito online a uma amostra não probabilística de 263 utilizadores do TikTok. Os resultados mostram que 44,5% produzem conteúdos e que estes têm uma atuação mais estratégica, focada na autopromoção, na expansão e dinamização da sua comunidade online.
id RCAP_e58ab1ffe063e84a4daf2d194097cc01
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/75808
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling TikTok: usos e motivações entre adolescentes em PortugalTikTok: usos y motivaciones entre los adolescentes en PortugalTikTok: uses and motivations among teenagers in PortTikTokAdolescentes (13-16)Aplicação móvelUsos e gratificações (U&G)Conteúdos gerados pelos utilizadores (UGC)Media gerados pelo utilizador (UGM)Teenagers (13-16)Mobile appsUser-generated content (UGC)Media-generated content (UGM)Uses and Gratifications (U&G)Aplicación móvilContenidos generados por los usuarios (UGC)Media generados por los usuarios (UGM)Usos y Gratificaciones (U&G)COVID-19Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoDurante os primeiros meses de confinamento devido à pandemia Covid-19, o TikTok foi a aplicação mais descarregada a nível mundial, tendo conquistado, só em Portugal, meio milhão de novos utilizadores, o que requer um olhar mais aprofundado por parte das Ciências de Comunicação. Usando como base a teoria dos Usos e Gratificações (U&G), este estudo pretende mapear as práticas de adolescentes portugueses (13-16) nesta plataforma, explorando as diferenças entre os utilizadores e os criadores de conteúdos. Para tal, foi realizada um inquérito online a uma amostra não probabilística de 263 utilizadores do TikTok. Os resultados mostram que 44,5% produzem conteúdos e que estes têm uma atuação mais estratégica, focada na autopromoção, na expansão e dinamização da sua comunidade online.During the first months of lockdown due to the Covid-19 pandemic, TikTok was the most downloaded app worldwide, and conquered, just in Portugal, half a million new users, which requires an attentive look from Media Studies. Using the Uses and Gratifications (U&G) as framework, this study aims to map the practices of Portuguese teenagers (13-16) on this platform, exploring the differences between users and content producers. For that purpose, we conducted an online survey to a non-probabilistic sample of 263 TikTok users. Our findings show that 44,5% of the users create content, and they act more strategically, focusing on self-promotion and on the expansion and dynamization of their online community.Durante el confinamiento por la pandemia Covid-19, TikTok fue la aplicación más descargada en todo el mundo, habiendo conquistado, solo en Portugal, medio millón de nuevos usuarios, lo que requiere una mirada más profunda por parte de las ciencias de la comunicación. Tomando como base la teoría de Usos y Gratificaciones (U&G), este estudio tiene como objetivo mapear las prácticas de los adolescentes portugueses (13-16) en esta plataforma, explorando las diferencias entre usuarios y creadores de contenido. Para ello, se realizó una encuesta online sobre una muestra no probabilística de 263 usuarios de TikTok. Los resultados muestran que el 44,5% produce contenido y que tiene un rol más estratégico, enfocado a la autopromoción, expansión y dinamización de su comunidad online.Centro Internacional de Estudios Superiores de Comunicación para América Latina (CIESPAL)Universidade do MinhoDuarte, AlexandreDias, Patrícia20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/75808porDuarte, A., & Dias, P. (2021). TikTok: usos e motivações entre adolescentes em Portugal. Chasqui. Revista Latinoamericana de Comunicación, (147), 81-102.1390-10791390-924X10.16921/chasqui.v1i147.4419https://revistachasqui.org/index.php/chasqui/article/view/4419info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:04:09Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/75808Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:54:21.800765Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv TikTok: usos e motivações entre adolescentes em Portugal
TikTok: usos y motivaciones entre los adolescentes en Portugal
TikTok: uses and motivations among teenagers in Port
title TikTok: usos e motivações entre adolescentes em Portugal
spellingShingle TikTok: usos e motivações entre adolescentes em Portugal
Duarte, Alexandre
TikTok
Adolescentes (13-16)
Aplicação móvel
Usos e gratificações (U&G)
Conteúdos gerados pelos utilizadores (UGC)
Media gerados pelo utilizador (UGM)
Teenagers (13-16)
Mobile apps
User-generated content (UGC)
Media-generated content (UGM)
Uses and Gratifications (U&G)
Aplicación móvil
Contenidos generados por los usuarios (UGC)
Media generados por los usuarios (UGM)
Usos y Gratificaciones (U&G)
COVID-19
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short TikTok: usos e motivações entre adolescentes em Portugal
title_full TikTok: usos e motivações entre adolescentes em Portugal
title_fullStr TikTok: usos e motivações entre adolescentes em Portugal
title_full_unstemmed TikTok: usos e motivações entre adolescentes em Portugal
title_sort TikTok: usos e motivações entre adolescentes em Portugal
author Duarte, Alexandre
author_facet Duarte, Alexandre
Dias, Patrícia
author_role author
author2 Dias, Patrícia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Alexandre
Dias, Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv TikTok
Adolescentes (13-16)
Aplicação móvel
Usos e gratificações (U&G)
Conteúdos gerados pelos utilizadores (UGC)
Media gerados pelo utilizador (UGM)
Teenagers (13-16)
Mobile apps
User-generated content (UGC)
Media-generated content (UGM)
Uses and Gratifications (U&G)
Aplicación móvil
Contenidos generados por los usuarios (UGC)
Media generados por los usuarios (UGM)
Usos y Gratificaciones (U&G)
COVID-19
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic TikTok
Adolescentes (13-16)
Aplicação móvel
Usos e gratificações (U&G)
Conteúdos gerados pelos utilizadores (UGC)
Media gerados pelo utilizador (UGM)
Teenagers (13-16)
Mobile apps
User-generated content (UGC)
Media-generated content (UGM)
Uses and Gratifications (U&G)
Aplicación móvil
Contenidos generados por los usuarios (UGC)
Media generados por los usuarios (UGM)
Usos y Gratificaciones (U&G)
COVID-19
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Durante os primeiros meses de confinamento devido à pandemia Covid-19, o TikTok foi a aplicação mais descarregada a nível mundial, tendo conquistado, só em Portugal, meio milhão de novos utilizadores, o que requer um olhar mais aprofundado por parte das Ciências de Comunicação. Usando como base a teoria dos Usos e Gratificações (U&G), este estudo pretende mapear as práticas de adolescentes portugueses (13-16) nesta plataforma, explorando as diferenças entre os utilizadores e os criadores de conteúdos. Para tal, foi realizada um inquérito online a uma amostra não probabilística de 263 utilizadores do TikTok. Os resultados mostram que 44,5% produzem conteúdos e que estes têm uma atuação mais estratégica, focada na autopromoção, na expansão e dinamização da sua comunidade online.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/75808
url https://hdl.handle.net/1822/75808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Duarte, A., & Dias, P. (2021). TikTok: usos e motivações entre adolescentes em Portugal. Chasqui. Revista Latinoamericana de Comunicación, (147), 81-102.
1390-1079
1390-924X
10.16921/chasqui.v1i147.4419
https://revistachasqui.org/index.php/chasqui/article/view/4419
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Internacional de Estudios Superiores de Comunicación para América Latina (CIESPAL)
publisher.none.fl_str_mv Centro Internacional de Estudios Superiores de Comunicación para América Latina (CIESPAL)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132326014222336