Ética e desempenho social das organizações: um modelo teórico de análise dos fatores culturais e contextuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Filipe Jorge Ribeiro de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/42588
https://doi.org/10.1590/S1415-65552007000300006
Resumo: O despertar crescente dos gestores para a necessidade de respeitarem códigos de ética na sua atuação está relacionado com a percepção igualmente crescente, entre estes profissionais, de que, no longo prazo, a postura ética pode resultar em importantes vantagens competitivas decorrentes de uma imagem positiva projetada na comunidade e do aumento da satisfação e da melhoria do desempenho dos trabalhadores. No entanto, as escolhas dos gestores, perante dilemas éticos, são também influenciadas por fatores de ordem individual, não estratégicos, que podem ser decisivos no processo de tomada de decisão. Mais do que nunca, a compreensão desses fatores representa um instrumento essencial de construção de uma cultura favorável ao desenvolvimento ético da sociedade, e que garanta, ao mesmo tempo, a sustentabilidade desejável dos negócios. Este estudo pretende contribuir para o debate das questões éticas na prática empresarial, por meio da proposta de um modelo teórico, apoiado em hipóteses que exploram os fatores culturais, morais e contextuais que influenciam as opções de natureza social nas organizações.
id RCAP_e594452b4b5a714fdbe93546da2cf565
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/42588
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ética e desempenho social das organizações: um modelo teórico de análise dos fatores culturais e contextuaisÉticaMoralCulturaDesempenho socialEthicsMoralCultureCorporate social performanceO despertar crescente dos gestores para a necessidade de respeitarem códigos de ética na sua atuação está relacionado com a percepção igualmente crescente, entre estes profissionais, de que, no longo prazo, a postura ética pode resultar em importantes vantagens competitivas decorrentes de uma imagem positiva projetada na comunidade e do aumento da satisfação e da melhoria do desempenho dos trabalhadores. No entanto, as escolhas dos gestores, perante dilemas éticos, são também influenciadas por fatores de ordem individual, não estratégicos, que podem ser decisivos no processo de tomada de decisão. Mais do que nunca, a compreensão desses fatores representa um instrumento essencial de construção de uma cultura favorável ao desenvolvimento ético da sociedade, e que garanta, ao mesmo tempo, a sustentabilidade desejável dos negócios. Este estudo pretende contribuir para o debate das questões éticas na prática empresarial, por meio da proposta de um modelo teórico, apoiado em hipóteses que exploram os fatores culturais, morais e contextuais que influenciam as opções de natureza social nas organizações.The increasing awareness of managers concerning the need for them to respect codes of ethics in their jobs is closely related with their perception that in the long run an ethical posture can result in significant competitive advantages based on a positive external image of the corporation and higher levels of workers' satisfaction and performance. However, the choices managers made when facing ethical dilemas are influenced as well by individual factors, not strategical in nature, that can play an important role in the decision-making process. More than never, understanding these factors is a crucial step to develop a culture that enables ethical social development, and that assures, at the same time, the desirable business sustainability. This study aims to contribute for the debate on corporate ethics, presenting a theoretical model based on hypothesis that explore cultural, moral and contextual factors that can influence socially-based corporate practices.ANPAD2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/42588http://hdl.handle.net/10316/42588https://doi.org/10.1590/S1415-65552007000300006https://doi.org/10.1590/S1415-65552007000300006por1415-65551982-7849http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552007000300006Almeida, Filipe Jorge Ribeiro deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-06-29T10:03:36Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/42588Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:50:32.743211Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ética e desempenho social das organizações: um modelo teórico de análise dos fatores culturais e contextuais
title Ética e desempenho social das organizações: um modelo teórico de análise dos fatores culturais e contextuais
spellingShingle Ética e desempenho social das organizações: um modelo teórico de análise dos fatores culturais e contextuais
Almeida, Filipe Jorge Ribeiro de
Ética
Moral
Cultura
Desempenho social
Ethics
Moral
Culture
Corporate social performance
title_short Ética e desempenho social das organizações: um modelo teórico de análise dos fatores culturais e contextuais
title_full Ética e desempenho social das organizações: um modelo teórico de análise dos fatores culturais e contextuais
title_fullStr Ética e desempenho social das organizações: um modelo teórico de análise dos fatores culturais e contextuais
title_full_unstemmed Ética e desempenho social das organizações: um modelo teórico de análise dos fatores culturais e contextuais
title_sort Ética e desempenho social das organizações: um modelo teórico de análise dos fatores culturais e contextuais
author Almeida, Filipe Jorge Ribeiro de
author_facet Almeida, Filipe Jorge Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Filipe Jorge Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Ética
Moral
Cultura
Desempenho social
Ethics
Moral
Culture
Corporate social performance
topic Ética
Moral
Cultura
Desempenho social
Ethics
Moral
Culture
Corporate social performance
description O despertar crescente dos gestores para a necessidade de respeitarem códigos de ética na sua atuação está relacionado com a percepção igualmente crescente, entre estes profissionais, de que, no longo prazo, a postura ética pode resultar em importantes vantagens competitivas decorrentes de uma imagem positiva projetada na comunidade e do aumento da satisfação e da melhoria do desempenho dos trabalhadores. No entanto, as escolhas dos gestores, perante dilemas éticos, são também influenciadas por fatores de ordem individual, não estratégicos, que podem ser decisivos no processo de tomada de decisão. Mais do que nunca, a compreensão desses fatores representa um instrumento essencial de construção de uma cultura favorável ao desenvolvimento ético da sociedade, e que garanta, ao mesmo tempo, a sustentabilidade desejável dos negócios. Este estudo pretende contribuir para o debate das questões éticas na prática empresarial, por meio da proposta de um modelo teórico, apoiado em hipóteses que exploram os fatores culturais, morais e contextuais que influenciam as opções de natureza social nas organizações.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/42588
http://hdl.handle.net/10316/42588
https://doi.org/10.1590/S1415-65552007000300006
https://doi.org/10.1590/S1415-65552007000300006
url http://hdl.handle.net/10316/42588
https://doi.org/10.1590/S1415-65552007000300006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1415-6555
1982-7849
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552007000300006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAD
publisher.none.fl_str_mv ANPAD
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133787069612032