As narrativas dos educadores sociais: reflexão sobre dilemas éticos como prática (trans)formativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonifácio, Evangeline
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Baptista, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/33581
Resumo: Este texto agora apresentado constitui-se como o resultado de um estudo realizado junto de um grupo de educadores sociais portugueses, em que se procurou aferir a forma como estes profissionais da intervenção socioeducativa percecionam, conceptualizam e verbalizam os problemas e os dilemas éticos emergentes do seu quotidiano profissional. Para este efeito, recorremos a uma estratégia de investigação qualitativa assente na recolha de narrativas produzidas por estes profissionais, em alinhamento com os pressupostos de natureza concetual e metodológicos trabalhados no âmbito do Projeto Europeu de Ética Social, que evidenciou uma conceção de ética prática de natureza eminentemente relacional. Tal como será sublinhado, os resultados evidenciam necessidades de formação ético-deontológica específicas, acentuando, em particular, as exigências de deliberação prática.
id RCAP_e6842fe626c516ec7f57a73f5393f559
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33581
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As narrativas dos educadores sociais: reflexão sobre dilemas éticos como prática (trans)formativaThe social educators narratives: reflection on ethical dilemmas as a (trans) formative practiceEducador socialIntervenção socioeducativaÉtica práticaDilemas éticosSocial educatorSocio-educational interventionPractical ethicsEthical dilemmasEste texto agora apresentado constitui-se como o resultado de um estudo realizado junto de um grupo de educadores sociais portugueses, em que se procurou aferir a forma como estes profissionais da intervenção socioeducativa percecionam, conceptualizam e verbalizam os problemas e os dilemas éticos emergentes do seu quotidiano profissional. Para este efeito, recorremos a uma estratégia de investigação qualitativa assente na recolha de narrativas produzidas por estes profissionais, em alinhamento com os pressupostos de natureza concetual e metodológicos trabalhados no âmbito do Projeto Europeu de Ética Social, que evidenciou uma conceção de ética prática de natureza eminentemente relacional. Tal como será sublinhado, os resultados evidenciam necessidades de formação ético-deontológica específicas, acentuando, em particular, as exigências de deliberação prática.This now presented text constitutes the result of a study carried out with a group of Portuguese social educators, in which we sought to assess the way in which these socio-educational intervention professionals perceive, conceptualize and verbalize the problems and ethical dilemmas emerging from their professional every day. For this purpose, we use a qualitative research strategy based on the narratives collection produced by these professionals, in alignment with the conceptual and methodological assumptions worked within the scope of the European Social Ethics Project, which showed a conception practical ethics conception of a nature eminently relational. As will be underlined, the results show ethical and deontological specific training needs, emphasizing the demands for practical deliberation.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaBonifácio, EvangelineBaptista, Isabel2021-06-11T10:09:35Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/33581por2446-622010.24115/S2446-6220202063932p.27-37000573633200005info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:39:16Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33581Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:27:18.504704Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As narrativas dos educadores sociais: reflexão sobre dilemas éticos como prática (trans)formativa
The social educators narratives: reflection on ethical dilemmas as a (trans) formative practice
title As narrativas dos educadores sociais: reflexão sobre dilemas éticos como prática (trans)formativa
spellingShingle As narrativas dos educadores sociais: reflexão sobre dilemas éticos como prática (trans)formativa
Bonifácio, Evangeline
Educador social
Intervenção socioeducativa
Ética prática
Dilemas éticos
Social educator
Socio-educational intervention
Practical ethics
Ethical dilemmas
title_short As narrativas dos educadores sociais: reflexão sobre dilemas éticos como prática (trans)formativa
title_full As narrativas dos educadores sociais: reflexão sobre dilemas éticos como prática (trans)formativa
title_fullStr As narrativas dos educadores sociais: reflexão sobre dilemas éticos como prática (trans)formativa
title_full_unstemmed As narrativas dos educadores sociais: reflexão sobre dilemas éticos como prática (trans)formativa
title_sort As narrativas dos educadores sociais: reflexão sobre dilemas éticos como prática (trans)formativa
author Bonifácio, Evangeline
author_facet Bonifácio, Evangeline
Baptista, Isabel
author_role author
author2 Baptista, Isabel
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonifácio, Evangeline
Baptista, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Educador social
Intervenção socioeducativa
Ética prática
Dilemas éticos
Social educator
Socio-educational intervention
Practical ethics
Ethical dilemmas
topic Educador social
Intervenção socioeducativa
Ética prática
Dilemas éticos
Social educator
Socio-educational intervention
Practical ethics
Ethical dilemmas
description Este texto agora apresentado constitui-se como o resultado de um estudo realizado junto de um grupo de educadores sociais portugueses, em que se procurou aferir a forma como estes profissionais da intervenção socioeducativa percecionam, conceptualizam e verbalizam os problemas e os dilemas éticos emergentes do seu quotidiano profissional. Para este efeito, recorremos a uma estratégia de investigação qualitativa assente na recolha de narrativas produzidas por estes profissionais, em alinhamento com os pressupostos de natureza concetual e metodológicos trabalhados no âmbito do Projeto Europeu de Ética Social, que evidenciou uma conceção de ética prática de natureza eminentemente relacional. Tal como será sublinhado, os resultados evidenciam necessidades de formação ético-deontológica específicas, acentuando, em particular, as exigências de deliberação prática.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2021-06-11T10:09:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/33581
url http://hdl.handle.net/10400.14/33581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2446-6220
10.24115/S2446-6220202063932p.27-37
000573633200005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131990520233984