Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada c/ J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, junto da turma do 8ºF no ano letivo 2021/22

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Raquel Afonso da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/103418
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_e68818a856e6f146a50666bafabc03fe
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/103418
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada c/ J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, junto da turma do 8ºF no ano letivo 2021/22Report on the pedagogical internship developed at the integrated basic school W/J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, with the class of 8th F in the 2021/2022 school yearEstágio PedagógicoEducação FísicaReflexão CríticaEstratégia de intervenção pedagógicaProcesso Ensino-AprendizagemPedagogical InternshipPhysical EducationCritical ReflectionPedagogical Intervention StrategiesTeaching-Learning ProcessRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaThis report is assumed as a reflection on the process of Pedagogical Internship carried out at Escola Básica Integrada with J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, in the 2021/2022 school year, with the 8th F class.The Pedagogical Internship is part of the curricular unit Internship Report, of the 2nd year of the Masters in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education at the University of Coimbra.This document was based on the Pedagogical Internship Guide 2021-2022, in which the objectives regarding the four areas of intervention are explicit: Teaching-Learning Activities (Area 1), School Organization and Management Activities (Area 2), Projects and Partnerships Educational (Area 3) and Ethical-Professional Attitude (Area 4). This must demonstrate skills of critical analysis, in-depth reflection and scientific investigation, based on our experience in the Pedagogical Internship. Each of these areas will be the subject of an in-depth critical reflection with regard to the main difficulties felt and pedagogical intervention strategies for a better teaching-learning process.Finally, a balance is made on the contribution that the internship process can have in the training of future Physical Education teachers. It should be noted that the Pedagogical Internship is an essential training stage in the development of any teacher, since the trainee student is allowed to perform all tasks not only as a teacher in the area, but also to monitor the functions of any teacher in the school.O presente relatório assume-se como uma reflexão acerca do processo de Estágio Pedagógico (EP) realizado na Escola Básica Integrada com J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, no ano letivo de 2021/2022, com a turma do 8ºF.O EP surge no âmbito da unidade curricular Relatório de Estágio, do 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.Este documento teve como referência o Guia de EP 2021-2022, no qual estão explícitos os objetivos relativamente às quatro áreas de intervenção: Atividades de Ensino-Aprendizagem (Área 1), Atividades de Organização e Gestão Escolar (Área 2), Projetos e Parcerias Educativas (Área 3) e Atitude Ético- Profissional (Área 4). Este deve demonstrar competências de análise crítica fundamentada, de reflexão aprofundada e de investigação científica, a partir da nossa experiência no EP. Cada uma destas áreas será alvo de uma reflexão crítica aprofundada, no que se refere às principais dificuldades sentidas e às estratégias de intervenção pedagógica para um melhor processo de ensino-aprendizagem. Por último, é realizado um balanço sobre a contribuição que o processo de estágio pode ter na formação de futuros docentes de Educação Física (EF). É de salientar que o EP, é uma etapa de formação imprescindível no desenvolvimento de qualquer professor, uma vez que é permitido ao aluno estagiário realizar todas as tarefas não só como professor da área, mas também um acompanhamento de funções a qualquer professor da escola.2022-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/103418http://hdl.handle.net/10316/103418TID:203095871porMartins, Raquel Afonso da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-11T21:41:04Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/103418Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:20:15.530595Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada c/ J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, junto da turma do 8ºF no ano letivo 2021/22
Report on the pedagogical internship developed at the integrated basic school W/J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, with the class of 8th F in the 2021/2022 school year
title Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada c/ J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, junto da turma do 8ºF no ano letivo 2021/22
spellingShingle Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada c/ J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, junto da turma do 8ºF no ano letivo 2021/22
Martins, Raquel Afonso da Silva
Estágio Pedagógico
Educação Física
Reflexão Crítica
Estratégia de intervenção pedagógica
Processo Ensino-Aprendizagem
Pedagogical Internship
Physical Education
Critical Reflection
Pedagogical Intervention Strategies
Teaching-Learning Process
title_short Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada c/ J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, junto da turma do 8ºF no ano letivo 2021/22
title_full Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada c/ J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, junto da turma do 8ºF no ano letivo 2021/22
title_fullStr Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada c/ J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, junto da turma do 8ºF no ano letivo 2021/22
title_full_unstemmed Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada c/ J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, junto da turma do 8ºF no ano letivo 2021/22
title_sort Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada c/ J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, junto da turma do 8ºF no ano letivo 2021/22
author Martins, Raquel Afonso da Silva
author_facet Martins, Raquel Afonso da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Raquel Afonso da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
Reflexão Crítica
Estratégia de intervenção pedagógica
Processo Ensino-Aprendizagem
Pedagogical Internship
Physical Education
Critical Reflection
Pedagogical Intervention Strategies
Teaching-Learning Process
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
Reflexão Crítica
Estratégia de intervenção pedagógica
Processo Ensino-Aprendizagem
Pedagogical Internship
Physical Education
Critical Reflection
Pedagogical Intervention Strategies
Teaching-Learning Process
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/103418
http://hdl.handle.net/10316/103418
TID:203095871
url http://hdl.handle.net/10316/103418
identifier_str_mv TID:203095871
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134095780872192