O contributo das artes visuais numa educação inclusiva para todos: a disciplina de educação artística como potenciadora de aprendizagens no contexto da inclusão nas escolas secundárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Albertina Sousa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2060
Resumo: Nesta investigação pretende-se refletir sobre o contributo das Artes Visuais numa Educação Inclusiva para todos. O sistema educativo na atualidade tem como missão acolher todos os alunos e garantir não só o acesso como o sucesso de todos. Este objetivo coloca desafios novos às escolas que têm de se organizar para garantir a inclusão de uma população estudantil naturalmente heterogénea. O presente estudo tem como objetivo perceber de que modo a disciplina de Educação Artística (quer nas suas dimensões relativas ao programa e objetivos quer nas metodologias adotadas) contribui para a inclusão de todos os alunos. Delineou-se um estudo de caso tendo por base a observação e análise do projeto artístico desenvolvido numa das escolas secundárias da ilha de São Vicente. Os participantes deste estudo são os dezoito alunos pertencentes a turma que foi escolhida, e as duas docentes consideradas especialistas nas áreas das artes. Como técnicas complementares de recolha de dados foram utilizados os inquéritos por questionário com perguntas abertas e entrevistas. Os resultados deste estudo revelam, por um lado que a disciplina das artes são muito importantes para os alunos, pois têm um impacto relevante na vida do aluno na medida em que lhe possibilita através de mediadores artístico-expressivos diversificados e num ambiente educativo securizante, a expressão e comunicação de pensamentos, sensações e sentimentos. Potenciam a criatividade e a imaginação, promovem o pensamento crítico, a autonomia, a autorrealização, e contribuem para o bem-estar emocional, para a melhoria da autoconfiança, da autoimagem e da autoestima do aluno. Por outro lado segundo as especialistas, tem havido uma maior consciência por parte dos agentes educativos e maior divulgação desta realidade, no entanto mostram igualmente que há ainda um longo percurso a percorrer para que o processo inclusivo funcione de forma verdadeiramente sustentada. Em síntese, sendo evidentes os benefícios das artes visuais no âmbito da educação inclusiva, cabe aos agentes educativos adotarem uma nova atitude, visando efetivamente uma escola para todos.
id RCAP_e70f3c2b1bee13a148690c41308c796f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2060
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo das artes visuais numa educação inclusiva para todos: a disciplina de educação artística como potenciadora de aprendizagens no contexto da inclusão nas escolas secundáriasEducação artísticaEducaçãoInclusãoEducação inclusiva e escola inclusivaArtistic educationEducationInclusionInclusive education and inclusive schoolNesta investigação pretende-se refletir sobre o contributo das Artes Visuais numa Educação Inclusiva para todos. O sistema educativo na atualidade tem como missão acolher todos os alunos e garantir não só o acesso como o sucesso de todos. Este objetivo coloca desafios novos às escolas que têm de se organizar para garantir a inclusão de uma população estudantil naturalmente heterogénea. O presente estudo tem como objetivo perceber de que modo a disciplina de Educação Artística (quer nas suas dimensões relativas ao programa e objetivos quer nas metodologias adotadas) contribui para a inclusão de todos os alunos. Delineou-se um estudo de caso tendo por base a observação e análise do projeto artístico desenvolvido numa das escolas secundárias da ilha de São Vicente. Os participantes deste estudo são os dezoito alunos pertencentes a turma que foi escolhida, e as duas docentes consideradas especialistas nas áreas das artes. Como técnicas complementares de recolha de dados foram utilizados os inquéritos por questionário com perguntas abertas e entrevistas. Os resultados deste estudo revelam, por um lado que a disciplina das artes são muito importantes para os alunos, pois têm um impacto relevante na vida do aluno na medida em que lhe possibilita através de mediadores artístico-expressivos diversificados e num ambiente educativo securizante, a expressão e comunicação de pensamentos, sensações e sentimentos. Potenciam a criatividade e a imaginação, promovem o pensamento crítico, a autonomia, a autorrealização, e contribuem para o bem-estar emocional, para a melhoria da autoconfiança, da autoimagem e da autoestima do aluno. Por outro lado segundo as especialistas, tem havido uma maior consciência por parte dos agentes educativos e maior divulgação desta realidade, no entanto mostram igualmente que há ainda um longo percurso a percorrer para que o processo inclusivo funcione de forma verdadeiramente sustentada. Em síntese, sendo evidentes os benefícios das artes visuais no âmbito da educação inclusiva, cabe aos agentes educativos adotarem uma nova atitude, visando efetivamente uma escola para todos.In this research we intend to reflect on the contribution of Visual Arts in Inclusive Education for all. The current educational system has as its mission to welcome all students and ensure not only access but also the success of all. This goal poses new challenges for schools that have to organize themselves to ensure the inclusion of a naturally heterogeneous student population. The present study aims to understand how the discipline of artistic education (both its dimensions regarding the program, objectives and the methodologies adopted) contributes to the inclusion of all students. A case study was drawn up based on the observation and analysis of the artistic project developed in one of the secondary schools in the island of São Vicente. The participants of this study are the eighteen students belonging to the selected class, and two teachers experts in the areas of the arts. As complementary techniques of data collection, questionnaires with open questions and interviews were used. The results of this study reveal, on the one hand, that the arts’ subject is very important for the students. It has a relevant impact on their lives to the extent that it makes possible through diversified artistic-expressive mediators and in a safe educational environment, the expression and communication of thoughts, feelings and emotions. Furthermore it fosters creativity and imagination, promotes critical thinking, autonomy, self-realization, and contributes to emotional well-being, to improve self-confidence, self-image, and self-esteem. On the other hand, according to experts, there has been a greater awareness on the part of educational agents and greater dissemination of this reality, but also there is still a long way to go so that the inclusive process works in a truly sustained way. In summary, considering the benefits of the visual arts in the scope of inclusive education, it is up to the educational agents to adopt a new attitude, aiming effectively at a school for all.2018-09-14T09:18:49Z2018-03-21T00:00:00Z2018-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2060TID:201973677porPires, Albertina Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:35:13Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2060Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:20.286811Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo das artes visuais numa educação inclusiva para todos: a disciplina de educação artística como potenciadora de aprendizagens no contexto da inclusão nas escolas secundárias
title O contributo das artes visuais numa educação inclusiva para todos: a disciplina de educação artística como potenciadora de aprendizagens no contexto da inclusão nas escolas secundárias
spellingShingle O contributo das artes visuais numa educação inclusiva para todos: a disciplina de educação artística como potenciadora de aprendizagens no contexto da inclusão nas escolas secundárias
Pires, Albertina Sousa
Educação artística
Educação
Inclusão
Educação inclusiva e escola inclusiva
Artistic education
Education
Inclusion
Inclusive education and inclusive school
title_short O contributo das artes visuais numa educação inclusiva para todos: a disciplina de educação artística como potenciadora de aprendizagens no contexto da inclusão nas escolas secundárias
title_full O contributo das artes visuais numa educação inclusiva para todos: a disciplina de educação artística como potenciadora de aprendizagens no contexto da inclusão nas escolas secundárias
title_fullStr O contributo das artes visuais numa educação inclusiva para todos: a disciplina de educação artística como potenciadora de aprendizagens no contexto da inclusão nas escolas secundárias
title_full_unstemmed O contributo das artes visuais numa educação inclusiva para todos: a disciplina de educação artística como potenciadora de aprendizagens no contexto da inclusão nas escolas secundárias
title_sort O contributo das artes visuais numa educação inclusiva para todos: a disciplina de educação artística como potenciadora de aprendizagens no contexto da inclusão nas escolas secundárias
author Pires, Albertina Sousa
author_facet Pires, Albertina Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Albertina Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação artística
Educação
Inclusão
Educação inclusiva e escola inclusiva
Artistic education
Education
Inclusion
Inclusive education and inclusive school
topic Educação artística
Educação
Inclusão
Educação inclusiva e escola inclusiva
Artistic education
Education
Inclusion
Inclusive education and inclusive school
description Nesta investigação pretende-se refletir sobre o contributo das Artes Visuais numa Educação Inclusiva para todos. O sistema educativo na atualidade tem como missão acolher todos os alunos e garantir não só o acesso como o sucesso de todos. Este objetivo coloca desafios novos às escolas que têm de se organizar para garantir a inclusão de uma população estudantil naturalmente heterogénea. O presente estudo tem como objetivo perceber de que modo a disciplina de Educação Artística (quer nas suas dimensões relativas ao programa e objetivos quer nas metodologias adotadas) contribui para a inclusão de todos os alunos. Delineou-se um estudo de caso tendo por base a observação e análise do projeto artístico desenvolvido numa das escolas secundárias da ilha de São Vicente. Os participantes deste estudo são os dezoito alunos pertencentes a turma que foi escolhida, e as duas docentes consideradas especialistas nas áreas das artes. Como técnicas complementares de recolha de dados foram utilizados os inquéritos por questionário com perguntas abertas e entrevistas. Os resultados deste estudo revelam, por um lado que a disciplina das artes são muito importantes para os alunos, pois têm um impacto relevante na vida do aluno na medida em que lhe possibilita através de mediadores artístico-expressivos diversificados e num ambiente educativo securizante, a expressão e comunicação de pensamentos, sensações e sentimentos. Potenciam a criatividade e a imaginação, promovem o pensamento crítico, a autonomia, a autorrealização, e contribuem para o bem-estar emocional, para a melhoria da autoconfiança, da autoimagem e da autoestima do aluno. Por outro lado segundo as especialistas, tem havido uma maior consciência por parte dos agentes educativos e maior divulgação desta realidade, no entanto mostram igualmente que há ainda um longo percurso a percorrer para que o processo inclusivo funcione de forma verdadeiramente sustentada. Em síntese, sendo evidentes os benefícios das artes visuais no âmbito da educação inclusiva, cabe aos agentes educativos adotarem uma nova atitude, visando efetivamente uma escola para todos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-14T09:18:49Z
2018-03-21T00:00:00Z
2018-03-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/2060
TID:201973677
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/2060
identifier_str_mv TID:201973677
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131519535546368