O que a Escola escreve dentro de Mim: a disortografia e o seu impacte no autoconceito e na motivação escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerreiro, Adriana Maria Alves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/4708
Resumo: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor
id RCAP_e726b13a42367cd6e32852b94b574fcf
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/4708
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O que a Escola escreve dentro de Mim: a disortografia e o seu impacte no autoconceito e na motivação escolarDisortografiaMotivaçãoAutoconceitoDesempenhoDysorthographiaMotivationSelf-conceptPerformanceDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e MotorA aprendizagem é um exercício de singularidade, uma vez que mobiliza um complexo sistema de variáveis de ordem sociocultural, psicoafetiva e neurobiológica, em cada uma das crianças. Por essa razão, é fácil compreender que deva ser adaptado às diferentes capacidades e motivações, ritmos e interesses dos alunos, quer eles possuam, ou não, necessidades educativas especiais (NEE). Ser professor é então uma missão de extrema exigência, muito para além da mera transmissão de conhecimentos. Na verdade, tão exigente quanto “poderosa”, já que a matéria-prima são crianças em desenvolvimento. O professor deve compreender as necessidades de cada um e incentivar o percurso individual, espicaçar a descoberta do mundo. Segundo Alves (2004), “Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.” O presente trabalho pretendeu perceber se as dificuldades de aprendizagem específicas (DAE), em especial a disortografia, poderão afetar o autoconceito e a motivação escolar dos aluno. Será a disortografia uma “gaiola” por si só? Ou poderá um professor “dar asas” a um aluno com esta problemática? Relacionaram-se diferentes variáveis (disortografia / autoconceito / motivação / desempenho escolar) usando uma metodologia mista, triangulando abordagens quantitativa e qualitativa e verificaram-se resultados claros. Nos casos em estudo foi evidente que, à medida que avança a idade diminui o autoconceito e autoestima, sendo que há igualmente um claro decréscimo no investimento perante a escola. Estar-se-á a construir gaiolas ou a dar asas?!Learning is a unique exercise, since it mobilizes a complex system of sociocultural, psych affective and neurobiological variables in each children. Therefore, it is easy to understand that learning should be adapted to the different capacities and motivations, rhythms and interests of each student, regardless they have or not special educational needs. Being a teacher is then an extremely demanding mission, far beyond the simple transmission of knowledge. Actually, it is a task as demanding as powerful, as the raw material are developing children. The teacher should understand each children’s needs, and incentivize their individual path, by spurring the discovery of the world. According to Alves (2004), "Schools that are wings don't love caged birds. What they love are flying birds. They exist to give the birds courage to fly. They cannot teach the bird how to fly, because the flight borns within the birds. The flight cannot be taught. It can only be encouraged."1 The present work intended to deepen the specific learning disabilities (SLD), especially dysorthographia, and realize if this might affect performance, self-concept and scholar motivation of students. May dysorthographia be a “cage” on its own? Or may a teacher be able to “give wings” to a student with this problem? Different variables were related (dysorthographia / self-concept / motivation / performance) using a mixed methodology, triangulating quantitative and qualitative approaches, and there have been clear results. In the studied cases was clear that as age advances the self-concept and self-esteem diminish, and there is also a clear decrease in the investment towards school. Are we building cages, or giving wings?![s.n.]Ventura, TerezaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaGuerreiro, Adriana Maria Alves2015-03-26T08:37:25Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/4708202161196porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:04:03Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/4708Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:41:32.764092Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O que a Escola escreve dentro de Mim: a disortografia e o seu impacte no autoconceito e na motivação escolar
title O que a Escola escreve dentro de Mim: a disortografia e o seu impacte no autoconceito e na motivação escolar
spellingShingle O que a Escola escreve dentro de Mim: a disortografia e o seu impacte no autoconceito e na motivação escolar
Guerreiro, Adriana Maria Alves
Disortografia
Motivação
Autoconceito
Desempenho
Dysorthographia
Motivation
Self-concept
Performance
title_short O que a Escola escreve dentro de Mim: a disortografia e o seu impacte no autoconceito e na motivação escolar
title_full O que a Escola escreve dentro de Mim: a disortografia e o seu impacte no autoconceito e na motivação escolar
title_fullStr O que a Escola escreve dentro de Mim: a disortografia e o seu impacte no autoconceito e na motivação escolar
title_full_unstemmed O que a Escola escreve dentro de Mim: a disortografia e o seu impacte no autoconceito e na motivação escolar
title_sort O que a Escola escreve dentro de Mim: a disortografia e o seu impacte no autoconceito e na motivação escolar
author Guerreiro, Adriana Maria Alves
author_facet Guerreiro, Adriana Maria Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ventura, Tereza
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerreiro, Adriana Maria Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Disortografia
Motivação
Autoconceito
Desempenho
Dysorthographia
Motivation
Self-concept
Performance
topic Disortografia
Motivação
Autoconceito
Desempenho
Dysorthographia
Motivation
Self-concept
Performance
description Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-26T08:37:25Z
2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/4708
202161196
url http://hdl.handle.net/10284/4708
identifier_str_mv 202161196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130281993568256