Cultura, formação e aprendizagens em contextos organizacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Leonor Lima
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Palhares, José Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/63540
Resumo: Das correntes de cariz mais tecnocrática e gerencialista às perspectivas de natureza mais crítica, o enfoque nos domínios simbólicos das organizações emerge como um denominador comum, uma espécie de pano de fundo que mapeia e define as potencialidades e os limites do desenvolvimento estratégico das organizações de trabalho. Partindo de um enfoque crítico e reflexivo sobre a problemática dos recursos humanos, o artigo debate a importância dos processos de educação não-escolar (não-formais e informais) na construção de aprendizagens culturais múltiplas e na sedimentação de culturas e identidades organizacionais. O cruzamento entre estes dois campos de estudo sugere novas pistas ao nível da acção organizacional, designadamente nos domínios das estratégias e modalidades de formação e de educação de adultos, dos processos de socialização e integração dos actores, das esferas da comunicação e das novas tecnologias, da redefinição dos perfis e desempenhos profissionais, entre muitas outras áreas estratégicas de intervenção organizacional.
id RCAP_e7523e435e69a478e30f27e441ed3ab0
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63540
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cultura, formação e aprendizagens em contextos organizacionaisCulture, training and learning in organisational contextsCulture, formation et apprentissage dans des contextes organisationnelsDas correntes de cariz mais tecnocrática e gerencialista às perspectivas de natureza mais crítica, o enfoque nos domínios simbólicos das organizações emerge como um denominador comum, uma espécie de pano de fundo que mapeia e define as potencialidades e os limites do desenvolvimento estratégico das organizações de trabalho. Partindo de um enfoque crítico e reflexivo sobre a problemática dos recursos humanos, o artigo debate a importância dos processos de educação não-escolar (não-formais e informais) na construção de aprendizagens culturais múltiplas e na sedimentação de culturas e identidades organizacionais. O cruzamento entre estes dois campos de estudo sugere novas pistas ao nível da acção organizacional, designadamente nos domínios das estratégias e modalidades de formação e de educação de adultos, dos processos de socialização e integração dos actores, das esferas da comunicação e das novas tecnologias, da redefinição dos perfis e desempenhos profissionais, entre muitas outras áreas estratégicas de intervenção organizacional.Universidade de Coimbra. Faculdade de Letras. Centro de Estudos SociaisUniversidade do MinhoTorres, Leonor LimaPalhares, José Augusto20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/63540porLeonor Lima Torres e José Augusto Palhares, « Cultura, formação e aprendizagens em contextosorganizacionais », Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 83 | 2008, colocado online no dia 01dezembro 2012, criado a 19 abril 2019. URL : http://journals.openedition.org/rccs/4579 ; DOI :10.4000/rccs.45790254-110610.4000/rccs.4579http://journals.openedition.org/rccs/4579info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:17:39Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63540Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:10:20.013955Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cultura, formação e aprendizagens em contextos organizacionais
Culture, training and learning in organisational contexts
Culture, formation et apprentissage dans des contextes organisationnels
title Cultura, formação e aprendizagens em contextos organizacionais
spellingShingle Cultura, formação e aprendizagens em contextos organizacionais
Torres, Leonor Lima
title_short Cultura, formação e aprendizagens em contextos organizacionais
title_full Cultura, formação e aprendizagens em contextos organizacionais
title_fullStr Cultura, formação e aprendizagens em contextos organizacionais
title_full_unstemmed Cultura, formação e aprendizagens em contextos organizacionais
title_sort Cultura, formação e aprendizagens em contextos organizacionais
author Torres, Leonor Lima
author_facet Torres, Leonor Lima
Palhares, José Augusto
author_role author
author2 Palhares, José Augusto
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Leonor Lima
Palhares, José Augusto
description Das correntes de cariz mais tecnocrática e gerencialista às perspectivas de natureza mais crítica, o enfoque nos domínios simbólicos das organizações emerge como um denominador comum, uma espécie de pano de fundo que mapeia e define as potencialidades e os limites do desenvolvimento estratégico das organizações de trabalho. Partindo de um enfoque crítico e reflexivo sobre a problemática dos recursos humanos, o artigo debate a importância dos processos de educação não-escolar (não-formais e informais) na construção de aprendizagens culturais múltiplas e na sedimentação de culturas e identidades organizacionais. O cruzamento entre estes dois campos de estudo sugere novas pistas ao nível da acção organizacional, designadamente nos domínios das estratégias e modalidades de formação e de educação de adultos, dos processos de socialização e integração dos actores, das esferas da comunicação e das novas tecnologias, da redefinição dos perfis e desempenhos profissionais, entre muitas outras áreas estratégicas de intervenção organizacional.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/63540
url http://hdl.handle.net/1822/63540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Leonor Lima Torres e José Augusto Palhares, « Cultura, formação e aprendizagens em contextosorganizacionais », Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 83 | 2008, colocado online no dia 01dezembro 2012, criado a 19 abril 2019. URL : http://journals.openedition.org/rccs/4579 ; DOI :10.4000/rccs.4579
0254-1106
10.4000/rccs.4579
http://journals.openedition.org/rccs/4579
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Coimbra. Faculdade de Letras. Centro de Estudos Sociais
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Coimbra. Faculdade de Letras. Centro de Estudos Sociais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132532173701120