Cultura, formação e aprendizagens em contextos organizacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/63540 |
Resumo: | Das correntes de cariz mais tecnocrática e gerencialista às perspectivas de natureza mais crítica, o enfoque nos domínios simbólicos das organizações emerge como um denominador comum, uma espécie de pano de fundo que mapeia e define as potencialidades e os limites do desenvolvimento estratégico das organizações de trabalho. Partindo de um enfoque crítico e reflexivo sobre a problemática dos recursos humanos, o artigo debate a importância dos processos de educação não-escolar (não-formais e informais) na construção de aprendizagens culturais múltiplas e na sedimentação de culturas e identidades organizacionais. O cruzamento entre estes dois campos de estudo sugere novas pistas ao nível da acção organizacional, designadamente nos domínios das estratégias e modalidades de formação e de educação de adultos, dos processos de socialização e integração dos actores, das esferas da comunicação e das novas tecnologias, da redefinição dos perfis e desempenhos profissionais, entre muitas outras áreas estratégicas de intervenção organizacional. |
id |
RCAP_e7523e435e69a478e30f27e441ed3ab0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63540 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Cultura, formação e aprendizagens em contextos organizacionaisCulture, training and learning in organisational contextsCulture, formation et apprentissage dans des contextes organisationnelsDas correntes de cariz mais tecnocrática e gerencialista às perspectivas de natureza mais crítica, o enfoque nos domínios simbólicos das organizações emerge como um denominador comum, uma espécie de pano de fundo que mapeia e define as potencialidades e os limites do desenvolvimento estratégico das organizações de trabalho. Partindo de um enfoque crítico e reflexivo sobre a problemática dos recursos humanos, o artigo debate a importância dos processos de educação não-escolar (não-formais e informais) na construção de aprendizagens culturais múltiplas e na sedimentação de culturas e identidades organizacionais. O cruzamento entre estes dois campos de estudo sugere novas pistas ao nível da acção organizacional, designadamente nos domínios das estratégias e modalidades de formação e de educação de adultos, dos processos de socialização e integração dos actores, das esferas da comunicação e das novas tecnologias, da redefinição dos perfis e desempenhos profissionais, entre muitas outras áreas estratégicas de intervenção organizacional.Universidade de Coimbra. Faculdade de Letras. Centro de Estudos SociaisUniversidade do MinhoTorres, Leonor LimaPalhares, José Augusto20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/63540porLeonor Lima Torres e José Augusto Palhares, « Cultura, formação e aprendizagens em contextosorganizacionais », Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 83 | 2008, colocado online no dia 01dezembro 2012, criado a 19 abril 2019. URL : http://journals.openedition.org/rccs/4579 ; DOI :10.4000/rccs.45790254-110610.4000/rccs.4579http://journals.openedition.org/rccs/4579info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:17:39Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63540Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:10:20.013955Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cultura, formação e aprendizagens em contextos organizacionais Culture, training and learning in organisational contexts Culture, formation et apprentissage dans des contextes organisationnels |
title |
Cultura, formação e aprendizagens em contextos organizacionais |
spellingShingle |
Cultura, formação e aprendizagens em contextos organizacionais Torres, Leonor Lima |
title_short |
Cultura, formação e aprendizagens em contextos organizacionais |
title_full |
Cultura, formação e aprendizagens em contextos organizacionais |
title_fullStr |
Cultura, formação e aprendizagens em contextos organizacionais |
title_full_unstemmed |
Cultura, formação e aprendizagens em contextos organizacionais |
title_sort |
Cultura, formação e aprendizagens em contextos organizacionais |
author |
Torres, Leonor Lima |
author_facet |
Torres, Leonor Lima Palhares, José Augusto |
author_role |
author |
author2 |
Palhares, José Augusto |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torres, Leonor Lima Palhares, José Augusto |
description |
Das correntes de cariz mais tecnocrática e gerencialista às perspectivas de natureza mais crítica, o enfoque nos domínios simbólicos das organizações emerge como um denominador comum, uma espécie de pano de fundo que mapeia e define as potencialidades e os limites do desenvolvimento estratégico das organizações de trabalho. Partindo de um enfoque crítico e reflexivo sobre a problemática dos recursos humanos, o artigo debate a importância dos processos de educação não-escolar (não-formais e informais) na construção de aprendizagens culturais múltiplas e na sedimentação de culturas e identidades organizacionais. O cruzamento entre estes dois campos de estudo sugere novas pistas ao nível da acção organizacional, designadamente nos domínios das estratégias e modalidades de formação e de educação de adultos, dos processos de socialização e integração dos actores, das esferas da comunicação e das novas tecnologias, da redefinição dos perfis e desempenhos profissionais, entre muitas outras áreas estratégicas de intervenção organizacional. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/63540 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/63540 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Leonor Lima Torres e José Augusto Palhares, « Cultura, formação e aprendizagens em contextosorganizacionais », Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 83 | 2008, colocado online no dia 01dezembro 2012, criado a 19 abril 2019. URL : http://journals.openedition.org/rccs/4579 ; DOI :10.4000/rccs.4579 0254-1106 10.4000/rccs.4579 http://journals.openedition.org/rccs/4579 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Coimbra. Faculdade de Letras. Centro de Estudos Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Coimbra. Faculdade de Letras. Centro de Estudos Sociais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132532173701120 |