O jornalismo de moda: cobertura jornalística online da ModaLisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pais, Ana Lúcia Duarte
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1601
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo estudar a forma como o jornalismo aborda um dos temas que carateriza a sociedade atual: a moda. Desde que surgiu, a moda alterou a forma como vemos e vivemos a nossa sociedade. Com um papel sociológico e comunicativo que, muitas vezes não é perceptível ou reconhecido, a moda é parte da economia, de estilos de vida e da forma como nos relacionamos em várias situações. A moda funciona como um processo comunicativo, revelando sem palavra, emoções, estados de espírito e posições sociais. Um processo tão multifacetado como este mereceu atenção por parte dos media. Durante o desenvolvimento da imprensa como indústria, surgiram formas diferentes de conceber o jornalismo. Nesta dissertação, são analisados e descritos conceitos como a produção noticiosa, o acontecimento, os valores-notícia e os jornalismos especializados. Atualmente, o público é cada vez mais seletivo e pretende a informação da sua preferência, com os assuntos que lhe despertam maior interesse. O jornalismo especializado surgiu como forma de responder a essa necessidade e como um novo modelo de negócio lucrativo para os media. O tratamento que os media dão, de forma exclusiva e especializada, aos temas que envolvem a moda tem como nome jornalismo de moda. Várias são as publicações completamente dedicadas ao tema, com uma linha editorial muito própria, assim como o discurso. A linguagem, a importância da imagem e um caráter publicitário vincado distinguem o jornalismo de moda do jornalismo generalista, de desporto, de viagens, etc. O jornalismo de moda contitui-se como uma forma de infoentretenimento que agrada ao seu público-alvo. Para poder analisar estas diferenças e perceber a forma como meios generalistas e especializados falam sobre moda, é feita uma análise de conteúdo de três meios que cobriram o ModaLisboa Trust, o maior certame do género em Portugal. Os resultados obtidos após esta análise são conclusivos: um meio generalista não consegue fazer o mesmo nível de cobertura de um meio especializado, já que o nível de atenção e de enquadramento é diferente, assim como o tipo de linguagem. Mas um suplemento informativo, como o que é analisado nesta dissertação, pode. Conclui-se que o tratamento dado por esse suplemento tem uma maior riqueza textual, constituíndo-se, assim, como concorrências às publicações inteiramente dedicadas à moda.
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Nesta dissertação, são analisados e descritos conceitos como a produção noticiosa, o acontecimento, os valores-notícia e os jornalismos especializados. Atualmente, o público é cada vez mais seletivo e pretende a informação da sua preferência, com os assuntos que lhe despertam maior interesse. O jornalismo especializado surgiu como forma de responder a essa necessidade e como um novo modelo de negócio lucrativo para os media. O tratamento que os media dão, de forma exclusiva e especializada, aos temas que envolvem a moda tem como nome jornalismo de moda. Várias são as publicações completamente dedicadas ao tema, com uma linha editorial muito própria, assim como o discurso. A linguagem, a importância da imagem e um caráter publicitário vincado distinguem o jornalismo de moda do jornalismo generalista, de desporto, de viagens, etc. O jornalismo de moda contitui-se como uma forma de infoentretenimento que agrada ao seu público-alvo. Para poder analisar estas diferenças e perceber a forma como meios generalistas e especializados falam sobre moda, é feita uma análise de conteúdo de três meios que cobriram o ModaLisboa Trust, o maior certame do género em Portugal. Os resultados obtidos após esta análise são conclusivos: um meio generalista não consegue fazer o mesmo nível de cobertura de um meio especializado, já que o nível de atenção e de enquadramento é diferente, assim como o tipo de linguagem. Mas um suplemento informativo, como o que é analisado nesta dissertação, pode. Conclui-se que o tratamento dado por esse suplemento tem uma maior riqueza textual, constituíndo-se, assim, como concorrências às publicações inteiramente dedicadas à moda.The goal of this dissertation is to study how journalism addresses one of the subjects that characterizes the current society: fashion. Since it’s beginning, fashion has changed the way we see and live in our society. With a sociological and communicative role that, sometimes is not noticeable or recognized, fashion is part of the economy, of ways of living and of ways we connect in different situations. Besides that, fashion works as communicative process, revealing, without a word, emotion, states of spirit and social positions. A process so multifaceted as this deserved attention from the media. During the development of the press as an industry, may ways of conceiving journalism appeared. In this dissertation, concepts as news production, events, news values and specialized journalisms are analyzed and described. Nowadays, the public is more selective and demands information of its preference, with subjects that provokes interest. Specialized journalism began as a way of responding to that necessity and as a new model of business that is lucrative to the media. The treatment that the media gives, in a specialized and exclusive form, to the themes that involve fashion is named fashion journalism. There are many publications completely dedicated to this theme, with a very own editorial line and speech. The language, the image importance and the advertising disposition of this publications distinguishes fashion journalism from generalist journalism, sports journalism, traveling journalism, etc. Fashion journalism is a form of infotainment that pleases is main audience. To be capable of analyzing this differences and understanding the way the generalist and specialized media talk about fashion, it is made content analysis of three outlets that covered ModaLisboa Trust, the biggest fashion event in Portugal. The results after this analysis are conclusive: a generalist media can’t have the same level of coverage of a specialized media, since the level of attention and framework is different, as the type of language. But, an informative supplement like the one that is analyzed in this dissertation can. We came to the conclusion that the treatment that this supplement gives to fashion has a more rich content and text, constituting competition to publications that are entirely dedicated to fashion.Universidade da Beira InteriorAlves, Anabela Maria GradimuBibliorumPais, Ana Lúcia Duarte2014-02-05T15:33:21Z2013-102013-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1601TID:201274272porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:14Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1601Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:23.917945Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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