A influência do marketing interno na satisfação no trabalho, comprometimento organizacional e desempenho individual: aplicação a uma unidade de saúde do Norte de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queirós, Ana Soraia da Costa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/5932
Resumo: A presente investigação integra-se na temática do marketing interno e a sua influência na satisfação no trabalho, no comprometimento e no desempenho individual dos colaboradores que integram uma organização que presta cuidados sociais e de saúde. Os principais objetivos da investigação centram-se no estudo das relações existentes entre o marketing interno e os restantes conceitos em análise, assim como a relação que existem entre os mesmos e determinadas variáveis de perfil dos colaboradores. O estudo foi realizado numa unidade de saúde do Norte de Portugal, a Santa Casa da Misericórdia de Felgueiras, do qual faz parte o Hospital Agostinho Ribeiro. Para analisar as relações estabelecidas no modelo teórico, e atingir os objetivos definidos, recorreu-se a uma abordagem quantitativa fundamentada na inquirição por questionário a uma amostra de colaboradores desta instituição (135). No tratamento de dados recorreu-se aos programas estatísticos SPSS e AMOS, abrangendo técnicas univariadas, bivariadas e multivariadas. Os resultados sugerem uma influência positiva e significativa entre o marketing interno e a satisfação no trabalho e o comprometimento organizacional. A relação entre a satisfação e o comprometimento revelou-se positiva e significativa, assim como a associação do comprometimento e o desempenho no trabalho. A ligação entre o marketing interno e o desempenho individual é mediada tanto pela satisfação como pelo comprometimento, ou seja, não existe relação direta entre a aplicação de técnicas de marketing interno e o desempenho individual dos profissionais de saúde estudados. Verifica-se uma relação negativa entre a satisfação no trabalho e o desempenho individual. Alguns resultados importantes foram atingidos quando confrontados os conceitos em estudo e algumas variáveis de perfil dos colaboradores. Com o presente estudo deseja-se dar mais um passo em investigações de gestão no setor da saúde, por forma a verificar se os resultados existentes em outras áreas se verificam na saúde e permitir gerar instrumentos que possam ser utilizadas pelos gestores das unidades hospitalares para conhecerem a sua realidade organizacional.
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Para analisar as relações estabelecidas no modelo teórico, e atingir os objetivos definidos, recorreu-se a uma abordagem quantitativa fundamentada na inquirição por questionário a uma amostra de colaboradores desta instituição (135). No tratamento de dados recorreu-se aos programas estatísticos SPSS e AMOS, abrangendo técnicas univariadas, bivariadas e multivariadas. Os resultados sugerem uma influência positiva e significativa entre o marketing interno e a satisfação no trabalho e o comprometimento organizacional. A relação entre a satisfação e o comprometimento revelou-se positiva e significativa, assim como a associação do comprometimento e o desempenho no trabalho. A ligação entre o marketing interno e o desempenho individual é mediada tanto pela satisfação como pelo comprometimento, ou seja, não existe relação direta entre a aplicação de técnicas de marketing interno e o desempenho individual dos profissionais de saúde estudados. Verifica-se uma relação negativa entre a satisfação no trabalho e o desempenho individual. Alguns resultados importantes foram atingidos quando confrontados os conceitos em estudo e algumas variáveis de perfil dos colaboradores. Com o presente estudo deseja-se dar mais um passo em investigações de gestão no setor da saúde, por forma a verificar se os resultados existentes em outras áreas se verificam na saúde e permitir gerar instrumentos que possam ser utilizadas pelos gestores das unidades hospitalares para conhecerem a sua realidade organizacional.This research integrates the theme of internal marketing and its influence on job satisfaction, commitment and performance of individual employees that integrate an organization that provides social and health care services. The main objectives of the research focus at finding and connecting the relation between internal marketing and other variables whom where taken in consideration during the subject as well as the relation that exist between them and certain variables profile of employees. The study was developed at “Santa Casa da Misericórdia de Felgueiras”, an Health Care Unit located in the north of Portugal. To study the relationships proposed in the theoretical model, and achieve the goals set, we used a quantitative approach based on survey apllied to a sample of employees of this institution (135). In order to analyze the data both statistical software SPSS and AMOS were used by covering univariate, bivariate and multivariate techniques. The results suggest a positive and significant influence between internal marketing, job satisfaction and organizational commitment. The relationship between satisfaction and commitment was positive and significant, and the association of commitment and performance at work. The link between internal marketing and individual performance is mediated by both the commitment and satisfaction, ie, there is no direct link between the implementation of internal marketing techniques and individual performance of these health professionals. Also in this research it was possible to verify that job satisfaction and individual performance have a negative relation. Some important results were achieved when comparing the concepts under study and some profile variables of employees. In this research we intend to take another step in health sector management investigations, so it is verifiable that achieved results in any other areas occur in health and help to create tools that can be used by hospitals managers to meet their organizational reality.2016-05-19T14:23:31Z2016-05-19T00:00:00Z2016-05-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5932porQueirós, Ana Soraia da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:58:04Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5932Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:46.051414Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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