O Papel das Experi?ncias Precoces Adversas, Medo da Compaix?o e Sentimentos de Empatia na Ansiedade Social em Adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, C?tia Vanessa Neto
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Cunha, Marina (Orientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/577
Resumo: Introdu??o: A ansiedade social refere-se ao desconforto sentido em situa??es de intera??o ou de desempenho social, sendo esta emo??o especialmente intensa na adolesc?ncia devido a caracter?sticas e tarefas desenvolvimentais pr?prias desta faixa et?ria. N?o obstante tratar-se de uma emo??o comum e com uma fun??o adaptativa, pode tamb?m tornar-se numa experi?ncia negativa que levanta s?rias dificuldades na vida escolar e social dos jovens. Objetivos: O presente estudo procura analisar o contributo de determinadas vari?veis, como as mem?rias negativas de inf?ncia, a empatia e o medo da compaix?o na mudan?a dos n?veis de Ansiedade Social na Adolesc?ncia. Partindo deste objetivo principal, pretende igualmente apurar poss?veis diferen?as entre o g?nero masculino e o feminino, bem como a influ?ncia da idade e da zona de resid?ncia, em meio rural ou urbano, relativamente ?s vari?veis em estudo. Por ?ltimo ? analisado de que forma as vari?veis se relacionam entre si e quais os melhores preditores da Ansiedade Social. M?todo: A amostra ? constitu?da por 320 adolescentes, 186 rapazes e 134 raparigas, distribu?dos pelo 3? ciclo do ensino b?sico e ensino secund?rio, com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos de idade. Os participantes preencheram uma folha de dados sociodemogr?ficos e question?rios fidedignos para avaliar as mem?rias precoces negativas (ELES-A, Gilbert, Cheung, Grandfield, Campey & Irons, 2003), a empatia (QACEC; Zoll & Enz, 2010), o medo da Compaix?o (FCS-A; Gilbert, McEwan, Matos & Rivis, 2011) e a ansiedade social (SAS-A; La Greca & Lopez, 1998). Resultados: Os resultados obtidos indicaram diferen?as significativas entre rapazes e raparigas relativamente ? ansiedade social, ? empatia e ?s experi?ncia precoces de (des)valoriza??o. A idade apenas se mostrou correlacionada com a ansiedade social. A zona de resid?ncia e o aproveitamento escolar n?o se mostraram associados ? ansiedade social. Por sua vez a ansiedade social evidenciou uma associa??o significativa e no sentido esperado com as vari?veis em estudo, ? exce??o das vari?veis da empatia com as quais n?o apresentou qualquer correla??o significativa. O modelo constitu?do pelo medo da compaix?o (dos outros e por si pr?prio), experi?ncias precoces de desvaloriza??o e sentimentos de empatia mostrou-se o melhor preditor da ansiedade social. Conclus?es: O presente estudo tem um papel inovador ao integrar o contributo de vari?veis novas, como o medo da compaix?o e das experi?ncias precoces negativas, na compreens?o da ansiedade social em adolescentes. Os resultados obtidos sugerem que estas vari?veis podem desempenhar um papel importante, devendo, assim, ser contempladas na interven??o da ansiedade social na adolesc?ncia. / Introduction: Social anxiety refers to discomfort felt in situations of interaction or social performance, being this emotion especially intense at adolescence due to developmental features and tasks that characterize this age group. Despite of being a common emotion with adaptive function, it can also become a negative experience that raises serious difficulties at escolar and social life of youth. Objetives: The present study aims to analyse the contribution of certain variables, such as childhood negative memories, empathy and fear of compassion in changing the levels of Social Anxiety at Adolescence. Starting from this main goal, it also seeks to investigate possible differences between masculine and feminine, as well as the influence of age and residence area, urban or rural, relatively to variables under research. Finally it is analysed how the varieties correlate between them, and which are the best predictors of Social Anxiety. Method: The sample is composed by 320 adolescents, 186 boys and 134 girls from high school with ages between 12 and 19. The respondents filled a sheet with sociodemographic data and completed a reliable questionnaire to evaluate negative premature memories (ELES-A, Gilbert, Cheung, Grandfield, Campey & Irons, 2003), empathy (QACEC; Zoll & Enz, 2010), fear of compassion (FCS-A; Gilbert, McEwan, Matos & Rivis, 2011) and social anxiety (SAS-A; La Greca & Lopez, 1998). Results: The obtained results evidence significate differences between boys and girls relatively to social anxiety, empathy and premature experiences of appreciation/ depreciation. The students? age proved to be correlated only to social anxiety. Residence area and school performance were not associated to social anxiety. On the other hand, social anxiety evidences a significate association, as expected, with the studied variables, with the exception of empathy?s variables which showed no significate correlation. The model that consists in fear of compassion (from others and from oneself), early depreciation experiences and empathy feelings, proved to be the best predictor of social anxiety. Conclusions: The present study has an innovative role integrating the contribution of new variables, as fear of compassion and early negative experiences, in comprehension of social anxiety in adolescents. The results obtained suggest that these variables can play an important role and, for that, should be contemplated in the social anxiety in adolescence intervention.
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Resultados: Os resultados obtidos indicaram diferen?as significativas entre rapazes e raparigas relativamente ? ansiedade social, ? empatia e ?s experi?ncia precoces de (des)valoriza??o. A idade apenas se mostrou correlacionada com a ansiedade social. A zona de resid?ncia e o aproveitamento escolar n?o se mostraram associados ? ansiedade social. Por sua vez a ansiedade social evidenciou uma associa??o significativa e no sentido esperado com as vari?veis em estudo, ? exce??o das vari?veis da empatia com as quais n?o apresentou qualquer correla??o significativa. O modelo constitu?do pelo medo da compaix?o (dos outros e por si pr?prio), experi?ncias precoces de desvaloriza??o e sentimentos de empatia mostrou-se o melhor preditor da ansiedade social. Conclus?es: O presente estudo tem um papel inovador ao integrar o contributo de vari?veis novas, como o medo da compaix?o e das experi?ncias precoces negativas, na compreens?o da ansiedade social em adolescentes. 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Pereira, C?tia Vanessa Neto
Ansiedade social - Social anxiety
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Empatia - Empathy
Mem?rias precoces - Early memories
Medo da compaix?o - Fear of compassion
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A zona de resid?ncia e o aproveitamento escolar n?o se mostraram associados ? ansiedade social. Por sua vez a ansiedade social evidenciou uma associa??o significativa e no sentido esperado com as vari?veis em estudo, ? exce??o das vari?veis da empatia com as quais n?o apresentou qualquer correla??o significativa. O modelo constitu?do pelo medo da compaix?o (dos outros e por si pr?prio), experi?ncias precoces de desvaloriza??o e sentimentos de empatia mostrou-se o melhor preditor da ansiedade social. Conclus?es: O presente estudo tem um papel inovador ao integrar o contributo de vari?veis novas, como o medo da compaix?o e das experi?ncias precoces negativas, na compreens?o da ansiedade social em adolescentes. Os resultados obtidos sugerem que estas vari?veis podem desempenhar um papel importante, devendo, assim, ser contempladas na interven??o da ansiedade social na adolesc?ncia. / Introduction: Social anxiety refers to discomfort felt in situations of interaction or social performance, being this emotion especially intense at adolescence due to developmental features and tasks that characterize this age group. Despite of being a common emotion with adaptive function, it can also become a negative experience that raises serious difficulties at escolar and social life of youth. Objetives: The present study aims to analyse the contribution of certain variables, such as childhood negative memories, empathy and fear of compassion in changing the levels of Social Anxiety at Adolescence. Starting from this main goal, it also seeks to investigate possible differences between masculine and feminine, as well as the influence of age and residence area, urban or rural, relatively to variables under research. Finally it is analysed how the varieties correlate between them, and which are the best predictors of Social Anxiety. Method: The sample is composed by 320 adolescents, 186 boys and 134 girls from high school with ages between 12 and 19. The respondents filled a sheet with sociodemographic data and completed a reliable questionnaire to evaluate negative premature memories (ELES-A, Gilbert, Cheung, Grandfield, Campey & Irons, 2003), empathy (QACEC; Zoll & Enz, 2010), fear of compassion (FCS-A; Gilbert, McEwan, Matos & Rivis, 2011) and social anxiety (SAS-A; La Greca & Lopez, 1998). Results: The obtained results evidence significate differences between boys and girls relatively to social anxiety, empathy and premature experiences of appreciation/ depreciation. The students? age proved to be correlated only to social anxiety. Residence area and school performance were not associated to social anxiety. On the other hand, social anxiety evidences a significate association, as expected, with the studied variables, with the exception of empathy?s variables which showed no significate correlation. The model that consists in fear of compassion (from others and from oneself), early depreciation experiences and empathy feelings, proved to be the best predictor of social anxiety. Conclusions: The present study has an innovative role integrating the contribution of new variables, as fear of compassion and early negative experiences, in comprehension of social anxiety in adolescents. The results obtained suggest that these variables can play an important role and, for that, should be contemplated in the social anxiety in adolescence intervention.
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