A Cultura e a Ética Organizacional numa Instituição Pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Valdessónia Gomes da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/5302
Resumo: A forma de pensar e agir dos colaboradores e dos gestores de topo está intrinsecamente ligada à cultura da organização. A prestação de serviço, a imagem que passa para o exterior e a tomada de decisões são um conjunto de caraterísticas que definem a cultura de uma organização. Além de expor as características de uma organização, a cultura organizacional tem também a possibilidade de mudar o comportamento dos seus membros, uma vez que os colaboradores são orientados a seguir as regras estabelecidas e um determinado padrão de comportamento. Neste sentido, a cultura organizacional pode ser vista como um processo de mudança no comportamento organizacional, através de valores, crenças e objetivos que são partilhados pelos dirigentes e colaboradores. O principal objetivo deste projeto é efetuar um diagnóstico sobre a tipologia da cultura organizacional existente numa instituição pública e identificar as práticas de ética organizacional. O presente estudo aborda o tema da cultura organizacional, concretamente no âmbito do comportamento ético de uma Instituição Pública, o Instituto Politécnico da Guarda. A recolha de dados foi concretizada através da realização de um inquérito por questionário online aos colaboradores da Instituição tendo sido recolhidas 82 respostas válidas. O tratamento de dados compreendeu uma análise descritiva baseada na média (M) da concordância com as afirmações e respetivo desvio-padrão (DP). Pudemos verificar que os comportamentos éticos de docentes e não docentes surgem mais associados a uma orientação cultural de cariz burocrático, assente em regras e no controlo. Desta feita, a organização, ao adotar uma cultura burocrática, tende a promover o desempenho de comportamentos de honestidade, mas de reduzida autonomia por parte dos seus colaboradores. Concluímos, por isso, que ao nível da orientação cultural, o Instituto Politécnico da Guarda afigura-se como uma organização de acentuado formalismo e burocratismo, contudo com uma significativa presença de valores éticos típicos e esperados em uma instituição de ensino.
id RCAP_e85c0b8e0bbc3e90e353b3522b67209a
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/5302
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Cultura e a Ética Organizacional numa Instituição PúblicaCultura OrganizacionalÉtica OrganizacionalAdministração PúblicaA forma de pensar e agir dos colaboradores e dos gestores de topo está intrinsecamente ligada à cultura da organização. A prestação de serviço, a imagem que passa para o exterior e a tomada de decisões são um conjunto de caraterísticas que definem a cultura de uma organização. Além de expor as características de uma organização, a cultura organizacional tem também a possibilidade de mudar o comportamento dos seus membros, uma vez que os colaboradores são orientados a seguir as regras estabelecidas e um determinado padrão de comportamento. Neste sentido, a cultura organizacional pode ser vista como um processo de mudança no comportamento organizacional, através de valores, crenças e objetivos que são partilhados pelos dirigentes e colaboradores. O principal objetivo deste projeto é efetuar um diagnóstico sobre a tipologia da cultura organizacional existente numa instituição pública e identificar as práticas de ética organizacional. O presente estudo aborda o tema da cultura organizacional, concretamente no âmbito do comportamento ético de uma Instituição Pública, o Instituto Politécnico da Guarda. A recolha de dados foi concretizada através da realização de um inquérito por questionário online aos colaboradores da Instituição tendo sido recolhidas 82 respostas válidas. O tratamento de dados compreendeu uma análise descritiva baseada na média (M) da concordância com as afirmações e respetivo desvio-padrão (DP). Pudemos verificar que os comportamentos éticos de docentes e não docentes surgem mais associados a uma orientação cultural de cariz burocrático, assente em regras e no controlo. Desta feita, a organização, ao adotar uma cultura burocrática, tende a promover o desempenho de comportamentos de honestidade, mas de reduzida autonomia por parte dos seus colaboradores. Concluímos, por isso, que ao nível da orientação cultural, o Instituto Politécnico da Guarda afigura-se como uma organização de acentuado formalismo e burocratismo, contudo com uma significativa presença de valores éticos típicos e esperados em uma instituição de ensino.Instituto Politécnico da Guarda2022-01-11T17:01:25Z2022-01-112021-12-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/5302http://hdl.handle.net/10314/5302TID:202839370porTrindade, Valdessónia Gomes dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:59:40Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/5302Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:05.330109Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Cultura e a Ética Organizacional numa Instituição Pública
title A Cultura e a Ética Organizacional numa Instituição Pública
spellingShingle A Cultura e a Ética Organizacional numa Instituição Pública
Trindade, Valdessónia Gomes da
Cultura Organizacional
Ética Organizacional
Administração Pública
title_short A Cultura e a Ética Organizacional numa Instituição Pública
title_full A Cultura e a Ética Organizacional numa Instituição Pública
title_fullStr A Cultura e a Ética Organizacional numa Instituição Pública
title_full_unstemmed A Cultura e a Ética Organizacional numa Instituição Pública
title_sort A Cultura e a Ética Organizacional numa Instituição Pública
author Trindade, Valdessónia Gomes da
author_facet Trindade, Valdessónia Gomes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, Valdessónia Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura Organizacional
Ética Organizacional
Administração Pública
topic Cultura Organizacional
Ética Organizacional
Administração Pública
description A forma de pensar e agir dos colaboradores e dos gestores de topo está intrinsecamente ligada à cultura da organização. A prestação de serviço, a imagem que passa para o exterior e a tomada de decisões são um conjunto de caraterísticas que definem a cultura de uma organização. Além de expor as características de uma organização, a cultura organizacional tem também a possibilidade de mudar o comportamento dos seus membros, uma vez que os colaboradores são orientados a seguir as regras estabelecidas e um determinado padrão de comportamento. Neste sentido, a cultura organizacional pode ser vista como um processo de mudança no comportamento organizacional, através de valores, crenças e objetivos que são partilhados pelos dirigentes e colaboradores. O principal objetivo deste projeto é efetuar um diagnóstico sobre a tipologia da cultura organizacional existente numa instituição pública e identificar as práticas de ética organizacional. O presente estudo aborda o tema da cultura organizacional, concretamente no âmbito do comportamento ético de uma Instituição Pública, o Instituto Politécnico da Guarda. A recolha de dados foi concretizada através da realização de um inquérito por questionário online aos colaboradores da Instituição tendo sido recolhidas 82 respostas válidas. O tratamento de dados compreendeu uma análise descritiva baseada na média (M) da concordância com as afirmações e respetivo desvio-padrão (DP). Pudemos verificar que os comportamentos éticos de docentes e não docentes surgem mais associados a uma orientação cultural de cariz burocrático, assente em regras e no controlo. Desta feita, a organização, ao adotar uma cultura burocrática, tende a promover o desempenho de comportamentos de honestidade, mas de reduzida autonomia por parte dos seus colaboradores. Concluímos, por isso, que ao nível da orientação cultural, o Instituto Politécnico da Guarda afigura-se como uma organização de acentuado formalismo e burocratismo, contudo com uma significativa presença de valores éticos típicos e esperados em uma instituição de ensino.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-09T00:00:00Z
2022-01-11T17:01:25Z
2022-01-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/5302
http://hdl.handle.net/10314/5302
TID:202839370
url http://hdl.handle.net/10314/5302
identifier_str_mv TID:202839370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136936702509056