A disseminação do TPACK em eventos científicos em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maneira, Simone
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gomes, Maria João
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/46036
Resumo: Discutir educação e tecnologia nos dias de hoje, é uma questão que vai além da relação entre professor e aluno em sala de aula. O referencial conceitual e teórico Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) tem representado um esforço científico que caminha no sentido da discussão sobre como se deve trabalhar o processo de apropriação da tecnologia por parte do professor, e que potenciais esta perspetiva tem desenvolvido. Este referencial tem sido acolhido pela comunidade científica em Ciências da Educação como um quadro de apoio à busca de um sentido para interpretar o processo de apropriação do conhecimento tecnológico, sobretudo no que tange a integração deste conhecimento aos conhecimentos do conteúdo específico que o professor leciona e aos conhecimentos pedagógicos. Todavia, a disseminação de qualquer referencial conceitual ou teórico passa pelo processo de compreensão e interpretação de suas faces. Passa por um exercício de releitura sociocultural que se estende à ações práticas e conceções diferenciadas de se promover uma discussão a respeito de tecnologia, saberes docentes, ensino e aprendizagem. Assim, pensando o TPACK dentro desta linha, procura-se saber qual a evolução da discussão em torno do mesmo desenvolvida no seio da comunidade científica, e que ideias vêm sendo preconizadas dentro das investigações em Ciências da Educação disseminadas em eventos científicos realizados em Portugal. Almeja-se neste propósito identificar as reinterpretações e os novos conceitos que surgem a respeito de sua propositura. Para tanto, este trabalho delimita-se numa revisão bibliográfica, tendo como fonte de dados as edições dos eventos Challenges, da Universidade do Minho, e do TicEduca da Universidade de Lisboa, entre os anos 2006 e 2016. A partir da análise efetuada verificou-se que o TPACK vem ganhando destaque nos trabalhos científicos preocupados em reconhecer o fenómeno de integração da tecnologia aos saberes docentes, sobretudo aqueles que enfatizam o processo de desenvolvimento profissional e que operacionalizam este referencial associando-o a iniciativas concretas.
id RCAP_e89e90593d171cae4e3464d590228115
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/46036
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A disseminação do TPACK em eventos científicos em PortugalTPACKeventos científicosCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDiscutir educação e tecnologia nos dias de hoje, é uma questão que vai além da relação entre professor e aluno em sala de aula. O referencial conceitual e teórico Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) tem representado um esforço científico que caminha no sentido da discussão sobre como se deve trabalhar o processo de apropriação da tecnologia por parte do professor, e que potenciais esta perspetiva tem desenvolvido. Este referencial tem sido acolhido pela comunidade científica em Ciências da Educação como um quadro de apoio à busca de um sentido para interpretar o processo de apropriação do conhecimento tecnológico, sobretudo no que tange a integração deste conhecimento aos conhecimentos do conteúdo específico que o professor leciona e aos conhecimentos pedagógicos. Todavia, a disseminação de qualquer referencial conceitual ou teórico passa pelo processo de compreensão e interpretação de suas faces. Passa por um exercício de releitura sociocultural que se estende à ações práticas e conceções diferenciadas de se promover uma discussão a respeito de tecnologia, saberes docentes, ensino e aprendizagem. Assim, pensando o TPACK dentro desta linha, procura-se saber qual a evolução da discussão em torno do mesmo desenvolvida no seio da comunidade científica, e que ideias vêm sendo preconizadas dentro das investigações em Ciências da Educação disseminadas em eventos científicos realizados em Portugal. Almeja-se neste propósito identificar as reinterpretações e os novos conceitos que surgem a respeito de sua propositura. Para tanto, este trabalho delimita-se numa revisão bibliográfica, tendo como fonte de dados as edições dos eventos Challenges, da Universidade do Minho, e do TicEduca da Universidade de Lisboa, entre os anos 2006 e 2016. A partir da análise efetuada verificou-se que o TPACK vem ganhando destaque nos trabalhos científicos preocupados em reconhecer o fenómeno de integração da tecnologia aos saberes docentes, sobretudo aqueles que enfatizam o processo de desenvolvimento profissional e que operacionalizam este referencial associando-o a iniciativas concretas.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)Universidade do MinhoManeira, SimoneGomes, Maria João20172017-01-01T00:00:00Zconference paperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/46036porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T05:52:35Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/46036Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T05:52:35Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A disseminação do TPACK em eventos científicos em Portugal
title A disseminação do TPACK em eventos científicos em Portugal
spellingShingle A disseminação do TPACK em eventos científicos em Portugal
Maneira, Simone
TPACK
eventos científicos
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A disseminação do TPACK em eventos científicos em Portugal
title_full A disseminação do TPACK em eventos científicos em Portugal
title_fullStr A disseminação do TPACK em eventos científicos em Portugal
title_full_unstemmed A disseminação do TPACK em eventos científicos em Portugal
title_sort A disseminação do TPACK em eventos científicos em Portugal
author Maneira, Simone
author_facet Maneira, Simone
Gomes, Maria João
author_role author
author2 Gomes, Maria João
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Maneira, Simone
Gomes, Maria João
dc.subject.por.fl_str_mv TPACK
eventos científicos
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic TPACK
eventos científicos
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Discutir educação e tecnologia nos dias de hoje, é uma questão que vai além da relação entre professor e aluno em sala de aula. O referencial conceitual e teórico Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) tem representado um esforço científico que caminha no sentido da discussão sobre como se deve trabalhar o processo de apropriação da tecnologia por parte do professor, e que potenciais esta perspetiva tem desenvolvido. Este referencial tem sido acolhido pela comunidade científica em Ciências da Educação como um quadro de apoio à busca de um sentido para interpretar o processo de apropriação do conhecimento tecnológico, sobretudo no que tange a integração deste conhecimento aos conhecimentos do conteúdo específico que o professor leciona e aos conhecimentos pedagógicos. Todavia, a disseminação de qualquer referencial conceitual ou teórico passa pelo processo de compreensão e interpretação de suas faces. Passa por um exercício de releitura sociocultural que se estende à ações práticas e conceções diferenciadas de se promover uma discussão a respeito de tecnologia, saberes docentes, ensino e aprendizagem. Assim, pensando o TPACK dentro desta linha, procura-se saber qual a evolução da discussão em torno do mesmo desenvolvida no seio da comunidade científica, e que ideias vêm sendo preconizadas dentro das investigações em Ciências da Educação disseminadas em eventos científicos realizados em Portugal. Almeja-se neste propósito identificar as reinterpretações e os novos conceitos que surgem a respeito de sua propositura. Para tanto, este trabalho delimita-se numa revisão bibliográfica, tendo como fonte de dados as edições dos eventos Challenges, da Universidade do Minho, e do TicEduca da Universidade de Lisboa, entre os anos 2006 e 2016. A partir da análise efetuada verificou-se que o TPACK vem ganhando destaque nos trabalhos científicos preocupados em reconhecer o fenómeno de integração da tecnologia aos saberes docentes, sobretudo aqueles que enfatizam o processo de desenvolvimento profissional e que operacionalizam este referencial associando-o a iniciativas concretas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv conference paper
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/46036
url http://hdl.handle.net/1822/46036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817544771605889024