A disseminação do TPACK em eventos científicos em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/46036 |
Resumo: | Discutir educação e tecnologia nos dias de hoje, é uma questão que vai além da relação entre professor e aluno em sala de aula. O referencial conceitual e teórico Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) tem representado um esforço científico que caminha no sentido da discussão sobre como se deve trabalhar o processo de apropriação da tecnologia por parte do professor, e que potenciais esta perspetiva tem desenvolvido. Este referencial tem sido acolhido pela comunidade científica em Ciências da Educação como um quadro de apoio à busca de um sentido para interpretar o processo de apropriação do conhecimento tecnológico, sobretudo no que tange a integração deste conhecimento aos conhecimentos do conteúdo específico que o professor leciona e aos conhecimentos pedagógicos. Todavia, a disseminação de qualquer referencial conceitual ou teórico passa pelo processo de compreensão e interpretação de suas faces. Passa por um exercício de releitura sociocultural que se estende à ações práticas e conceções diferenciadas de se promover uma discussão a respeito de tecnologia, saberes docentes, ensino e aprendizagem. Assim, pensando o TPACK dentro desta linha, procura-se saber qual a evolução da discussão em torno do mesmo desenvolvida no seio da comunidade científica, e que ideias vêm sendo preconizadas dentro das investigações em Ciências da Educação disseminadas em eventos científicos realizados em Portugal. Almeja-se neste propósito identificar as reinterpretações e os novos conceitos que surgem a respeito de sua propositura. Para tanto, este trabalho delimita-se numa revisão bibliográfica, tendo como fonte de dados as edições dos eventos Challenges, da Universidade do Minho, e do TicEduca da Universidade de Lisboa, entre os anos 2006 e 2016. A partir da análise efetuada verificou-se que o TPACK vem ganhando destaque nos trabalhos científicos preocupados em reconhecer o fenómeno de integração da tecnologia aos saberes docentes, sobretudo aqueles que enfatizam o processo de desenvolvimento profissional e que operacionalizam este referencial associando-o a iniciativas concretas. |
id |
RCAP_e89e90593d171cae4e3464d590228115 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/46036 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A disseminação do TPACK em eventos científicos em PortugalTPACKeventos científicosCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDiscutir educação e tecnologia nos dias de hoje, é uma questão que vai além da relação entre professor e aluno em sala de aula. O referencial conceitual e teórico Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) tem representado um esforço científico que caminha no sentido da discussão sobre como se deve trabalhar o processo de apropriação da tecnologia por parte do professor, e que potenciais esta perspetiva tem desenvolvido. Este referencial tem sido acolhido pela comunidade científica em Ciências da Educação como um quadro de apoio à busca de um sentido para interpretar o processo de apropriação do conhecimento tecnológico, sobretudo no que tange a integração deste conhecimento aos conhecimentos do conteúdo específico que o professor leciona e aos conhecimentos pedagógicos. Todavia, a disseminação de qualquer referencial conceitual ou teórico passa pelo processo de compreensão e interpretação de suas faces. Passa por um exercício de releitura sociocultural que se estende à ações práticas e conceções diferenciadas de se promover uma discussão a respeito de tecnologia, saberes docentes, ensino e aprendizagem. Assim, pensando o TPACK dentro desta linha, procura-se saber qual a evolução da discussão em torno do mesmo desenvolvida no seio da comunidade científica, e que ideias vêm sendo preconizadas dentro das investigações em Ciências da Educação disseminadas em eventos científicos realizados em Portugal. Almeja-se neste propósito identificar as reinterpretações e os novos conceitos que surgem a respeito de sua propositura. Para tanto, este trabalho delimita-se numa revisão bibliográfica, tendo como fonte de dados as edições dos eventos Challenges, da Universidade do Minho, e do TicEduca da Universidade de Lisboa, entre os anos 2006 e 2016. A partir da análise efetuada verificou-se que o TPACK vem ganhando destaque nos trabalhos científicos preocupados em reconhecer o fenómeno de integração da tecnologia aos saberes docentes, sobretudo aqueles que enfatizam o processo de desenvolvimento profissional e que operacionalizam este referencial associando-o a iniciativas concretas.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)Universidade do MinhoManeira, SimoneGomes, Maria João20172017-01-01T00:00:00Zconference paperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/46036porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T05:52:35Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/46036Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T05:52:35Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A disseminação do TPACK em eventos científicos em Portugal |
title |
A disseminação do TPACK em eventos científicos em Portugal |
spellingShingle |
A disseminação do TPACK em eventos científicos em Portugal Maneira, Simone TPACK eventos científicos Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A disseminação do TPACK em eventos científicos em Portugal |
title_full |
A disseminação do TPACK em eventos científicos em Portugal |
title_fullStr |
A disseminação do TPACK em eventos científicos em Portugal |
title_full_unstemmed |
A disseminação do TPACK em eventos científicos em Portugal |
title_sort |
A disseminação do TPACK em eventos científicos em Portugal |
author |
Maneira, Simone |
author_facet |
Maneira, Simone Gomes, Maria João |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Maria João |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maneira, Simone Gomes, Maria João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TPACK eventos científicos Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
TPACK eventos científicos Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Discutir educação e tecnologia nos dias de hoje, é uma questão que vai além da relação entre professor e aluno em sala de aula. O referencial conceitual e teórico Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) tem representado um esforço científico que caminha no sentido da discussão sobre como se deve trabalhar o processo de apropriação da tecnologia por parte do professor, e que potenciais esta perspetiva tem desenvolvido. Este referencial tem sido acolhido pela comunidade científica em Ciências da Educação como um quadro de apoio à busca de um sentido para interpretar o processo de apropriação do conhecimento tecnológico, sobretudo no que tange a integração deste conhecimento aos conhecimentos do conteúdo específico que o professor leciona e aos conhecimentos pedagógicos. Todavia, a disseminação de qualquer referencial conceitual ou teórico passa pelo processo de compreensão e interpretação de suas faces. Passa por um exercício de releitura sociocultural que se estende à ações práticas e conceções diferenciadas de se promover uma discussão a respeito de tecnologia, saberes docentes, ensino e aprendizagem. Assim, pensando o TPACK dentro desta linha, procura-se saber qual a evolução da discussão em torno do mesmo desenvolvida no seio da comunidade científica, e que ideias vêm sendo preconizadas dentro das investigações em Ciências da Educação disseminadas em eventos científicos realizados em Portugal. Almeja-se neste propósito identificar as reinterpretações e os novos conceitos que surgem a respeito de sua propositura. Para tanto, este trabalho delimita-se numa revisão bibliográfica, tendo como fonte de dados as edições dos eventos Challenges, da Universidade do Minho, e do TicEduca da Universidade de Lisboa, entre os anos 2006 e 2016. A partir da análise efetuada verificou-se que o TPACK vem ganhando destaque nos trabalhos científicos preocupados em reconhecer o fenómeno de integração da tecnologia aos saberes docentes, sobretudo aqueles que enfatizam o processo de desenvolvimento profissional e que operacionalizam este referencial associando-o a iniciativas concretas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
conference paper |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/46036 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/46036 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544771605889024 |