A Complexidade da interven??o social segundo g?nero e escolaridade do doente renal cr?nico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.15343/0104-7809.202145120129 |
Resumo: | A elevada preval?ncia da doen?a renal cr?nica e a relev?ncia social do seu tratamento exigem um aprofundamento do conhecimento sobre a popula??o doente, tendo em conta a sua complexidade hol?stica. O estudo pretendeu analisar os n?veis de complexidade no processo de interven??o social com pessoas com doen?a renal cr?nica numa perspetiva de g?nero e de escolaridade. A amostra integrou 584 doentes com idades compreendidas entre os 19 e os 93 anos, maioritariamente do sexo masculino, casados e com o 1.? ciclo ensino b?sico. Os participantes, com diagn?stico de doen?a renal cr?nica, foram avaliados atrav?s de um protocolo que inclui um question?rio sociodemogr?fico e a Matriz de Complexidade Associada ao Processo de Interven??o Social com Doentes Renais Cr?nicos (MCAPIS_DRC). Encontrou-se uma associa??o estatisticamente significativa entre os tr?s n?veis de complexidade avaliados e as vari?veis sexo (p = 0,002, phi = 0,146) e escolaridade (p > 0,001, phi = 0,277). Verificou-se, igualmente, uma intera??o entre a escolaridade e o ?ndice de complexidade consoante o sexo (F(5, 572) = 6,647 p = < 0,001, ?p2 = 0,113). As mulheres apresentaram maiores pontua??es no ?ndice e as pessoas com maiores n?veis de escolaridade pontuam menos no ?ndice. A evid?ncia permite ter uma abordagem diferenciadora na avalia??o e interven??o social, priorizando grupos e situa??es problema. / The high prevalence of chronic kidney disease and the social relevance of its treatment require a deeper knowledge concerning this sick population, taking into account its overall complexity. The study aimed to analyze the levels of complexity in the social intervention process with people with chronic kidney disease from a gender and educational perspective. The sample included 584 patients aged between 19 and 93 years, mostly male, married and with the 1st cycle of primary education completed. Participants, diagnosed with chronic kidney disease, were assessed using a protocol that includes a sociodemographic questionnaire and The Matrix of Complexity Associated with the Process of Social Intervention with Chronic Kidney Disease Patients (MCAPIS_DRC). A statistically significant association was found between the three levels of complexity assessed and the variables gender (p=0.002, phi=0.146) and education (p>0.001, phi=0.277). There was also an interaction between education and the complexity index according to sex (F (5, 572) =6.647 p=<0.001, ?p2=0.113). Women had higher scores on the index and people with higher levels of education scored less on the index. The evidence allows a different approach in the assessment and social intervention if this condition, prioritizing problematic groups and situations. |
id |
RCAP_e90a9dce0b686dddc703053d53aeeeb7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ismt.pt:123456789/1344 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Complexidade da interven??o social segundo g?nero e escolaridade do doente renal cr?nicoThe complexity of social intervention according to gender and education of chronic kidney disease patientsG?nero - GenderEscolaridade - EducationDoen?a Renal Cr?nica - Chronic Kidney DiseaseComplexidade - ComplexityServi?o Social - Social WorkA elevada preval?ncia da doen?a renal cr?nica e a relev?ncia social do seu tratamento exigem um aprofundamento do conhecimento sobre a popula??o doente, tendo em conta a sua complexidade hol?stica. O estudo pretendeu analisar os n?veis de complexidade no processo de interven??o social com pessoas com doen?a renal cr?nica numa perspetiva de g?nero e de escolaridade. A amostra integrou 584 doentes com idades compreendidas entre os 19 e os 93 anos, maioritariamente do sexo masculino, casados e com o 1.? ciclo ensino b?sico. Os participantes, com diagn?stico de doen?a renal cr?nica, foram avaliados atrav?s de um protocolo que inclui um question?rio sociodemogr?fico e a Matriz de Complexidade Associada ao Processo de Interven??o Social com Doentes Renais Cr?nicos (MCAPIS_DRC). Encontrou-se uma associa??o estatisticamente significativa entre os tr?s n?veis de complexidade avaliados e as vari?veis sexo (p = 0,002, phi = 0,146) e escolaridade (p > 0,001, phi = 0,277). Verificou-se, igualmente, uma intera??o entre a escolaridade e o ?ndice de complexidade consoante o sexo (F(5, 572) = 6,647 p = < 0,001, ?p2 = 0,113). As mulheres apresentaram maiores pontua??es no ?ndice e as pessoas com maiores n?veis de escolaridade pontuam menos no ?ndice. A evid?ncia permite ter uma abordagem diferenciadora na avalia??o e interven??o social, priorizando grupos e situa??es problema. / The high prevalence of chronic kidney disease and the social relevance of its treatment require a deeper knowledge concerning this sick population, taking into account its overall complexity. The study aimed to analyze the levels of complexity in the social intervention process with people with chronic kidney disease from a gender and educational perspective. The sample included 584 patients aged between 19 and 93 years, mostly male, married and with the 1st cycle of primary education completed. Participants, diagnosed with chronic kidney disease, were assessed using a protocol that includes a sociodemographic questionnaire and The Matrix of Complexity Associated with the Process of Social Intervention with Chronic Kidney Disease Patients (MCAPIS_DRC). A statistically significant association was found between the three levels of complexity assessed and the variables gender (p=0.002, phi=0.146) and education (p>0.001, phi=0.277). There was also an interaction between education and the complexity index according to sex (F (5, 572) =6.647 p=<0.001, ?p2=0.113). Women had higher scores on the index and people with higher levels of education scored less on the index. The evidence allows a different approach in the assessment and social intervention if this condition, prioritizing problematic groups and situations.Centro Universit?rio S?o Camilo, S?o Paulo (Brasil)2022-01-17T11:14:31Z2022-01-172021-04-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfhttps://doi.org/10.15343/0104-7809.202145120129https://doi.org/10.15343/0104-7809.202145120129porOlim, M., Guadalupe, S., Daniel, F., Carvalho, M., Rocha, S., & Mac?rio, F. (2021). A Complexidade da interven??o social segundo g?nero e escolaridade do doente renal cr?nico: 10.15343/0104-7809.202145120129. O Mundo Da Sa?de, 45(1), 120-129. Recuperado de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/1054http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1344Olim, MartaGuadalupe, S?niaDaniel, FernandaCarvalho, M?nicaRocha, S?lviaMac?rio, Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:58:00Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/1344Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:47.907289Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Complexidade da interven??o social segundo g?nero e escolaridade do doente renal cr?nico The complexity of social intervention according to gender and education of chronic kidney disease patients |
title |
A Complexidade da interven??o social segundo g?nero e escolaridade do doente renal cr?nico |
spellingShingle |
A Complexidade da interven??o social segundo g?nero e escolaridade do doente renal cr?nico Olim, Marta G?nero - Gender Escolaridade - Education Doen?a Renal Cr?nica - Chronic Kidney Disease Complexidade - Complexity Servi?o Social - Social Work |
title_short |
A Complexidade da interven??o social segundo g?nero e escolaridade do doente renal cr?nico |
title_full |
A Complexidade da interven??o social segundo g?nero e escolaridade do doente renal cr?nico |
title_fullStr |
A Complexidade da interven??o social segundo g?nero e escolaridade do doente renal cr?nico |
title_full_unstemmed |
A Complexidade da interven??o social segundo g?nero e escolaridade do doente renal cr?nico |
title_sort |
A Complexidade da interven??o social segundo g?nero e escolaridade do doente renal cr?nico |
author |
Olim, Marta |
author_facet |
Olim, Marta Guadalupe, S?nia Daniel, Fernanda Carvalho, M?nica Rocha, S?lvia Mac?rio, Fernando |
author_role |
author |
author2 |
Guadalupe, S?nia Daniel, Fernanda Carvalho, M?nica Rocha, S?lvia Mac?rio, Fernando |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Olim, Marta Guadalupe, S?nia Daniel, Fernanda Carvalho, M?nica Rocha, S?lvia Mac?rio, Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
G?nero - Gender Escolaridade - Education Doen?a Renal Cr?nica - Chronic Kidney Disease Complexidade - Complexity Servi?o Social - Social Work |
topic |
G?nero - Gender Escolaridade - Education Doen?a Renal Cr?nica - Chronic Kidney Disease Complexidade - Complexity Servi?o Social - Social Work |
description |
A elevada preval?ncia da doen?a renal cr?nica e a relev?ncia social do seu tratamento exigem um aprofundamento do conhecimento sobre a popula??o doente, tendo em conta a sua complexidade hol?stica. O estudo pretendeu analisar os n?veis de complexidade no processo de interven??o social com pessoas com doen?a renal cr?nica numa perspetiva de g?nero e de escolaridade. A amostra integrou 584 doentes com idades compreendidas entre os 19 e os 93 anos, maioritariamente do sexo masculino, casados e com o 1.? ciclo ensino b?sico. Os participantes, com diagn?stico de doen?a renal cr?nica, foram avaliados atrav?s de um protocolo que inclui um question?rio sociodemogr?fico e a Matriz de Complexidade Associada ao Processo de Interven??o Social com Doentes Renais Cr?nicos (MCAPIS_DRC). Encontrou-se uma associa??o estatisticamente significativa entre os tr?s n?veis de complexidade avaliados e as vari?veis sexo (p = 0,002, phi = 0,146) e escolaridade (p > 0,001, phi = 0,277). Verificou-se, igualmente, uma intera??o entre a escolaridade e o ?ndice de complexidade consoante o sexo (F(5, 572) = 6,647 p = < 0,001, ?p2 = 0,113). As mulheres apresentaram maiores pontua??es no ?ndice e as pessoas com maiores n?veis de escolaridade pontuam menos no ?ndice. A evid?ncia permite ter uma abordagem diferenciadora na avalia??o e interven??o social, priorizando grupos e situa??es problema. / The high prevalence of chronic kidney disease and the social relevance of its treatment require a deeper knowledge concerning this sick population, taking into account its overall complexity. The study aimed to analyze the levels of complexity in the social intervention process with people with chronic kidney disease from a gender and educational perspective. The sample included 584 patients aged between 19 and 93 years, mostly male, married and with the 1st cycle of primary education completed. Participants, diagnosed with chronic kidney disease, were assessed using a protocol that includes a sociodemographic questionnaire and The Matrix of Complexity Associated with the Process of Social Intervention with Chronic Kidney Disease Patients (MCAPIS_DRC). A statistically significant association was found between the three levels of complexity assessed and the variables gender (p=0.002, phi=0.146) and education (p>0.001, phi=0.277). There was also an interaction between education and the complexity index according to sex (F (5, 572) =6.647 p=<0.001, ?p2=0.113). Women had higher scores on the index and people with higher levels of education scored less on the index. The evidence allows a different approach in the assessment and social intervention if this condition, prioritizing problematic groups and situations. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-05T00:00:00Z 2022-01-17T11:14:31Z 2022-01-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.15343/0104-7809.202145120129 https://doi.org/10.15343/0104-7809.202145120129 |
url |
https://doi.org/10.15343/0104-7809.202145120129 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Olim, M., Guadalupe, S., Daniel, F., Carvalho, M., Rocha, S., & Mac?rio, F. (2021). A Complexidade da interven??o social segundo g?nero e escolaridade do doente renal cr?nico: 10.15343/0104-7809.202145120129. O Mundo Da Sa?de, 45(1), 120-129. Recuperado de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/1054 http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1344 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universit?rio S?o Camilo, S?o Paulo (Brasil) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universit?rio S?o Camilo, S?o Paulo (Brasil) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136426166583296 |