Estratégias de aprendizagem de língua: uma área de investigação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carrilho, Ana Rita
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/6979
Resumo: Na área da Aquisição de Língua Segunda, as estratégias de aprendizagem têm vindo a ocupar, cada vez mais, um lugar de destaque, dada a crescente consciência de que cada aprendente encara a aprendizagem de uma língua estrangeira (ou segunda) de diferentes formas, baseado nas suas experiências prévias de aprendizagem, na sua motivação, expectativas, contexto de aprendizagem ou situação socioeconómica e cultural. O desenvolvimento de estratégias suscita a curiosidade da investigação, pois estas apresentam-se como instrumentos poderosos na otimização do processo de aprendizagem, empregues pelo aprendente de forma consciente e intencional. No presente artigo, pretende-se realizar uma breve abordagem a uma parte da investigação levada a cabo neste campo.
id RCAP_e9666bec3bae495d67ce4d033f5fecbc
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6979
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias de aprendizagem de língua: uma área de investigaçãoAquisição de língua segundaEstratégias de aprendizagemNa área da Aquisição de Língua Segunda, as estratégias de aprendizagem têm vindo a ocupar, cada vez mais, um lugar de destaque, dada a crescente consciência de que cada aprendente encara a aprendizagem de uma língua estrangeira (ou segunda) de diferentes formas, baseado nas suas experiências prévias de aprendizagem, na sua motivação, expectativas, contexto de aprendizagem ou situação socioeconómica e cultural. O desenvolvimento de estratégias suscita a curiosidade da investigação, pois estas apresentam-se como instrumentos poderosos na otimização do processo de aprendizagem, empregues pelo aprendente de forma consciente e intencional. No presente artigo, pretende-se realizar uma breve abordagem a uma parte da investigação levada a cabo neste campo.Universidade da Beira Interior - Departamento de LetrasuBibliorumCarrilho, Ana Rita2019-04-03T14:28:15Z2015-122015-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/6979por1645-2976info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:46:00Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6979Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:47:35.977558Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de aprendizagem de língua: uma área de investigação
title Estratégias de aprendizagem de língua: uma área de investigação
spellingShingle Estratégias de aprendizagem de língua: uma área de investigação
Carrilho, Ana Rita
Aquisição de língua segunda
Estratégias de aprendizagem
title_short Estratégias de aprendizagem de língua: uma área de investigação
title_full Estratégias de aprendizagem de língua: uma área de investigação
title_fullStr Estratégias de aprendizagem de língua: uma área de investigação
title_full_unstemmed Estratégias de aprendizagem de língua: uma área de investigação
title_sort Estratégias de aprendizagem de língua: uma área de investigação
author Carrilho, Ana Rita
author_facet Carrilho, Ana Rita
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Carrilho, Ana Rita
dc.subject.por.fl_str_mv Aquisição de língua segunda
Estratégias de aprendizagem
topic Aquisição de língua segunda
Estratégias de aprendizagem
description Na área da Aquisição de Língua Segunda, as estratégias de aprendizagem têm vindo a ocupar, cada vez mais, um lugar de destaque, dada a crescente consciência de que cada aprendente encara a aprendizagem de uma língua estrangeira (ou segunda) de diferentes formas, baseado nas suas experiências prévias de aprendizagem, na sua motivação, expectativas, contexto de aprendizagem ou situação socioeconómica e cultural. O desenvolvimento de estratégias suscita a curiosidade da investigação, pois estas apresentam-se como instrumentos poderosos na otimização do processo de aprendizagem, empregues pelo aprendente de forma consciente e intencional. No presente artigo, pretende-se realizar uma breve abordagem a uma parte da investigação levada a cabo neste campo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12
2015-12-01T00:00:00Z
2019-04-03T14:28:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/6979
url http://hdl.handle.net/10400.6/6979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-2976
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior - Departamento de Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior - Departamento de Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136371264192512