Desenvolvimento de Indicadores e Medidas de Eficiência Energética na Unidade de Hydrocracking

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colmonero, Luis Filipe Raposo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/19955
Resumo: O sector de refinação assume um importante papel na indústria portuguesa, sendo a Refinaria de Sines a unidade industrial que maior dimensão apresenta no aparelho refinador nacional. O elevado contributo que esta refinaria representa para a economia, traduz a importância da continuidade da sua actividade, bem como do seu desenvolvimento. Neste âmbito, surge a preocupação com a eficiência energética alcançada nas suas unidades processuais, assente em propostas de melhoria ao nível das melhores práticas estabelecidas para este sector. A presente dissertação visa precisamente apontar melhorias, tendo em conta os significativos desvios observados mensalmente nos consumos energéticos. Concretamente, nos desvios do consumo específico de combustível da unidade de hydrocracking. Foram estudadas e quantificadas as variáveis que contribuem para o consumo de combustível, de forma a ser possível actuar e controlar este mesmo consumo alcançado nos maiores consumidores de energia da unidade. Pela análise feita, concluiu-se que as fornalhas situadas a montante do reactor de 1º estágio, do reactor de 2º estágio e da coluna de fraccionamento se apresentam como os maiores consumidores de energia desta unidade. Os resultados apontam para o fenómeno de fouling presente nos permutadores de carga a montante destas fornalhas como a maior contribuição para os desvios no consumo específico de combustível registado ao longo do segundo ciclo de operação da unidade. Não existindo evidências de perda de eficiência térmica nos equipamentos onde é consumido o combustível, seja por práticas de operação ou por deterioração de materiais. Dos resultados obtidos, surge uma recomendação como proposta de melhoria para a problemática inicialmente proposta, que resulta num plano de controlo sobre as variáveis criticas à operação destas fornalhas. Destacando-se a acção de limpeza e intervenção a cada dois anos nos permutadores de calor a montante das fornalhas.
id RCAP_e982e8364381c73506b6942a535b2fc6
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/19955
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de Indicadores e Medidas de Eficiência Energética na Unidade de HydrocrackingEficiência energéticaConsumo específico de combustívelFornalhasfoulingDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia QuímicaO sector de refinação assume um importante papel na indústria portuguesa, sendo a Refinaria de Sines a unidade industrial que maior dimensão apresenta no aparelho refinador nacional. O elevado contributo que esta refinaria representa para a economia, traduz a importância da continuidade da sua actividade, bem como do seu desenvolvimento. Neste âmbito, surge a preocupação com a eficiência energética alcançada nas suas unidades processuais, assente em propostas de melhoria ao nível das melhores práticas estabelecidas para este sector. A presente dissertação visa precisamente apontar melhorias, tendo em conta os significativos desvios observados mensalmente nos consumos energéticos. Concretamente, nos desvios do consumo específico de combustível da unidade de hydrocracking. Foram estudadas e quantificadas as variáveis que contribuem para o consumo de combustível, de forma a ser possível actuar e controlar este mesmo consumo alcançado nos maiores consumidores de energia da unidade. Pela análise feita, concluiu-se que as fornalhas situadas a montante do reactor de 1º estágio, do reactor de 2º estágio e da coluna de fraccionamento se apresentam como os maiores consumidores de energia desta unidade. Os resultados apontam para o fenómeno de fouling presente nos permutadores de carga a montante destas fornalhas como a maior contribuição para os desvios no consumo específico de combustível registado ao longo do segundo ciclo de operação da unidade. Não existindo evidências de perda de eficiência térmica nos equipamentos onde é consumido o combustível, seja por práticas de operação ou por deterioração de materiais. Dos resultados obtidos, surge uma recomendação como proposta de melhoria para a problemática inicialmente proposta, que resulta num plano de controlo sobre as variáveis criticas à operação destas fornalhas. Destacando-se a acção de limpeza e intervenção a cada dois anos nos permutadores de calor a montante das fornalhas.Carabineiro, HugoEusébio, MárioRUNColmonero, Luis Filipe Raposo2017-02-01T15:28:38Z2016-032017-022016-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/19955porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-10T15:37:52ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de Indicadores e Medidas de Eficiência Energética na Unidade de Hydrocracking
title Desenvolvimento de Indicadores e Medidas de Eficiência Energética na Unidade de Hydrocracking
spellingShingle Desenvolvimento de Indicadores e Medidas de Eficiência Energética na Unidade de Hydrocracking
Colmonero, Luis Filipe Raposo
Eficiência energética
Consumo específico de combustível
Fornalhas
fouling
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Química
title_short Desenvolvimento de Indicadores e Medidas de Eficiência Energética na Unidade de Hydrocracking
title_full Desenvolvimento de Indicadores e Medidas de Eficiência Energética na Unidade de Hydrocracking
title_fullStr Desenvolvimento de Indicadores e Medidas de Eficiência Energética na Unidade de Hydrocracking
title_full_unstemmed Desenvolvimento de Indicadores e Medidas de Eficiência Energética na Unidade de Hydrocracking
title_sort Desenvolvimento de Indicadores e Medidas de Eficiência Energética na Unidade de Hydrocracking
author Colmonero, Luis Filipe Raposo
author_facet Colmonero, Luis Filipe Raposo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carabineiro, Hugo
Eusébio, Mário
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Colmonero, Luis Filipe Raposo
dc.subject.por.fl_str_mv Eficiência energética
Consumo específico de combustível
Fornalhas
fouling
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Química
topic Eficiência energética
Consumo específico de combustível
Fornalhas
fouling
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Química
description O sector de refinação assume um importante papel na indústria portuguesa, sendo a Refinaria de Sines a unidade industrial que maior dimensão apresenta no aparelho refinador nacional. O elevado contributo que esta refinaria representa para a economia, traduz a importância da continuidade da sua actividade, bem como do seu desenvolvimento. Neste âmbito, surge a preocupação com a eficiência energética alcançada nas suas unidades processuais, assente em propostas de melhoria ao nível das melhores práticas estabelecidas para este sector. A presente dissertação visa precisamente apontar melhorias, tendo em conta os significativos desvios observados mensalmente nos consumos energéticos. Concretamente, nos desvios do consumo específico de combustível da unidade de hydrocracking. Foram estudadas e quantificadas as variáveis que contribuem para o consumo de combustível, de forma a ser possível actuar e controlar este mesmo consumo alcançado nos maiores consumidores de energia da unidade. Pela análise feita, concluiu-se que as fornalhas situadas a montante do reactor de 1º estágio, do reactor de 2º estágio e da coluna de fraccionamento se apresentam como os maiores consumidores de energia desta unidade. Os resultados apontam para o fenómeno de fouling presente nos permutadores de carga a montante destas fornalhas como a maior contribuição para os desvios no consumo específico de combustível registado ao longo do segundo ciclo de operação da unidade. Não existindo evidências de perda de eficiência térmica nos equipamentos onde é consumido o combustível, seja por práticas de operação ou por deterioração de materiais. Dos resultados obtidos, surge uma recomendação como proposta de melhoria para a problemática inicialmente proposta, que resulta num plano de controlo sobre as variáveis criticas à operação destas fornalhas. Destacando-se a acção de limpeza e intervenção a cada dois anos nos permutadores de calor a montante das fornalhas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03
2016-03-01T00:00:00Z
2017-02-01T15:28:38Z
2017-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/19955
url http://hdl.handle.net/10362/19955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302937146490880