Contributo para a validação da versão reduzida da escala APPROACHES AND STUDY SKILLS INVENTORY FOR STUDENTS (ASSIST)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/5145 |
Resumo: | As abordagens ao estudo referem-se ao modo como os estudantes encaram as tarefas de aprendizagem e as estratégias que utilizam para as levar a cabo. Um dos instrumentos habitualmente utilizados na investigação sobre as abordagens ao estudo é o Approaches and Study Skills Inventory for Students (ASSIST). Esta escala teve a sua origem no Approaches to Studying Inventory (ASI) e inclui subescalas adicionais com vista a integrar a descrição dos processos relativos não só ao estudo, mas também as reações ao ensino. A sua versão mais recente avalia as abordagens à aprendizagem em três dimensões ou escalas distintas: Profunda, Estratégica e Superficial Apática. Neste estudo apresentamos dados relativos às propriedades psicométricas da versão reduzida desta escala (Short Version of the Approaches and Study Skills Inventory for Students – SV-ASSIST) a qual é constituída por 18 itens distribuídos pelas 3 dimensões referidas. Participaram no estudo 186 estudantes de cursos de Licenciatura em Terapia Ocupacional de diferentes instituições. A análise fatorial exploratória resultou numa solução fatorial de 3 fatores: um fator integrando os itens que remetem para estratégias ligadas à Abordagem Profunda e que inclui 5 itens; um segundo fator associado à Abordagem Estratégica (AE) constituído por 4 itens; e um terceiro fator constituído pelos 6 itens que reenviam para a Abordagem Superficial Apática. No que respeita à consistência interna, os valores obtidos revelaram-se aceitáveis. |
id |
RCAP_e985ded79a26894d475eb69d7afaeac1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5145 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contributo para a validação da versão reduzida da escala APPROACHES AND STUDY SKILLS INVENTORY FOR STUDENTS (ASSIST)Abordagens à aprendizagemPsicometriaAs abordagens ao estudo referem-se ao modo como os estudantes encaram as tarefas de aprendizagem e as estratégias que utilizam para as levar a cabo. Um dos instrumentos habitualmente utilizados na investigação sobre as abordagens ao estudo é o Approaches and Study Skills Inventory for Students (ASSIST). Esta escala teve a sua origem no Approaches to Studying Inventory (ASI) e inclui subescalas adicionais com vista a integrar a descrição dos processos relativos não só ao estudo, mas também as reações ao ensino. A sua versão mais recente avalia as abordagens à aprendizagem em três dimensões ou escalas distintas: Profunda, Estratégica e Superficial Apática. Neste estudo apresentamos dados relativos às propriedades psicométricas da versão reduzida desta escala (Short Version of the Approaches and Study Skills Inventory for Students – SV-ASSIST) a qual é constituída por 18 itens distribuídos pelas 3 dimensões referidas. Participaram no estudo 186 estudantes de cursos de Licenciatura em Terapia Ocupacional de diferentes instituições. A análise fatorial exploratória resultou numa solução fatorial de 3 fatores: um fator integrando os itens que remetem para estratégias ligadas à Abordagem Profunda e que inclui 5 itens; um segundo fator associado à Abordagem Estratégica (AE) constituído por 4 itens; e um terceiro fator constituído pelos 6 itens que reenviam para a Abordagem Superficial Apática. No que respeita à consistência interna, os valores obtidos revelaram-se aceitáveis.ISPA (Instituto Superior Psicologia Aplicada)2020-01-14T14:28:35Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/5145por978-989-8384-34-8Pestana, SusanaPeixoto, FranciscoRosado Pinto, Patríciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-06-23T07:47:30Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5145Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:59:21.860947Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contributo para a validação da versão reduzida da escala APPROACHES AND STUDY SKILLS INVENTORY FOR STUDENTS (ASSIST) |
title |
Contributo para a validação da versão reduzida da escala APPROACHES AND STUDY SKILLS INVENTORY FOR STUDENTS (ASSIST) |
spellingShingle |
Contributo para a validação da versão reduzida da escala APPROACHES AND STUDY SKILLS INVENTORY FOR STUDENTS (ASSIST) Pestana, Susana Abordagens à aprendizagem Psicometria |
title_short |
Contributo para a validação da versão reduzida da escala APPROACHES AND STUDY SKILLS INVENTORY FOR STUDENTS (ASSIST) |
title_full |
Contributo para a validação da versão reduzida da escala APPROACHES AND STUDY SKILLS INVENTORY FOR STUDENTS (ASSIST) |
title_fullStr |
Contributo para a validação da versão reduzida da escala APPROACHES AND STUDY SKILLS INVENTORY FOR STUDENTS (ASSIST) |
title_full_unstemmed |
Contributo para a validação da versão reduzida da escala APPROACHES AND STUDY SKILLS INVENTORY FOR STUDENTS (ASSIST) |
title_sort |
Contributo para a validação da versão reduzida da escala APPROACHES AND STUDY SKILLS INVENTORY FOR STUDENTS (ASSIST) |
author |
Pestana, Susana |
author_facet |
Pestana, Susana Peixoto, Francisco Rosado Pinto, Patrícia |
author_role |
author |
author2 |
Peixoto, Francisco Rosado Pinto, Patrícia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pestana, Susana Peixoto, Francisco Rosado Pinto, Patrícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Abordagens à aprendizagem Psicometria |
topic |
Abordagens à aprendizagem Psicometria |
description |
As abordagens ao estudo referem-se ao modo como os estudantes encaram as tarefas de aprendizagem e as estratégias que utilizam para as levar a cabo. Um dos instrumentos habitualmente utilizados na investigação sobre as abordagens ao estudo é o Approaches and Study Skills Inventory for Students (ASSIST). Esta escala teve a sua origem no Approaches to Studying Inventory (ASI) e inclui subescalas adicionais com vista a integrar a descrição dos processos relativos não só ao estudo, mas também as reações ao ensino. A sua versão mais recente avalia as abordagens à aprendizagem em três dimensões ou escalas distintas: Profunda, Estratégica e Superficial Apática. Neste estudo apresentamos dados relativos às propriedades psicométricas da versão reduzida desta escala (Short Version of the Approaches and Study Skills Inventory for Students – SV-ASSIST) a qual é constituída por 18 itens distribuídos pelas 3 dimensões referidas. Participaram no estudo 186 estudantes de cursos de Licenciatura em Terapia Ocupacional de diferentes instituições. A análise fatorial exploratória resultou numa solução fatorial de 3 fatores: um fator integrando os itens que remetem para estratégias ligadas à Abordagem Profunda e que inclui 5 itens; um segundo fator associado à Abordagem Estratégica (AE) constituído por 4 itens; e um terceiro fator constituído pelos 6 itens que reenviam para a Abordagem Superficial Apática. No que respeita à consistência interna, os valores obtidos revelaram-se aceitáveis. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015-01-01T00:00:00Z 2020-01-14T14:28:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/5145 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/5145 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
978-989-8384-34-8 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPA (Instituto Superior Psicologia Aplicada) |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPA (Instituto Superior Psicologia Aplicada) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129866935730176 |