Competências de matemática e de literacia emergente: Estudo correlacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872017000100005 |
Resumo: | Tem sido amplamente relatada a importância da implementação de projetos de intervenção que facilitem o desenvolvimento de competências de linguagem oral, consciência fonológica, linguagem escrita, e matemáticas, desde a educação pré-escolar, bem como a necessidade de identificação atempada de crianças em risco educacional. Este estudo apresenta como objetivo analisar em que medida o desempenho das crianças em idade pré-escolar nas competências de linguagem oral, consciência fonológica e linguagem escrita está correlacionado com o desenvolvimento de competências matemáticas. Participaram no estudo 99 crianças que frequentavam a educação pré-escolar. Recorreu-se a análises correlacionais de modo a perceber a relação entre as variáveis em questão. Os resultados permitem constatar que as competências em estudo estão correlacionadas entre si, de modo estatisticamente significativo, não sendo encontradas diferenças estatisticamente significativas entre rapazes e raparigas. Estes resultados sugerem a relevância do contexto de proveniência das crianças, apresentando implicações para a avaliação psicológica e para a prática pedagógica. |
id |
RCAP_ea45280ecc75d0b42f7e4f4b52a68e76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0871-91872017000100005 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Competências de matemática e de literacia emergente: Estudo correlacionalCompetências matemáticasEducação pré-escolarLinguagem oralLiteracia emergenteTem sido amplamente relatada a importância da implementação de projetos de intervenção que facilitem o desenvolvimento de competências de linguagem oral, consciência fonológica, linguagem escrita, e matemáticas, desde a educação pré-escolar, bem como a necessidade de identificação atempada de crianças em risco educacional. Este estudo apresenta como objetivo analisar em que medida o desempenho das crianças em idade pré-escolar nas competências de linguagem oral, consciência fonológica e linguagem escrita está correlacionado com o desenvolvimento de competências matemáticas. Participaram no estudo 99 crianças que frequentavam a educação pré-escolar. Recorreu-se a análises correlacionais de modo a perceber a relação entre as variáveis em questão. Os resultados permitem constatar que as competências em estudo estão correlacionadas entre si, de modo estatisticamente significativo, não sendo encontradas diferenças estatisticamente significativas entre rapazes e raparigas. Estes resultados sugerem a relevância do contexto de proveniência das crianças, apresentando implicações para a avaliação psicológica e para a prática pedagógica.Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho2017-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872017000100005Revista Portuguesa de Educação v.30 n.1 2017reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872017000100005Amaral,JoanaCruz,JoanaConstante,PatríciaPinto,PatríciaAlmeida,MartaLopes,ElisaSilva,CristianaMacedo,AnaMonteiro,LilianaOliveira,TeresaCruz,Filipainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:03:59Zoai:scielo:S0871-91872017000100005Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:18:24.995279Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competências de matemática e de literacia emergente: Estudo correlacional |
title |
Competências de matemática e de literacia emergente: Estudo correlacional |
spellingShingle |
Competências de matemática e de literacia emergente: Estudo correlacional Amaral,Joana Competências matemáticas Educação pré-escolar Linguagem oral Literacia emergente |
title_short |
Competências de matemática e de literacia emergente: Estudo correlacional |
title_full |
Competências de matemática e de literacia emergente: Estudo correlacional |
title_fullStr |
Competências de matemática e de literacia emergente: Estudo correlacional |
title_full_unstemmed |
Competências de matemática e de literacia emergente: Estudo correlacional |
title_sort |
Competências de matemática e de literacia emergente: Estudo correlacional |
author |
Amaral,Joana |
author_facet |
Amaral,Joana Cruz,Joana Constante,Patrícia Pinto,Patrícia Almeida,Marta Lopes,Elisa Silva,Cristiana Macedo,Ana Monteiro,Liliana Oliveira,Teresa Cruz,Filipa |
author_role |
author |
author2 |
Cruz,Joana Constante,Patrícia Pinto,Patrícia Almeida,Marta Lopes,Elisa Silva,Cristiana Macedo,Ana Monteiro,Liliana Oliveira,Teresa Cruz,Filipa |
author2_role |
author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral,Joana Cruz,Joana Constante,Patrícia Pinto,Patrícia Almeida,Marta Lopes,Elisa Silva,Cristiana Macedo,Ana Monteiro,Liliana Oliveira,Teresa Cruz,Filipa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências matemáticas Educação pré-escolar Linguagem oral Literacia emergente |
topic |
Competências matemáticas Educação pré-escolar Linguagem oral Literacia emergente |
description |
Tem sido amplamente relatada a importância da implementação de projetos de intervenção que facilitem o desenvolvimento de competências de linguagem oral, consciência fonológica, linguagem escrita, e matemáticas, desde a educação pré-escolar, bem como a necessidade de identificação atempada de crianças em risco educacional. Este estudo apresenta como objetivo analisar em que medida o desempenho das crianças em idade pré-escolar nas competências de linguagem oral, consciência fonológica e linguagem escrita está correlacionado com o desenvolvimento de competências matemáticas. Participaram no estudo 99 crianças que frequentavam a educação pré-escolar. Recorreu-se a análises correlacionais de modo a perceber a relação entre as variáveis em questão. Os resultados permitem constatar que as competências em estudo estão correlacionadas entre si, de modo estatisticamente significativo, não sendo encontradas diferenças estatisticamente significativas entre rapazes e raparigas. Estes resultados sugerem a relevância do contexto de proveniência das crianças, apresentando implicações para a avaliação psicológica e para a prática pedagógica. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872017000100005 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872017000100005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872017000100005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Portuguesa de Educação v.30 n.1 2017 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137275208007680 |