Competências de matemática e de literacia emergente: Estudo correlacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral,Joana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cruz,Joana, Constante,Patrícia, Pinto,Patrícia, Almeida,Marta, Lopes,Elisa, Silva,Cristiana, Macedo,Ana, Monteiro,Liliana, Oliveira,Teresa, Cruz,Filipa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872017000100005
Resumo: Tem sido amplamente relatada a importância da implementação de projetos de intervenção que facilitem o desenvolvimento de competências de linguagem oral, consciência fonológica, linguagem escrita, e matemáticas, desde a educação pré-escolar, bem como a necessidade de identificação atempada de crianças em risco educacional. Este estudo apresenta como objetivo analisar em que medida o desempenho das crianças em idade pré-escolar nas competências de linguagem oral, consciência fonológica e linguagem escrita está correlacionado com o desenvolvimento de competências matemáticas. Participaram no estudo 99 crianças que frequentavam a educação pré-escolar. Recorreu-se a análises correlacionais de modo a perceber a relação entre as variáveis em questão. Os resultados permitem constatar que as competências em estudo estão correlacionadas entre si, de modo estatisticamente significativo, não sendo encontradas diferenças estatisticamente significativas entre rapazes e raparigas. Estes resultados sugerem a relevância do contexto de proveniência das crianças, apresentando implicações para a avaliação psicológica e para a prática pedagógica.
id RCAP_ea45280ecc75d0b42f7e4f4b52a68e76
oai_identifier_str oai:scielo:S0871-91872017000100005
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Competências de matemática e de literacia emergente: Estudo correlacionalCompetências matemáticasEducação pré-escolarLinguagem oralLiteracia emergenteTem sido amplamente relatada a importância da implementação de projetos de intervenção que facilitem o desenvolvimento de competências de linguagem oral, consciência fonológica, linguagem escrita, e matemáticas, desde a educação pré-escolar, bem como a necessidade de identificação atempada de crianças em risco educacional. Este estudo apresenta como objetivo analisar em que medida o desempenho das crianças em idade pré-escolar nas competências de linguagem oral, consciência fonológica e linguagem escrita está correlacionado com o desenvolvimento de competências matemáticas. Participaram no estudo 99 crianças que frequentavam a educação pré-escolar. Recorreu-se a análises correlacionais de modo a perceber a relação entre as variáveis em questão. Os resultados permitem constatar que as competências em estudo estão correlacionadas entre si, de modo estatisticamente significativo, não sendo encontradas diferenças estatisticamente significativas entre rapazes e raparigas. Estes resultados sugerem a relevância do contexto de proveniência das crianças, apresentando implicações para a avaliação psicológica e para a prática pedagógica.Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho2017-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872017000100005Revista Portuguesa de Educação v.30 n.1 2017reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872017000100005Amaral,JoanaCruz,JoanaConstante,PatríciaPinto,PatríciaAlmeida,MartaLopes,ElisaSilva,CristianaMacedo,AnaMonteiro,LilianaOliveira,TeresaCruz,Filipainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:03:59Zoai:scielo:S0871-91872017000100005Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:18:24.995279Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Competências de matemática e de literacia emergente: Estudo correlacional
title Competências de matemática e de literacia emergente: Estudo correlacional
spellingShingle Competências de matemática e de literacia emergente: Estudo correlacional
Amaral,Joana
Competências matemáticas
Educação pré-escolar
Linguagem oral
Literacia emergente
title_short Competências de matemática e de literacia emergente: Estudo correlacional
title_full Competências de matemática e de literacia emergente: Estudo correlacional
title_fullStr Competências de matemática e de literacia emergente: Estudo correlacional
title_full_unstemmed Competências de matemática e de literacia emergente: Estudo correlacional
title_sort Competências de matemática e de literacia emergente: Estudo correlacional
author Amaral,Joana
author_facet Amaral,Joana
Cruz,Joana
Constante,Patrícia
Pinto,Patrícia
Almeida,Marta
Lopes,Elisa
Silva,Cristiana
Macedo,Ana
Monteiro,Liliana
Oliveira,Teresa
Cruz,Filipa
author_role author
author2 Cruz,Joana
Constante,Patrícia
Pinto,Patrícia
Almeida,Marta
Lopes,Elisa
Silva,Cristiana
Macedo,Ana
Monteiro,Liliana
Oliveira,Teresa
Cruz,Filipa
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral,Joana
Cruz,Joana
Constante,Patrícia
Pinto,Patrícia
Almeida,Marta
Lopes,Elisa
Silva,Cristiana
Macedo,Ana
Monteiro,Liliana
Oliveira,Teresa
Cruz,Filipa
dc.subject.por.fl_str_mv Competências matemáticas
Educação pré-escolar
Linguagem oral
Literacia emergente
topic Competências matemáticas
Educação pré-escolar
Linguagem oral
Literacia emergente
description Tem sido amplamente relatada a importância da implementação de projetos de intervenção que facilitem o desenvolvimento de competências de linguagem oral, consciência fonológica, linguagem escrita, e matemáticas, desde a educação pré-escolar, bem como a necessidade de identificação atempada de crianças em risco educacional. Este estudo apresenta como objetivo analisar em que medida o desempenho das crianças em idade pré-escolar nas competências de linguagem oral, consciência fonológica e linguagem escrita está correlacionado com o desenvolvimento de competências matemáticas. Participaram no estudo 99 crianças que frequentavam a educação pré-escolar. Recorreu-se a análises correlacionais de modo a perceber a relação entre as variáveis em questão. Os resultados permitem constatar que as competências em estudo estão correlacionadas entre si, de modo estatisticamente significativo, não sendo encontradas diferenças estatisticamente significativas entre rapazes e raparigas. Estes resultados sugerem a relevância do contexto de proveniência das crianças, apresentando implicações para a avaliação psicológica e para a prática pedagógica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872017000100005
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872017000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872017000100005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Educação v.30 n.1 2017
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137275208007680