Respirando em conjunto: uma nova estratégia para o ensino da expressividade aplicada a alunos de iniciação de piano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carrolo, Ana José Pinto
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/3794
Resumo: Neste projecto educativo foi desenvolvido um trabalho sistematizado durante a prática pedagógica, no sentido de criar novas estratégias para abordar a expressividade na música. O projecto envolveu oito alunos de piano com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos e teve como objectivo desenvolver capacidades expressivas, a partir da prática de música em conjunto. Assim, durante três meses cada aula destes alunos contemplou dez minutos para o trabalho de execução de música em conjunto, com peças em que é acrescentado um acompanhamento para o professor. Esta actividade considerou como ponto fundamental a aprendizagem da respiração como fonte de interacção e sincronia com o professor e como referência para o sentido de frase.
id RCAP_eb161acd0b76c10e2b200aaa828f6fbc
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/3794
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Respirando em conjunto: uma nova estratégia para o ensino da expressividade aplicada a alunos de iniciação de pianoEducação musicalTécnicas musicaisInterpretação musicalPianoNeste projecto educativo foi desenvolvido um trabalho sistematizado durante a prática pedagógica, no sentido de criar novas estratégias para abordar a expressividade na música. O projecto envolveu oito alunos de piano com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos e teve como objectivo desenvolver capacidades expressivas, a partir da prática de música em conjunto. Assim, durante três meses cada aula destes alunos contemplou dez minutos para o trabalho de execução de música em conjunto, com peças em que é acrescentado um acompanhamento para o professor. Esta actividade considerou como ponto fundamental a aprendizagem da respiração como fonte de interacção e sincronia com o professor e como referência para o sentido de frase.In this Educational Project, a systematic work was developed during the Practice Teaching component in order to create new strategies for teaching/learning music expressivity. Specifically, the project involved eight piano pupils from ages 6 - 9 years and aimed to develop their expressive abilities through ensemble music-making. During three months, ten minutes of each pupil’s lesson were dedicated to ensemble music, in which teacher accompaniments were added to pupil’s pieces. This activity focused on breathing techniques as a source of interaction and synchrony with the teacher and as a reference for the sense of phrasing. Finally, based on these strategies, a correlation was achieved between the corporal behaviour of the blind musicians and their daily movements.Universidade de Aveiro2011-07-19T11:42:06Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/3794porCarrolo, Ana José Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:03:41Zoai:ria.ua.pt:10773/3794Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:54.506Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Respirando em conjunto: uma nova estratégia para o ensino da expressividade aplicada a alunos de iniciação de piano
title Respirando em conjunto: uma nova estratégia para o ensino da expressividade aplicada a alunos de iniciação de piano
spellingShingle Respirando em conjunto: uma nova estratégia para o ensino da expressividade aplicada a alunos de iniciação de piano
Carrolo, Ana José Pinto
Educação musical
Técnicas musicais
Interpretação musical
Piano
title_short Respirando em conjunto: uma nova estratégia para o ensino da expressividade aplicada a alunos de iniciação de piano
title_full Respirando em conjunto: uma nova estratégia para o ensino da expressividade aplicada a alunos de iniciação de piano
title_fullStr Respirando em conjunto: uma nova estratégia para o ensino da expressividade aplicada a alunos de iniciação de piano
title_full_unstemmed Respirando em conjunto: uma nova estratégia para o ensino da expressividade aplicada a alunos de iniciação de piano
title_sort Respirando em conjunto: uma nova estratégia para o ensino da expressividade aplicada a alunos de iniciação de piano
author Carrolo, Ana José Pinto
author_facet Carrolo, Ana José Pinto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carrolo, Ana José Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Técnicas musicais
Interpretação musical
Piano
topic Educação musical
Técnicas musicais
Interpretação musical
Piano
description Neste projecto educativo foi desenvolvido um trabalho sistematizado durante a prática pedagógica, no sentido de criar novas estratégias para abordar a expressividade na música. O projecto envolveu oito alunos de piano com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos e teve como objectivo desenvolver capacidades expressivas, a partir da prática de música em conjunto. Assim, durante três meses cada aula destes alunos contemplou dez minutos para o trabalho de execução de música em conjunto, com peças em que é acrescentado um acompanhamento para o professor. Esta actividade considerou como ponto fundamental a aprendizagem da respiração como fonte de interacção e sincronia com o professor e como referência para o sentido de frase.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2011-07-19T11:42:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/3794
url http://hdl.handle.net/10773/3794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137467504263168