Respirando em conjunto: uma nova estratégia para o ensino da expressividade aplicada a alunos de iniciação de piano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/3794 |
Resumo: | Neste projecto educativo foi desenvolvido um trabalho sistematizado durante a prática pedagógica, no sentido de criar novas estratégias para abordar a expressividade na música. O projecto envolveu oito alunos de piano com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos e teve como objectivo desenvolver capacidades expressivas, a partir da prática de música em conjunto. Assim, durante três meses cada aula destes alunos contemplou dez minutos para o trabalho de execução de música em conjunto, com peças em que é acrescentado um acompanhamento para o professor. Esta actividade considerou como ponto fundamental a aprendizagem da respiração como fonte de interacção e sincronia com o professor e como referência para o sentido de frase. |
id |
RCAP_eb161acd0b76c10e2b200aaa828f6fbc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/3794 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Respirando em conjunto: uma nova estratégia para o ensino da expressividade aplicada a alunos de iniciação de pianoEducação musicalTécnicas musicaisInterpretação musicalPianoNeste projecto educativo foi desenvolvido um trabalho sistematizado durante a prática pedagógica, no sentido de criar novas estratégias para abordar a expressividade na música. O projecto envolveu oito alunos de piano com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos e teve como objectivo desenvolver capacidades expressivas, a partir da prática de música em conjunto. Assim, durante três meses cada aula destes alunos contemplou dez minutos para o trabalho de execução de música em conjunto, com peças em que é acrescentado um acompanhamento para o professor. Esta actividade considerou como ponto fundamental a aprendizagem da respiração como fonte de interacção e sincronia com o professor e como referência para o sentido de frase.In this Educational Project, a systematic work was developed during the Practice Teaching component in order to create new strategies for teaching/learning music expressivity. Specifically, the project involved eight piano pupils from ages 6 - 9 years and aimed to develop their expressive abilities through ensemble music-making. During three months, ten minutes of each pupil’s lesson were dedicated to ensemble music, in which teacher accompaniments were added to pupil’s pieces. This activity focused on breathing techniques as a source of interaction and synchrony with the teacher and as a reference for the sense of phrasing. Finally, based on these strategies, a correlation was achieved between the corporal behaviour of the blind musicians and their daily movements.Universidade de Aveiro2011-07-19T11:42:06Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/3794porCarrolo, Ana José Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:03:41Zoai:ria.ua.pt:10773/3794Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:54.506Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Respirando em conjunto: uma nova estratégia para o ensino da expressividade aplicada a alunos de iniciação de piano |
title |
Respirando em conjunto: uma nova estratégia para o ensino da expressividade aplicada a alunos de iniciação de piano |
spellingShingle |
Respirando em conjunto: uma nova estratégia para o ensino da expressividade aplicada a alunos de iniciação de piano Carrolo, Ana José Pinto Educação musical Técnicas musicais Interpretação musical Piano |
title_short |
Respirando em conjunto: uma nova estratégia para o ensino da expressividade aplicada a alunos de iniciação de piano |
title_full |
Respirando em conjunto: uma nova estratégia para o ensino da expressividade aplicada a alunos de iniciação de piano |
title_fullStr |
Respirando em conjunto: uma nova estratégia para o ensino da expressividade aplicada a alunos de iniciação de piano |
title_full_unstemmed |
Respirando em conjunto: uma nova estratégia para o ensino da expressividade aplicada a alunos de iniciação de piano |
title_sort |
Respirando em conjunto: uma nova estratégia para o ensino da expressividade aplicada a alunos de iniciação de piano |
author |
Carrolo, Ana José Pinto |
author_facet |
Carrolo, Ana José Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carrolo, Ana José Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação musical Técnicas musicais Interpretação musical Piano |
topic |
Educação musical Técnicas musicais Interpretação musical Piano |
description |
Neste projecto educativo foi desenvolvido um trabalho sistematizado durante a prática pedagógica, no sentido de criar novas estratégias para abordar a expressividade na música. O projecto envolveu oito alunos de piano com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos e teve como objectivo desenvolver capacidades expressivas, a partir da prática de música em conjunto. Assim, durante três meses cada aula destes alunos contemplou dez minutos para o trabalho de execução de música em conjunto, com peças em que é acrescentado um acompanhamento para o professor. Esta actividade considerou como ponto fundamental a aprendizagem da respiração como fonte de interacção e sincronia com o professor e como referência para o sentido de frase. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2010 2011-07-19T11:42:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/3794 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/3794 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137467504263168 |